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Caixa automática da Peugeot

Veja como é o funcionamento e como executar a manutenção da transmissão automática AL4, responsável por equipar os modelos 206, 307 e 407 da marca francesa.

Carolina Vilanova

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Carros automáticos estão se tornando cada vez mais comuns entre os motoristas brasileiros, prova disso é a quantidade de veículos, inclusive compactos, que oferecem esse opcional por um preço nem tão distante do modelo manual. E se esses veículos já estão rodando por aí, logo vão encostar na sua oficina para realizar manutenções e eventuais reparos, então, é preciso estar atualizado.

Para ajudá-lo nessa tarefa preparamos uma matéria com dicas e detalhes de manutenção da caixa de transmissão automática utilizada pela Peugeot nos modelos 206, 307 e 407 com motorização 1.6 16V e 2.0 16V.

Denominada AL4 e fabricada pela Peugeot, a caixa possui um sistema seqüencial com quatro marchas à frente e uma à ré e suporta o torque de 210 Nm. Conta ainda com gerenciamento eletrônico que trabalha por meio de um módulo exclusivo para efetuar o controle de seleção de marchas. “Essa é uma transmissão ativa e auto-adaptativa, ou seja, se ajusta à maneira de conduzir do motorista, privilegiando o desempenho no modo esportivo ou o consumo no modo normal, possui ainda uma estratégia específica para uso em piso escorregadio ou arenoso (lei neve)”, explica o instrutor técnico do módulo Peugeot do SENAI-Ipiranga, Renato Borbon.

O sistema é um câmbio automático seqüencial (tiptronic) que se adapta ao estilo de direção do motorista. Na grelha da alavanca de mudanças, o condutor escolhe as opções P (Parking), N (Neutro), R (Reverse) e D (Drive). Ao empurrar a alavanca da posição D para a esquerda, passa a funcionar o tiptronic, com as quatro marchas seqüenciais, podendo ser movimentadas para cima e para baixo por quem prefere trocar a marcha manualmente. O motorista acompanha as trocas pelo display no painel de instrumentos.

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1) Conversor de torque pilotado
2) Alavanca seletora de marchas
3) Módulo de caixa
4) Módulo de injeção

A caixa oferece três opções de programas: modo D (Drive), na qual as marchas são mudadas automaticamente; com a tecla S (Sport) pressionada, que permite a mudança de marchas de uma maneira mais esportiva, com regime de rotação mais alto; e o programa antipatinação (simbolizado por um floco de neve no botão ao lado da marcha), ideal para garantir segurança e estabilidade em pisos de pouca aderência.

Um solenóide instalado no compartimento da alavanca de mudanças é responsável pelo seu travamento na posição P quando o carro está desligado. Só é permitido funcionar o motor quando a alavanca está nas posições P e N, sempre com o pedal do freio acionado. Se a alavanca está em D ou R o motor não liga.

Os componentes principais para o funcionamento do sistema automático de transmissão são a caixa de marchas (conjunto trem epicicloidal), o conversor de torque pilotado, a alavanca seletiva, o bloco hidráulico, o módulo eletrônico da caixa e o módulo eletrônico da injeção (Unidade Eletrônica de Comando).

O calculador eletrônico da caixa é essencial para os comandos do sistema e permite as seguintes funções: programas de marchas desejado pelo condutor, determinação do momento de troca de marchas, ligação com a unidade de comando eletrônica do motor, estratégias de funcionamento e auto-diagnóstico. A unidade de comando eletrônica do motor fornece informações como carga do motor, posição do pedal do acelerador para o módulo eletrônico da caixa.

Manutenção

O técnico do SENAI afirma que o sistema, em geral, tem manutenção simples e longa vida útil. O óleo lubrificante é vitalício, diferente das outras montadoras, e não precisa ser trocado, apenas inspecionado a cada 60 mil km ou em caso de reparação do bloco hidráulico ou da própria caixa. “Para uma boa performance e durabilidade da caixa é imprescindível a utilização do óleo especificado pela montadora no manual do proprietário, que evita a formação da espuma prejudicial ao sistema hidráulico. A especificação é a seguinte: Esso LT71141 ATF 4HP20/AL4”, completa.

O nível do óleo é verificado pelo bujão da parte inferior da caixa de transmissão, que tem duas montagens: na caixa antiga, adotada no modelo 406, para verificar o nível do óleo era necessário remover o bujão central e a para escoar totalmente o óleo retirava-se o bujão maior na parte lateral.

Nos veículos atuais, o sistema de verificação conta com um tubo de plástico rosqueado na carcaça, para removê-lo utilize uma chave allen de 7 mm. Nesse novo sistema basta remover o bujão na parte inferior da caixa e para retirada do óleo retire também o tubo plástico com a chave allen.

Vale lembrar que nem todo o óleo consegue ser esgotado da caixa AL4, pois parte dele fica no conversor de torque. “Por isso, cuidado no momento de adicionar o óleo novo, colocando apenas 4,5 litros. No caso de desmontagem completa da caixa com troca do conversor de torque, coloque em torno de 6 litros.

1) Na hora da aferição, o primeiro procedimento é adicionar 0,5 litros do óleo especificado pelo bujão superior. Para ter acesso é preciso remover o cabo da alavanca de mudança de marchas. Não se esqueça de limpar bem a carcaça antes de colocar o lubrificante, para não entrar sujeira e prejudicar o sistema hidráulico da caixa.

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2) Retire o bujão com a ferramenta indicada e coloque o lubrificante com a ajuda de um funil ou uma mangueira. Coloque o bujão de volta no lugar. De acordo com a recomendação da marca, é necessário realizar essa medição com a caixa em temperatura entre 58º e 68º C e com o motor funcionando e alavanca de marchas de P.

