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Caixa não-sincronizada do Ford Cargo

Confira a desmontagem e as dicas de manutenção da caixa de câmbio que equipa os caminhões da linha Cargo da Ford, cuja principal característica é a ausência de anéis sincronizadores.

Carolina Vilanova

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Os principais atributos que garantem a eficiência de uma caixa de câmbio são a sua facilidade de operação, de manutenção e sua resistência. Os caminhões da linha Cargo da Ford utilizam um tipo de caixa capaz de proporcionar esses benefícios para o motorista, fornecidas pela Eaton, as transmissões RT têm como característica a ausência de anéis sincronizadores e são conhecidas no mercado como caixas não-sincronizadas.

A caixa em detalhe nessa reportagem é a Eaton RTLO-14918B, de dezoito marchas a frente e quatro a ré, equipamento original dos caminhões Cargo 4331s e 4432e. Sem os anéis sincronizadores, que fazem o trabalho de frenagem das engrenagens na hora de mudar de marcha, a caixa RT trabalha com dois contra-eixos e uma caixa auxiliar, que faz a multiplicação das marchas (“split”) por meio de um botão na parte da lateral esquerda da alavanca, e a seleção de caixa alta/baixa, através do botão situado na parte frontal da alavanca. O seletor de engate tem comando pneumático e a alavanca de mudanças permite nove movimentações que efetuam todo o ciclo de engates.

Instrutor de Treinamento de Serviço da Ford, Eder Ricardo Joergensen, explica que, por não ter anel sincronizador, o motorista deve trocar de marcha no tempo certo da rotação do motor. “A vantagem é que a falta de anéis permite que haja espaço entre as engrenagens, que têm estruturas mais largas, logo, mais resistentes e mais duráveis”, complementa.

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O conjunto da caixa RTLO-14918B é composto por duas partes, ou seja, duas caixas de transmissão no mesmo equipamento, através do qual as marchas se sobrepõem, ou seja, a 5ª e a 1ª funcionam a partir da mesma engrenagem, bastando acionar o seletor de caixa alta/baixa. A primeira sessão tem seis engrenagens acionadas através da alavanca de mudanças, enquanto a segunda caixa possui três conjuntos de engrenagens acionadas por pressão de ar.

Funcionamento da caixa

A caixa de mudanças RTLO-14918B tem 18 marchas a frente e 4 marchas a ré, sendo formada pelas caixas principal e auxiliar, que contém as engrenagens HI (alta) e LO (baixa) e as engrenagens de sobre-marcha “split” alta e baixa.

O dispositivo seletor de sobre-marcha – tecla “split” – permite dividir em duas faixas de torque – L ou H – cada uma das marchas, seja no regime de caixa baixa (LO, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª), ou no de caixa alta (5ª, 6ª, 7ª e 8ª).

Assim, cada uma das marchas no regime de caixa baixa (LO) pode ser dividida em duas, alternando a posição da tecla “split”, proporcionando 10 relações de marchas progressivas para o regime de caixa baixa. Assim, como as quatro marchas do regime de caixa alta (HI) também são divididas, somam mais 8 marchas, totalizando 18 marchas a frente.

Manutenção

O técnico da Ford afirma que a manutenção e a durabilidade dependem da operação na qual o caminhão trabalha. “As trocas de óleo e filtros devem ser realizadas dentro dos prazos determinados pelo manual do proprietário, lembrando que cada aplicação tem seu plano de manutenção específico”.

A durabilidade da caixa depende muito de como o motorista opera o caminhão e a revisão do conjunto é necessária quando existir dificuldades de engatar uma marcha.

Se o problema estiver no engate da caixa alta para caixa baixa, o defeito pode estar no filtro secador e regulador do sistema pneumático, lembrando que umidade no circuito pode causar contaminação. A limpeza da peça – se estiver entupida – deve ser feita com querosene e ar comprimido para secar.

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Sempre que o caminhão chega numa oficina com sintomas de avarias no câmbio, o primeiro procedimento é checar a pressão do sistema pneumático e das válvulas.

Se for constatado vazamento de óleo, antes de desmontar o conjunto, verifique o respiro está em ordem. Para isso, selecione a caixa alta e observe se não há vazamento de ar pelo respiro.

