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Caminhões Axor da Mercedes-Benz ganham mais torque

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A Mercedes-Benz renovou a linha de caminhões extrapesados Axor, equipando-os novos aprimoramentos e novidades. A linha é composta por cavalos mecânicos indicados para tracionar semirreboques até 3 eixos convencionais ou distanciados com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas. Estão preparados para operar com os mais variados tipos de implementos, entre eles: baú de alumínio, isotérmico e frigorífico, graneleiro, sider, cegonheiro, tanques para líquidos e gases, porta contêiner, entre outros. Para as aplicações fora de estrada, a linha Axor oferece CMT (capacidade máxima de tração) de até 123 toneladas, nas versões cavalo mecânico, plataforma, basculante e betoneira.

Entre os aprimoramentos da linha Axor estão o aumento de torque do motor OM 457 LA de 440 cv de potência, disponível para modelos on-road e off-road. Agora, o torque chega a 2.200 Nm a 1.100 rpm, o que significa 50 Nm a mais em relação à versão anterior.

O motor OM 457 LA conta com nova turbina, compressor de ar Voith com Power Reduction e sistema de arrefecimento com embreagem viscosa com comando eletrônico para ventilador. Essas novidades ampliam sua robustez e resistência, preservando a reconhecida longa durabilidade do motor.

Os caminhões Axor off-road com motor OM 457 passam a ser equipados excepcionalmente com o câmbio totalmente automatizado PowerShift. O Mercedes PowerShift é um câmbio mecânico com acionamento automatizado, sem pedal de embreagem. Pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor do caminhão. A manopla do PowerShift está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista.

Entre as novidades do Axor off-road, incluem-se também protetor do cárter, o que protege o motor em solos especialmente irregulares e instáveis, bem como, a instalação de espelhos frontais.

Os caminhões rodoviários da família Axor passam a receber, a partir do primeiro trimestre de 2016, uma nova geração de tanques de combustível. Produzidos em alumínio, segundo a Mercedes, são mais leves e oferecem maiores capacidades, aumentando a carga útil e propiciando uma maior autonomia ao veículo, vantagem essencial para as viagens de longo percurso.

Nos modelos Axor com suspensão metálica ou pneumática e entre-eixos de 3.600 mm, a configuração do veículo permite uma capacidade total de até 1.080 litros (um tanque de 780 litros + um tanque adicional opcional de 300 litros). Na versão 6×2 com entre-eixos de 3.100 mm a capacidade chega a 650 litros. Essa geração de tanques de combustível de alumínio é a mesma que está disponível para o novo extrapesado Actros.

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