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3) Após a adição do óleo verifique se não existem defeitos na memória do módulo eletrônico da caixa, se existir falha, faça o reparo antes da aferição.

4) Com o motor funcionando passe todas as marchas para que, em caso de nível baixo, o novo óleo percorra todas as galerias de passagem de óleo da caixa. Em seguida, coloque o carro no elevador e certifique-se de que está nivelado. Ainda com o motor ligado, coloque a alavanca na posição P.

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5) Com a temperatura da caixa entre 58º a 68º C, abra o bujão de nível da parte inferior da caixa e deixe o óleo escorrer até gotejar. Se sair meio litro de óleo, significa que a caixa estava no nível certo. Se sair menos, indica falta de óleo e se sair muito óleo significa que a caixa está trabalhando em excesso. Se ao abrir o bujão começar a gotejar diretamente, pare o procedimento e adicione mais 0,5 litro de óleo no bujão superior e recomece o processo.

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6) Coloque o bujão de volta no local, sem esquecer de trocar o anel vedador, que deve ser substituído sempre que realizar o processo.

Obs.:

– O óleo retirado da caixa não pode de nenhuma maneira ser reutilizado, o melhor a fazer é descartá-lo corretamente para não agredir o meio ambiente.

– No módulo eletrônico da caixa tem o programa Contador de Desgaste de Óleo, que faz ajustes em função das horas de trabalho e o tipo de utilização da caixa. Esse componente informa o desgaste do óleo para o calculador usar essa informação e efetuar os ajustes e correções no sistema. Então, em toda adição de novo óleo o contador deve ser atualizado.

– Esse procedimento, porém, só pode ser realizado com o equipamento de diagnóstico da Peugeot, então leve o carro numa concessionária autorizada e solicite a atualização do contador de desgaste do óleo da caixa automática.

Regulagem da alavanca

O procedimento de regulagem do cabo da alavanca seletora de marchas deve ser efetuado toda vez que a caixa for removida. Para ter acesso ao sensor CMF (Contator Multifunções), que tem a responsabilidade de informar ao módulo as posições de marchas engatadas, retire o filtro de ar e, em seguida, localize na parte superior da caixa o cabo da alavanca seletora de marchas conectado.

1) Para removê-lo, utilize uma ferramenta do tipo garfo para empurrar o conector do cabo de seleção para cima.

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2) Na ponteira do cabo desconectado, onde tem uma esfera e a bucha na parte da alavanca, é feita a regulagem do cabo, para isso basta puxar a parte branca para frente e a laranja para cima para fazer o deslocamento e a regulagem.

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3) Coloque a alavanca na posição P e confira se a caixa, através da alavanca seletora, também está nessa posição. Lembre-se de que o deslocamento é mais longo na marcha P, então, desloque com a mão o sensor até encontrar a marcha P. Encaixe a ponta do cabo no local de origem, empurre o pino laranja e a alavanca está regulada. Para testar verifique no display do painel de instrumentos se a marcha engatada na alavanca é a mesma indicada no painel.

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Colaboração técnica: SENAI / Ipiranga

137 comentários em “Caixa automática da Peugeot

  1. Bom dia tenho um peugeot 407 automático
    Estava andando normal coloquei ele na garagem e como comprei ele a pouco fui colocar no manual pra ver e travou como faço?

  2. Olá!
    Gostaria de saber se o câmbio automático do Peugeot 408 serve para o 407, li que é o mesmo motor, porém o 408 é aisin de 6 velocidades e o do 407 é o al4 .
    Tenho um 407 é acho muuuito mais bonito que o 408.
    Desde já agradeço.

  3. Boa tarde, meu 208 2016/17 está com 72mil km, levei ele hoje pra realizar a troca do fluido do cambio automático e o trocador, disse que seria da minha responsabilidade querer trocar, ele está escuro o fluido, porém sem vestígios de malhas, scanner que ele passou no carro estava ok tb, enfim tudo correto, somente o fluido muito escuro, ai perguntei se poderia trocar e ele disse que era de minha responsabilidade, que pode trocar e travar tudo, como não pode acontecer nada e seguir tudo certo, o que devo fazer? Meu medo é autorizar a troca e travar tudo

  4. Boa tarde sou de angra dos Reis tenho um Peugeot 206 sw ano 2007mod 2008 16v 1.6 automática eu tenho que fazer trocar da cx a do 207 Server vcs podem me informar obrigado Boa tarde.

  5. tenho uma megane gran tur 2.0 16v automatica 2007 nao liga na lavanca fica em d e no painel em d como consigo acertar pois nao liga antes ligava em p arrancava em d logo fazia as troca pra segunda e terceira depois demora fazer a troca

  6. Bom dia! Tenho um peugeot 207 passion cambio automático. Em ladeira ele não te força pra subir quando parado. Andando baixa velocidade para na metade da ladeira. O óleo do Câmbio foi trocado. Foi trocado bobina e velas. O que pode ser o problema?
    Obrigado!

  7. tenho um Peugeot 307 2.0 2004 e ele ta entrando neutro da troca da primeira para . Troquei o óleo melhorou mas quando esquenta um pouco começa o defeito.

  8. Gostaria de saber a interpretação correta do display do computador de bordo, pois a marcação é em litros e não em quilômetros do peugeot 406 sedan 2001.

  9. Ola boa noite , gostaria de saber se poderia subistituir um conversor de torque que é 1.6 16v por um 2.0 utilizando uma caixa AL4 E UM PEUGEOT 2.0 16V.