A recomendação da montadora é drenar todo o ar e fluído do sistema antes de trabalhar nessa transmissão. Também é extremamente importante observar a plaqueta de identificação, localizada na parte lateral inferior da caixa, que traz todas as informações sobre o modelo, tipo e identificação para peças de reposição. Além disso, é imprescindível o uso de componentes originais, ferramentas especiais e equipamentos apropriados. Todas as juntas devem ser substituídas por novas.

“Outra característica importante é a facilidade de trocar as engrenagens, pois não tem como montar errado, é fácil de retirar e de recolocar”, afirma o instrutor.

Mãos na caixa

Case seja necessária a desmontagem do conjunto, o primeiro passo é preparar o caminhão para que o técnico possa trabalhar com segurança, além de ter em mãos as ferramentas adequadas. Siga essas instruções:

• Calce as rodas e aplique o freio de estacionamento.

• Certifique-se de que a alavanca está em Neutro.

• Desconecte o cabo negativo da bateria.

• Libere o ar comprimido do reservatório de freio.

• Remova o escapamento.

• Retire os parafusos de fixação da árvore longitudinal à árvore secundária da caixa de mudanças – não esqueça de marcar com tinta sua posição, com uma linha coincidente entre a luva deslizante e o corpo da árvore.

1) Com a caixa apoiada adequadamente num cavalete, comece a desmontagem dos componentes, com a retirada do filtro e da válvula auxiliar da carcaça. Em seguida, retire as molas do seletor.

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Obs.: cuidado para não deixar cair as esferas alojadas nos compartimento das molas.

2) Solte os parafusos e remova o seletor pneumático da caixa e as mangueiras de ar. O torque para montagem é de 11 a 16 Nm.

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3) Agora, desencaixe o pino do seletor, que impede que marchas erradas sejam selecionadas com o carro fora do ponto morto. É necessário remover esse pino antes de abrir a tampa e, na hora da instalação, ele deve ser encaixado antes de montar o conjunto.

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4) Desaperte os parafusos da tampa. Observe que na montagem a seqüência de aperto é de fora para dentro e de maneira cruzada. O torque é de 47 a 61 Nm.

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Obs.: na hora de desmontar, retire os parafusos e mantenha essa ordem na instalação, pois eles têm tamanhos diferentes, alguns são mais longos para suportar os ganchos de apoio.

 

5) Ao remover a tampa da caixa, cuidado para não derrubar as esferas que estão alojadas no compartimento das molas que já foram retiradas. Remova as esferas e guarde-as num lugar seguro.

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6) Utilize a “guitarra” para auxiliar o desaperto do flange da caixa auxiliar antes de remover (a guitarra fica calçada no chão). Para retirar, recoloque a abraçadeira da cruzeta e solte os parafusos. Desloque a peça com o guincho e apóie-a no gabarito (ferramenta 205-668), ou numa base apropriada. Não esqueça que, antes de apoiá-la, o conjunto do “split” deve ser retirado. Para isso, vire o garfo para o lado e remova sua luva de engate.

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7) Em seguida, desencaixe a engrenagem que faz o acoplamento do “split” na caixa com a ajuda do alicate, para tirar o anel antes de afrouxar os parafusos.

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8) Retire a engrenagem da luva de engate do “split” e sua arruela. Na montagem, por ter duplo contra-eixo, todas as engrenagens são folgadas no eixo, é uma característica desse tipo de caixa.

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9) Agora, o técnico deve remover o eixo da ré, a começar pela trava e depois, com a ajuda do extrator 205-672, retire o eixo do alojamento.

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Obs.: Não bata na peça com martelo.

 

10) Tire o anel que segura o rolamento traseiro antes de tirar o eixo de ré e o rolamento. Remova o anel da trava do eixo de saída. Esse anel é chanfrado e deve ser instalado com o lado cônico voltado para a parte traseira da caixa.

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11) Agora, empurre a engrenagem para frente da caixa e retire a engrenagem intermediária da marcha ré por cima. Cuidado para não deixar as arruelas caírem dentro da caixa.