  10. Olá boa tarde eu tenho um Peugeot 407ano2006/2007 gostaria de saber qual eo melhor óleo pra na hora da troca e porque acende a luz do painel acusando defeitos no farol traseiro farol de neblina e sinto e iceberg obrigado.

  11. tenho tambem um 607 e o carro tinha entrado em emergencia na terceira marcha abrimos o cambio e nao encontramos nada estragado ou quebrado resolvemos trocar todos os discos de coposite que tambem nao tinham quose desgastes trocamos o conversor pois abrimos e este sim tinha um desgaste grande nos discos nao tocamos no corpo de valvulas montamos e o carro engata as marchas em frio ainda anda um pouco mas cinco minutos e nao tem forca amag mover mas nao anda em reverse ainda anda mas acelerando acima do normal preciso uma dica de vcs. podria ser as selenoides de pressao?

  12. Tenho um Peugeot 207 altomatic estou com problema na hora de arrancar em subida forte ele n arranca tenho que embalar.andei perguntando para pessoas que trabalham com caixas altomaticas me disseram que era o conversor de torque ,um rapaz pediu para eu fazer um teste engatar d pisar no freio e olhar o contagiro se atingir 1500 a 2500 estaria bom fiz o teste o meu chegou a 1200 e n passou a dúvida é esse teste e confiável alguém pode me informar obrigado

  13. Tenho um 308 Feline 2.0 que demora muito a fazer a troca da 1ª para 2ª, essa troca só ocorre perto dos 3.000 rpm, alguém já passou por isso? Pode ser nível de óleo baixo?

  14. minha esposa tem um peugeot feline sw 206 1.6 16v 2008 menos de 100 mil kms rodados sempre trava na terceira marcha e aparece no display a msm anomalia na caixa de transmiçao e so desligar ligar novamente dificilmente vai repetir no mesmo dia pode andar por quilometros so no outro dia vai acontecer novamente ja fiz troca de oleo e algumas revisoes nao resolveu nada o que devo fazer?

  15. O óleo só suja se tiver vazamentos, caso esteja tudo certo o correto e verificar o nível, só troca quando a necessidade de abrir o câmbio, que muita das vezes e aberto desnecessário por falhas em outros componentes, o câmbio t de ser aberto. Último caso e após uma varredura no sistema elétrico.
    Virou modinha todo reparador dar o diagnóstico de trocar óleo e eletrovalvula.

  16. Aconselho não trocar, pois a montadora diz ser vitalício e tem de dar garantia, só leve para verificar o nível 50.000km, caso tenha defeito leve na autorizada.

  17. Várias montadoras usam câmbio automático s necessidades de troca de óleo, o correto e a cada 50.000 km verificar e completar se for o caso, só troca o óleo se desmontar o câmbio. A maioria dos mecânicos orienta trocar óleo e eletrovalvula mas na maioria das vezes o problema está em outros componentes eletrônicos do veículo, o correto e inspeção de toda elétrica antes de abrir o câmbio automático, ex. Tive vários Peugeots e nos dois últimos tive anomalias, em um 307 foi zerar o controlador de manutenção, no 207 foi o alternador que estava gerando abaixo do normal e estava conflitando com outros componentes elétricos, fiz o reparo no alternador e zerei os códigos de erros e tudo novo novamente, se eu seguisse o outro profissional que levei o carro tinha Everton o câmbio todo e gastado uma fortuna e depois sair dizendo que o francês não vale nada.kkk

  18. Tem de levar em oficina qualificada com aparenho para zerar o controlador de desgaste para controlar a pressão do óleo e melhor o monitoramento.

  19. E o senso do pedal de freio, só substituir e resolve, a falta de qualificação das oficinas que nos trazem prejuízos e trocas desnecessário.

  20. Boa noite

    Tenho um 308 2.0 feline 2013 automatico, e estava apresentando anômalia na caixa de velocidade, porém desligando o carro volta ao normal.
    Mas agora ele está trepidando quando engata a RE ou D drive e o carro fica acelerado e as vezes morre

    Alguém já teve um problema assim e como resolveu

    Levei a uma oficina hoje e o mecânico me informou que teria que gastar $1800 para a troca da capa de sensor, porém pode acontecer de não ser essa peça.

    Alguém me ajuda por favor

  21. Bom dia !! Tenho um Peugeot SW 207. O mesmo começou a apresentar problemas no câmbio do tipo, só anda em 1° marcha e na marcha ré. O óleo do câmbio foi trocado à um ano. Poderia, por gentileza, me informar qual seria o possível sintoma ou problema ? Obrigado !!

  22. Ola leandro tive o mesmo problema achei um profissional ótimo aqui em santo andre ele trocou as elétrovalvulas e substituiu todo o oleo de cambio e o veiculo ficou otimo me cobrou 1500 reais

  23. bom dia pessoal comprei um 207 automático 2010 tive um problema que é comum na caixa de cambio al4 o veiculo estava dando alguns trancos acendia a luz do sport e neve e o cambio entrava em modo de emergência ou seja terceira marcha apos desligar e ligar novamente o problema sumia acontecia sempre com a temperatura baixa e em subidas apos procurar muito encontrei um mecênico aqui em santo andré que resolveu o problema trocou as eletrovalvulas e substituiu todo o oleo da caixa o veiculo ficou ótimo tive um custo de 1500 reais mais valeu apena. pra quem esta com esse tipo de problema aqui em santo andre temos a novomatic na rua teresopolis na vila camilopolis proximo a utinga acredito que vale a dica para que não sejamos explorados por mal profissionais e oportunistas

  24. as minhas saudações! o meu carro é Hyundai Tucson modelo 2006, motor 4wD, caixa automática v6, só entra 3 mudanças entra o P, R, N, e quando coloco no D não aparece a letra no painel, a Marcha ré entra normalmente e anda e quando coloco no D não vai pra frente. o que faço?

  25. Possuo um 206 1.6 Cabriolet 2004, com 42344 km rodados. Ainda nao fez a revisao dos 50.000. sou o segundo dono. Tenho desejo de colocar um cambio automatico, pois nao gosto do manual. Possuo esta “preciosidade” ha 5 anos. tens como informar base de calculo para a permuta e se é realmente vantagem. Agradeço, penhoradamente vossa (o) opinião.

  26. Bom dia, o meu apresentava a mesma mensagem, não era direto mais uma vez no mês era certo aparecer, apenas troquei o óleo e sumiu, obs gastei 4l cada um custou 94,00 e 80 para realizar o serviço dá troca, valeu a pena, parece outro carro.

  27. OLA, LI TODO O ARTIGO E VI Q TEM INFORMAÇÕES ERRADAS!
    NO TROPICO MANUTENÇÃO DIZ Q O OLEO DE CAMBIO AUTOMATICO É VITALICIO, E ISSO NAO É VDD, PQ O PROPRIO OLEO FAZ A LIMPEZA DO CAMBIO E LEVA AS IMPUREZAS PARA O FILTRO, SENDO ASSIM O OLEO COM O TEMPO PERDE A VISCOZIDADE E OS ADITIVOS VAO SE DEGRADANDO DEIXANDO DE LUBRIFICAR O CAMBIO E CAUSANDO MAIS DESGASTE E PRODUÇAO DE SUJEIRA LEVANDO AO ENTUPIMENTO DO CORPO DE VALVULAS E SOLENOIDE! O AL4 É UM CAMBIO Q REQUER TROCA DE OLEO A CADA 40 MIL KM PELO MENOS PRA EVITAR ACUMULO DE SUJEIRA E ASSIM EVITAR O MAU FUNCIONAMENTO DO MESMO! OS DEFEITOS MAIS COMUNS NO CAMBIO AL4 POR FALTA DE TROCA DE OLEO É TRAVAR EM TERCEIRA MARCHA, E NAO ARRANCAR O CARRO. SOU REPARADOR AUTOMOTIVO A 16 ANOS POR ISSO DIGO Q NENHUM OLEO É VITALICIO!

  28. Olá amigo o primeiro passo é fazer a troca das solenóides o óleo do câmbio a cada 50 km se resolver maravilha no seu caso já passou o tempo quando demora mais tem mexer na caixa aí provavelmente arrumar o câmbio todo

  29. tenho um c3 com caixa al4, que pisca o sinal de neve e sport na tela e as marchas não mudam, desligo e volto a ligar o carro volta ao normal, pode ser o oleo apenas? alguem ja viu este tipo de alerta?

  30. Boa tarde,
    Tenho um Pegout 206 1.6 2008 automático. Ele andou apresentando problemas de vela e cabo. Após ter feito essa manutenção observei que ele ficou mais fraco, e um chiado logo após sair de uma lombada. Retornei ao mecânico e fui informada que o problema é no câmbio, que não está passando marcha no tempo certo, aí ele me recomendou que trocasse o óleo do câmbio, porém fui ver com um cara que faz essa troca na máquina e foi me dado um orçamento de 1.000,00 para o serviço. Agora estou na dúvida se compensa fazer, tenho medo de pagar e o problema ser outro. Pode me dar uma luz do que seria mais indicado nesse caso?
    Desde já agradeço e fico no aguardo.

  31. boa tarde, o meu sw 206 1.6 16v 2008 feline ocorre o mesmo problema, chegando 90 a 100*c dar uns socos demora passar a 1* aparece anomalia caixa automatica e tb fica travado no p piscando “s * -“.
    como vc fez essa instalação da segunda ventoinha ?
    abç.

  32. boa tarde, o meu sw 206 1.6 16v 2008 feline ocorre o mesmo problema, chegando 90 a 100*c dar uns socos demora passar a 1* aparece anomalia caixa automatica e tb fica travado no p piscando “s * -“.
    como vc fez essa instalação da segunda ventoinha ?
    abç.

  33. BOM DIA! COMPREI UM PEUGOT MODELO 2008 AUT. ZERO KM E O MESMO VEM APRESENTANDO TREPIDAÇÃO EM BAIXA ROTAÇÃO PRINCIPALMENTE EM 2ª MARCHA, COM ACELERAÇÃO DE 30 Á 35 KM.
    PODE SER O CAMBIO? A CAIXA SE EU NÃO ME ENGANO É A AT8.
    OBS: O CARO ESTA COM 1.000 KM RODADO.

  34. Tenho Passion 207. Com 55 km rodado. Quando câmbio Está frio ele funciona normalmente, quando ando alguns km a função esporte trava. Pois as passagem de manhã começam a passar com mais giro. Eh algum a solenoide que faz Isso?

  35. que posso fazer um automatico 207 a sobe a temperatura vai 90graus e sobe aida mais podem ajudarme o.

  36. meu 307 2.0 automatico avisa problema na cx de velocidade e ai não troca a marcha,para desligo e volto a ligar e ele volta ao normal o que pode ser?

  37. Bom dia, tenho um C4 hatch 2010 fiz a caixa inteira recentemente, e ele está com um vazamento na tampa traseira, já troquei a junta e os 7 parafusos, e o problema persiste, alguma ideia do que pode ser ?