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Obs.: Na hora de montar a peça, preste atenção na marca “FRONT” estampada na engrenagem, que deve ficar voltada para o eixo principal (parte frontal da caixa).

12) Retire o rolamento do eixo intermediário. Depois, remova o anel do rolamento para ter acesso ao contra-eixo. Solte o parafuso que serve de trava do lado interno do mesmo eixo.

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13) Remova o rolamento traseiro da árvore secundária e, em seguida, posicione o extrator 308-475 para retirar o contra-eixo. Com muito cuidado bata com um martelo de bronze ou de plástico para empurrar o rolamento. Remova agora o rolamento traseiro.

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14) Ainda no contra-eixo, coloque a ferramenta 308-649 para segurar o contra-eixo contra a parede lateral da parte dianteira da caixa e, assim, deslocar a árvore secundária.

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15) Depois disso, vire a caixa na posição vertical e remova o eixo secundário.

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16) Para retirar o eixo piloto ou a árvore primária, remova o flange e a capa. Em seguida, bata com cuidado com o martelo na ponta do eixo, retire a trava, o rolamento e a arruela interna, que está dentro da engrenagem. Tire o eixo piloto por fora, bem como a engrenagem e apóie a peça na morsa.

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17) O pino trava da chaveta, alojado na parte da frente da árvore secundária, deve ser verificado se não está quebrado ou muito baixo.

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Obs.: Desmonte as engrenagens do eixo removendo-as uma por uma e colocando-as em ordem numa bancada apropriada. Na hora de montar, coloque a arruela com a parte cônica voltada para o lado das luvas de engate. Então, recoloque a engrenagem, a arruela intermediária e assim por diante, na ordem inversa da desmontagem. Utilize um guia no lugar da vareta e, depois que colocar a arruela da ré, introduza a vareta enquanto remove o guia. Por último, encaixe a luva de ré.

 

 

Ponto de sincronismo

18) Para garantir o perfeito funcionamento da caixa é necessário encontrar o ponto de sincronismo antes de terminar o serviço e fechar a caixa. O procedimento é o seguinte: determine o ponto morto do contra-eixo, onde todas as engrenagens estão alinhadas. Essa posição deve coincidir com a marcação da engrenagem do eixo primário, que é dividida ao meio. Encaixe o eixo piloto com o anel e acerte a marca determinada.

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19) Monte o eixo piloto e recoloque a árvore secundária e a árvore de saída. Em seguida, encaixe o rolamento da parte traseira e encontre o ponto de sincronismo com o contra-eixo.

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Desmontagem da caixa auxiliar

Afrouxe os garfos da sessão auxiliar para poder encaixar a ferramenta no eixo de saída da caixa auxiliar e remover o rolamento de saída. Remova a carcaça, os garfos e separe os eixos.

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Essa peça não tem como montar errado, o segredo da montagem dessa caixa é acertar o ponto de sincronismo. Na caixa auxiliar, encontre as marcações “0” nos contra-eixos e divida a engrenagem no meio com uma marcação. Depois, encaixe nos pontos laterais.

 

33 comentários em “Caixa não-sincronizada do Ford Cargo

  1. Tenho 1932 ano 2011.! Quando eu engato a primeira marcha e arranco nele logo em seguida quando puxo a segunda ele caixa na caixa alta e aparece um simbolo de engrenagem no painel.! Ja foi trocado a válvula selenoide e nao resolveu o problema.! Alguém pode me ajudar por favor ? Obrigado

  2. Bom dia tenho um cargo 4532 e ta com problemas de trocar das reduzida para marcha simples demora e as vezes nem troca poderia me dizer como solucionar

  3. Boa noite.tenho gargo 2628 caixa seca não quer engatar parado e não e a embreagem.tem algum sistema que freia a caixa???

  4. Tenho um vw26220 e está ruim de engatar a caixa alta…. mesmo parado pra teste não se houve o barulho da troca de caixa…..

  5. Tenho um Ford cargo 4532e e no primeiro uso do dia não consigo trocar de baixa para alta mesmo acionando a tecla e depois que aquece um pouco ela troca normal

  6. A eaton fuller do cargo tracado essa sem sincronizado tem alguma diferença entre as outras na questão de lubrificacao pq ouco muito falar que não pode soltar na banguela pq azula a caixa isso e verdade?