  38. tenho um peugeot 308, no final do ano começou aparecer uma informação no painel dizendo DEFEITO NA CAIXA DE VELOCIDADE, levei numa oficina disseram que poderia ser o óleo, em janeiro troquei o óleo gastei 750,00 e hoje voltou a aparecer o aviso no painel, estou desesperada pois disseram que se for problema das válvulas ou cilindros vou gastar uns 6.000,00 o que fazer?

  39. boa noite! tenho um peugeot 408 2012 e as vezes estou em 4 marcha e derrepente ele da um tranco e vai para 2 marcha e no painel mostra erro no cambio. paro o carro, desligo e ligo novamente. o erro some e ele fica norml denovo. tem alguma ideia do que seja antes de eu levar ao mecanico?

  40. Fantástico texto!
    Aproveito e peço auxílio.
    Meu XSara Picasso 2.0 Automatic precisou trocar as eletrovalvulas e o’rings… o mecânico havia colocado óleo incorreto e me causou um prejuízo de 3.500 reais. O carro agora está muito bom, mas as marchas estão esticando muito e tenho a impressão que o botão ‘esportivo’ não está funcionando (apesar de acender ao ser pressionado). Esse problema de troca de marcha é algo que se faça via scanner (eu tenho com lexia 3) ou tem que levar mesmo num mecânico? Se é possível fazer via lexia 3 sabe me dizer algum tutorial ou qual é a relação para esse carro? Agradecido

  41. Caros amigos, tenho um Peugeot 307 que quando esquenta ele demora para engatar a primeira e quando engata da um tranco assustador, as outras marchas entram suavemente, nunca travou, e também nunca apareceu nenhuma mensagem no painel.

  42. Boa noite!
    O modelo de carro que tenho só libera a chave da ignição com a alavanca em P. Se parar ele em N esguecer de colocar em P desligar o motor, posso passar para P com o motor desligado para liberar a chave, danifica algum componente? Obrigado!

  43. Tenho um peugeot 408 2012 , está fazendo um barulho na caixa como se fosse um rolamento com defeito , jâ goi tirado o semi eixo para ver se éra a trizeta mas o carro foi ligado e tracionado sem o semi-eixo no elevador e o barulho persiste , mas tem hrs que ñ aparece o barulho após á montagem…e depois volta , o que pode ser doutor , pois troquei o óleo e o barulho sumiu , só quê após algum tempo voltou ????????

  44. bom dia. tenho um peugeot 207 passion automatico 2009, ontem ao voltar de um passeio, tive perda de marcha, e o motor girando em alta rotação, e perda de potencia, qual o problema e como resolver infelizmente aconteceu no final de semana, sem mecanicas abertas, além de paraecer mensagem de anomalia antipoulição

  45. boa tarde troquei a central do cambio do 408 e ele ficou co a ventoinha ligada direta tem alguma dica para me ajudae

  46. eu tenho um vectra 95 automatico estou com um pequeno plobema quando
    do partida nele ai eu saio ando uns 200 metros ai pisca uma luz (S) no painel ai u carro perde a força ai desligo ele d novo ai ela apaga ai ando mais 200 metros ai volta d novo q faço alguem ai ja teve esse plobema ajuda ai galera ja rastriei
    ele

  47. Bom dia,
    Tenho um 307 SW – 2006 AUTOMÁTICO.Ele apresentou a Mensagem ” ANOMALIA NA CAIXA AUTOMATICA” por um tempo, agora o mesmo para de funcionar.
    Tenho que retificar o câmbio?

  48. Ola tenho um 207 automático, percebi q após lavagem ou chuvas aparece anomalia no abs, em seguida não passa as marchas como deveria, dando trancos na hora q passa a alavanca de r para d, e em seguida apresenta anomalia na caixa. A umidade será q pode estar relacionada ? Att. Obrigado.

  49. tenho uma picasso 2008 cambio automatico, eventualmente aparecia no painel somente ANAMOLIA NA CAIXA agora as vezes da um pequeno tranco na 3 marcha mas, logo some painel a palavra anamolia. As vezes quando faço viagens aparece e na maioria das vezes o mesmo percurso não aparece. Sera que pode ser oleo que esta pouco na caixa? por favor me da uma dica. Grato!

  50. Olá. Tenho um Peugeot 307 SW já fiz o procedimento de troca das eletro válvulas e do óleo a uns 2 anos e tudo correu bem. Agora, quando está muito quente(trânsito intenso) e a ventoinha ligada, o câmbio dá Tranco na reduzida. Fica lento para retornar para marchas menores…mas se estiver andando e ventilando normalmente o câmbio funciona perfeitamente. O será?

  51. Já tive dois carros com o AL4, (peugeot 307 sedan Feline e C4 Pallas Exclusive), e nunca deram o menor problema, macios como uma manteiga e ainda fazia medias de consumo muito superiores ao que comentam desses carros. Agora estou com um Solaris 2012, e noto o mesmo comportamento do amigo acima, as marchas descem muito cedo, amarrando o carro, e adora uma primeira (coisa que nunca aconteceu nos outros dois). E gasta mais do que os outros também. Vou fazer o monitoramento com o escâner porque é muito chato ficar sempre com o giro do motor lá em cima. Ouvi falar que uma simples troca de válvula termostática pode ajudar a resolver esse problema, isso procede?

  52. Tenho um 307 felino amo 2006.
    Quando dou na partida não dá nem um sinal de funcionar. Mas quando mexo na alavanca do câmbio o motor de arranque funciona.
    Mesma na posição p e N acontecia direto e agora não funciona mais e jeito nenhum.
    Alguém com caso parecido?

  53. O meu também tem esse problema de primeira para segunda, mas acho que vou fazer a troca do óleo de cambio e eletrovalvulas pra garantir.

  54. Olá! Tenho um Peugeot 207 XS 2012 Automático com câmbio AL4. Estava com o câmbio na posição N e quando toquei para a D a alavanca “deslizou” para a Manual e ficou travada. Tive que fazer um esforço para ele retornar para a D. Após isso, quando troco da posição D para a Manual parece que não há mais um “cleck” que tinha antes e passa direto como se a alavanca estivesse solta nessas posições. Do D para N, R e P está normal e mesmo quando está no modo Manual funciona normalmente. Pode ser que alguma peça interna se soltou ou a alavanca saiu do lugar? Minha preocupação é levar em uma concessionária e quiserem trocar o câmbio inteiro. Sou de São Paulo-SP e se possível, me indique uma oficina de confiança. Parabéns pelo ótimo trabalho! Um forte abraço!

  55. Boa tarde.
    Tenho um Peugeot 207 sw automatic, ele apresenta o seguinte problema, esta custando a arrancar seja para frente ou para tras, como se a embreagem estivesse patinando, porem o motor não faz como nos carros mecanicos que ficam fazendo o barulho de aceleração e não andam Depois que consigo arrancar não tenho mais esse problema, a não ser quando tenho que subir morros ingrimes, e com baixa rotação de motor.
    Será que são os discos?

  56. Adquiri um Peugeot 207 Passion 1.6 Automático há duas semanas e após fazer uma revisão e trocar a correia dentada o carro começou a dar trancos ao trocar da primeira pra segunda marcha, além de não subir em morros quando o carro está parado. Preciso acelerar até o final até que ele dê um tranco forte para mudar para a segunda marcha. Não sou o primeiro dono do carro, mas não sei dizer se o antigo proprietário teve algum problema com o câmbio também.

  57. Peugeot 307 sw 3.0 16v ano 2005, quando jogo a alavlnca para manual não passa para manual, continua no automático e continua indicando D no computador, qual seria o sensor responsável por este defeito

  58. Boa noite eu tenho um 206 1. 6 2007 ele tem 109. 000km eu comprei ele agora der repente ascendeu a luz de STOP.a luz de injeçao a luz do ABS e a luz do freio de mão acessar e a luz anomalia caixa de marcha e anomalia auto travage e o carro não desenvolve acelera até 2500 a 3000 giros e ele nam desenvolve oque pode ser

  59. Davi, pela sua descrição, é necessário escanear o sistema para saber o que está acontecendo. Um abraço.

  60. Não modifique o software. É preciso monitorar o funcionamento com o scanner para saber se está trocando a marcha nos momentos certos. Consumo depende de vários fatores, não só cambio. Reduzir as marchas a medida que a velocidade cai é normal. Um abraço.

  61. Boa tarde! Tenho um 307 automático que está com 96.000km. Em 70.000 km fiz a troca das solenóides e fluido pois estava dando trancos na transmissão e acendendo o aviso de anomalia. Ficou muito bom, mas agora recomeçou a dar o mesmo problema. O mecânico não recomendou troca de fluido e solenóide novamente pois disse que agora deve ser desgaste do próprio câmbio. Seria isso mesmo?

  62. Johnigley, segundo a Peugeot, essa caixa de velocidades não necessita troca de fluido. Somente deve ser feito o controle de nível a cada 60 mil km. O fluido é um AWS 1. O óleo da caixa BVA AM6 é especifico: óleo Exxon Mobil ref. PR 9980D4 em galão de 2L. Pode ser encontrado no concessionário da marca. Um abraço.

  63. Closmar, pela sua descrição, o módulo não está recebendo o sinal de parking (P). Possível problema no seletor (micro switch). Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  64. Carlos, precisamos de mais detalhes para entender o que está acontecendo com o seu veículo. Um abraço.

  65. Joia! Procedimento correto. Você também trocou o filtro? Caso não, fica a sugestão. Um abraço.

  66. Shelton, provavelmente a unidade de comando e/ou a BSI não estão recebendo sinal de cambio em neutro (N) ou parking (P). Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  67. Julio, pode ser seletor eletrônico com fio partido ou micro switch defeituoso. Escaneie o sistema. Um abraço.

  68. Tenho um C3 Solaris 2010-2011, comprado com 37.000 km. O cambio apresentou trancos da primeira para a segunda. Foi realizada uma revisão completa na parte hidráulica. Os trancos acabaram, mas, continua gastando muito combustível, aprox 15l/100km ou 6,5 a 7km/l. O comportamento do câmbio é muito amarrado, as marchas demoram a progredir.os motor trabalha em 2.500 a 3.000 rotações. Basta a velocidade reduzir um pouco, abaixo dos 19km/h que engrena a primeira marcha. É um carro de primeira, primeira marcha. Tento deixar o carro mais livre usando o câmbio manualmente. Apesar disso as marchas retornam quando a velocidade reduz. O software do câmbio já foi atualizado. Como posso modificar esse comportamento e “soltar” mais o carro?

  69. Olá tenho um 207 passion 1.6 automático e hoje pela primeira vez quando pisei forte no acelerador ele apareceu no computador de bordo anomalia na caixa automatica, será que com uma troca de óleo resolvo?

  70. Roberto, já foi trocado o óleo e o filtro desse cambio? O óleo pode estar perdendo a viscosidade. Um abraço.

  71. Boa tarde. Tenho um 307 e apresentava o mesmo problema, após diagnóstico do mecânico foi necessário a troca do conjunto de válvulas do câmbio, inclusive as solenoides, após essa manutenção o câmbio voltou a funcionar de forma correta.