  7. Tenho um Ford 2628e e tenho dificuldade na hora de voltar as machas alguem ai pra dar umas dicas

  8. Tenho um 4331 ele está ruim pra engatar parado parece q o botão não funciona oq pode ser e tbm a 4 e 8 está ruim pra engatar oq achao q devo fazer

  9. Minha caixa do 4331 deu pau, queria colocar do 4331s ou do 4532, alguem sabe se essas caixas são mais longa que do 4331? Minha caixa e aquela que só reduz as marchas da caixa alta, me falaram que os caminhões 4532 são mais longos não pelo diferençial e sim pela caixa

  10. Amigo, se o botão azul da reduzida tiver pra frente ele não entra a. 5 uma vez que esse cambio so reduz de 1 a 4.

  11. Meu Ford e um 43×31 Caixa de câmbio Fuller perdeu a oitava se tira da sétima pra oitava não acha ela mais só se fica posicionado na oitava q com baixo giro ela engata mais não frequentemente só as vezes uq pode ser

  12. Temos um Ford cargo 1932 e não está engatando as marchas pares , somente as demais , queria saber se alguém teve esse problema ou dica como proceder para arrumar ! Obrigado

  13. Tenho VW 13170 o botao da reduzida parou de funcionar .ele só esta ficando nas marchas reduzidas oque pode ser?

  14. boa tarde…tenho um ford cargo 2428…cambio eaton 6 marchas..gostaria de saber se da para adaptar um cambio caixa seca fuller duas caixas que sai nos traçados…sem ter que mexer no diferencial original…que sai 10×41(reduzido)..caminhao e basculante…queria saber se ficaria boa essa adptaçao ou teria tbm que trocar o diferencial…obrigado

  15. se vc tiver como enche o balao de ar vc enche e usa a embreagem se nao coloca um macaco em uma das rodas da traçao desregula o freio e assim vc consegui desengrenar.

  16. gostaria de uma ajuda, estou com um cargo 4432 quebrou os dentes dos dois contra eixo que faz a splint, foi substituida toda as peças danificada e quebrou em seguida, estava no ponto certo, alguem ja teve este problema e pode me ajudar.

  17. Boa tarde
    Tem alguma matéria parecida sobre o cambio ZF 16s-130 ou o ZF 16s-1650 (cambio de caminhões pesados mb e vw)?

    Qual o melhor cambio o sincronizado ou o não-sincronizado (modelos com aplicação equivalente)?

    Em termos de eficiência qual cambio aproveita mais a potencia do motor o sincronizado ou o seco? existe essa preocupação das montadoras quando escolhem o cambio sincronizado ou seco quanto ao aproveitamento da força do motor?

    grato

  18. ola amigo meu caminhao quandopassa de 90 km por hora começa a fazer um barulho mito forte sera que possa ser o rolamento da caqixa de cambio grato Eduardo

  19. gostaria muito de receber dicas para montar a caixa de cambio RTLOB
    do ford carg4432e

  20. Tenho um Ford cargo 2428e ano 2010,cambio 6 marchas sincronizado.
    Gostaria de saber se dá adaptação botar o câmbio Fuller caixa seca com o mesmo diferencial original que sai nele…10×41…. queria saber se melhoraria em questão de força…ou teria q trocar câmbio,e o porquinho do diferencial tbm para dar uma boa adaptação

    . obrigado

  21. Boa tarde,temos aqui na Defesa Civil de Porto Alegre um cargo 5032 com essa caixa,chegou a pouco e estava parado a +ou- 2 anos,dirigi ele e tive um pouco de dificuldade,pode ser imperícia minha com o equipamento mas achei que está dificel alem do normal para engatar,principalmente para reduzir e para trocar de quarta pra quinta,na caixa alta tranquilo mas na caixa baixa teve horas que nenhuma entrava,pode me dar alguma dica de operação ou se for o caso de alguma manutenção que possamos vir a efetuar?obrigado.

  22. Olá ,temos um titan3131o e ele apagou engrenado de marcha ré, e não desendata nem liga ,como faço pra resolver isso?

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