  72. Tenho uma perua 206 sw automatica que apresentava problemas de trancos e trocas de marchas irregulares. Constatei que os problemas se manifestavam após a temperatura atingir 80/90*. Instalei um comando manual que liga a segunda ventoinha , diminuindo a temperatura da agua do radiador, que é a mesma que refrigera o oleo do cambio, resultado, acabou o problema.

  73. tenho um peugeot 406 automatico 99 e nao entra a re o que pode ser? as outras marchas entram de boa

  74. Boa tarde. Não sei se ainda está com o carro mas, seria interessante trocá-lo pelo modelo com motor V6. Ele já vem com esse câmbio AL6. Boa sorte e parabéns pelo carro. Tenho um 307 Griffe AT 2007 e pretendo trocá-lo pelo 407 V6 tbm. Abç.

  75. A seleção é eletrônica, por contato elétrico na alavanca. Pode ser mau contato, sim. É preciso escanear o sistema. Há quanto tempo esse cambio não troca óleo e filtro? Um abraço.

  76. Boa tarde trocaram vedante no caixa automáticaque esa junto ao ttorque de peugeot 206 cc e por que notei dei pessoa erada que depois de todo esse trabalho o carro não está dar start o que está por detrás disso

  77. Bom dia tenho um peugout 207 altomatico e as veses ele nao entra no d as outras machas entra de boa ele frio ele entra mais quando eu to com ele andando na hora que vou usar a ré e mudo para o ď fica demorando entra o que pode ser olio regulagem algum sensor

  78. tenho um peugeot 307 automatico 207 equipado com o canbio automatico al4 e o mesmo estava dando ums tranco e demorava de entrar a macha entao eu seguir o procedimento trocando as eletrovalvulas e substituir o fluido colocando o mineral mobil atf lt 71141 e o carro ficou novinho

  79. tenho um Peugeot sw 307 ano2005, so esta funcionando a marcha automática quando coloco na manual cotinua funcionando a marcha automática. O que poderia ser? o sensor de transmissão.

  80. Boa noite, tenho um Citroen Picasso Xsara Picasso, 2005/05 automatico, gosto muito do carro, mas começou dar um problema, na hora de ligar o carro com a alavanca na posição P mesmo assim fica uma mensagem no painel: coloque alavanca na posição P, e o carro não liga. daí fico trocando a alavanca de posição e voltando para posição P e tento dar a partida novamente, às vezes o carro liga rapidamente outras demora bastante.
    O que pode ser?

  81. tenho a mais de 7 anos uma 407 SW 3.0 ano 2006, com 99.680 km, E gostaria de contar com a orientação, quanto a troca ou não do óleo de caixa ?

    Obrigado.

  82. Carlos, nossa recomendação é não fazer adaptações e seguir sempre os manuais de reparação das fabricantes dos veículos e componentes. Um abraço.

  83. Temho um pegeot 307 devo fazer troca dialise ou normal se alguem pode.me.ajudar nessa parte ele esta com 65mil

  84. Olá, Cleber. Para saber a relação de marchas, é necessário possuir a numeração completa do chassi. Quanto ao câmbio do Pallas para o Xsara, trata-se de uma adaptação, visto que é de um outro modelo. Essa adaptação não é recomendada pelo fabricante. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  85. Prezados, todo produto tem um tempo de vida útil, mesmo sendo de base sintetizada, não entendo sobre óleos e demais fluídos mas se o mesmo é de base mineral ou sintetizada, tem que haver um tempo de vida útil, nem que o mesmo dure 10 anos, ou tem que haver uma explicação técnica com um laudo comprovando que este óleo tem tal característica de durabilidade.

    Outra dúvida, será que a montadora específica este óleo dizendo que sua durabilidade “acaba” quando é necessário uma retífica interna da Caixa, já prevendo que a Caixa sim, tem um tempo de vida útil prevista?

    Tenho um 408 2012 e com 50 mil km, dentro da garantia, a mesma está a 25 dias em manutenção!!!!

  86. gostaria de saber se e verdade o que muita gente comenta sobre esse cambio automático: dizem que ele não dura nem a metade dos câmbios automáticos da honda e Toyota.

  87. Boa noite pessoal, primeiramente quero agradecer o espaço e o material disponibilizado, gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Estou na oficina com um xsara Picasso 2005 devido ao custo do reparo o cliente preferiu comprar um outro cambio a base de troca, porem esse novo cambio disseram a ele que é de um c4 pallas, observei algumas diferenças, no local do pinhão de velocidade e do sensor existe uma tampa.
    Esse cambio do c4 serve no Picasso?
    Caso não sirva qual a referencia de velocidade esse cambio trabalha?
    Desde já agradeço, boa noite!

  88. Meu 206 com 102 mil km qdo a temperatura atinge 80 graus comeca a dar tranco no cambio qdo para o carro ou engata a ré. Ja foi verificado o nivel de oleo, completei com 0,5 l mas o problema continua.

  89. tenho um 607 de caixa automatica que assim que aquece um pouco deixa de andar alguem me pode informar a avaria? no diagnostico a avaria e velocidade de saida da caixa

  90. Na troca da eletro válvula solenoides da caixa AL4 é preciso colocar quantos litros de óleo?

  91. Meu Peugeot 307 câmbio al4 quando engato a alavanca no D ele demora a engatar as vezes tenho que segurar o freio e bombar o acelerador para ele começar a Andar mas quando preciono aqele botao com sinal d floco de neve ele engata rápido e anda normal , alguém sabe me dizer oq pode ser ?????

  92. Prof., o câmbio AL4, afinal, é problemático?
    Vale a pena comprar um carro com câmbio AL4?

  93. Olá tenho um peugeot automatico e depois que troquei as eletrovalvulas e fiz a troca de olho da caixa de câmbio não apareceu anomalia

  94. Olá,
    Gostei muito das informações, eu sou leigo no assunto, mas minha pesquisa tem uma razão.
    Estou para adquirir um carro com cambio automático (meu primeiro carro automático) e estou com um pouco de receio. Mas vamos lá; o carro é 307sw ano 06/07 – 77mil km. Tenho que trocar óleo de cambio. Muitos falam que não precisa trocar e qual precaução posso ter?
    Muito obrigado!

  95. O meu também estava com esse problema, depois de uma vasta pesquisa na internet sobre tipos de óleo, preços e especificações.. descobri que o lubrax tdx, usando nas bengalas das motos tem as mesmas propriedades do óleo que a renault recomenda, sendo que custa R$26,00 o litro .. nessas trocas como sempre fica óleo dentro do câmbio ..sou contra pagar R$120,00 um litro de óleo .. que depois de uma semana vai ser jogado fora na segunda e terceira trocas .. por conta e risco próprio comprei esse TDX e coloquei para testar no meu câmbio ..fiz duas trocas .. e não é que resolveu o problema !!! Agora vou fazer a terceira troca .. para ficar com óleo novo .. e nem alterei ainda o calculador de desgaste de óleo.. o carro estava com 130.000 .. e vai dar para rodar muito ainda .. A diferença desse TDX é que acredito que ele não é 100% sintético .. mas pelo preço vale a pena .. talvez rode menos kilometragem, mas daí troco novamente .. com 5 trocas ainda é mais barato que os óleos que eles (os assaltantes) recomendam ..fica a dica ..Muita gente tem dúvida e não arrisca porquê faltaram nas aulas de química ..

  96. Olá!
    Possuo um 307 2.0 e o mesmo já teve q abrir duas vezes o câmbio, para minha infelicidade. Mas, passado um tempo ele volta a vazar! Já trocamos sensores qdo necessário, reparo, retentor de câmbio…e nada! Você poderia nos dar uma dica ou indicar um lugar para analise?

    Obrigada

  97. Tenho um Peugeot 207 SW automático 2012/2013 e estou tendo dificuldade em mudar de P para outra marcha.Fica travado. Piso no freio e com muita paciência consigo mudar para R ou D. Fui à um mecânico e ele me informou que foi o cálcio do câmbio que estourou. Mas que não era especializado e não mexeria no carro. Será que pode ser isso mesmo? Me indiquem uma mecânica de confiança aqui no Rio de Janeiro na zona norte que poderia fazer essa avaliação e serviço para mim por favor?
    Desde já agradeço a atenção.

  98. Bom dia, não encontro o vídeo mencionado acima no site O Mecâniconline (www.omecanico.com.br).

  99. tenho um peugeot ano 2008 1.4. quando vou trocar as marchas do veículo ela está fazendo um arranhado.pergunto,que será isso?.Vanderflei

  100. Mandei fazer uma caixa de marcha 207 agora só falta o oleo meu mecânico mandou coloca um óleo pra caixa de marcha al4 não encontrei como faço para saber qual tipo de óleo coloco para não danificar minha caixa

  101. Professor,

    Tenho um Peugeot 408 automático. Está com 55.000 km e agora quando pego um transito pesado ele costuma dar um “tranco” da primeira para a segunda marcha. Quando o transito é normal e há refrigeração constante não há problema. as marchas passam suaves sem nenhum arranco. Pesquisei e a orientação é de que devemos substituir as eletroválvulas selenóides que o problema acabará. Minha pergunta é o seguinte. Se caso eu colocar um aditivo no óleo tipo Militec-1, que é um condicionador de metais e diminui o atrito, consequentemente a temperatura do óleo ficará mais baixa, o defeito poderá desaparecer ou esse tipo de aditivo pode danificar a caixa e o recomenedado é mesmo a substituição das eletroválvulas?

    Obrigado.

  102. Boa tarde, precisarei comprar uma caixa dessa para meu peugeot 307 ano 2006/2007 2.0 e gostaria de saber se a caixa do 208 1.6 modelo al4 pode ser usada no meu também, ou se por ser de motorização diferente a caixa tambem é diferente?

  103. Ola. Tenho um Peugeot 407SW Allure 2.0 2009. ou seja a última versão importada para o Brasil.
    O carro é excelente em quase tudo. O câmbio AL4 (editado)….
    Estou com o carro a 4 anos e não pretendo vende-lo tão cedo pois não existe nenhum carro a altura dele por tão baixo custo. Para vender pegaria no máximo 38.000,00 ou seja preço de carrinho 1.0.
    Estou estudando o que é necessário para trocar o câmbio por um de seis marchas o AT6 que equipa os carros da família Peugeot de 2013 em diante.

    Esse carro com motor THp 1.6 e cambio 6 marchas ficará ++++TOP.

  104. Bom dia Roberto, eu tenho um 307 2007 automatico e tambem apresentou essa mensagem.. Eu ajustei o cabo da alavanca e resolveu….. a mensagem sumiu esta ok…

  105. Eu não acredito nestes óleos longa vida, eles não duram para sempre numa caixa automática, o correto é trocar, já vi várias caixas automáticas com este tipo de óleo pifar aí pelos 150-200 mil kms, a limalha de metais destrói o óleo e o filtro entope. E que nem água do radiador os manuais da Volks diz que não precisa trocar basta completar com 40% aditivo e o resto água e aí pelos oitavo ano o motor do Volks está todo corroído.

  106. Parabéns ao professor Renato, pelo detalhamento passo-a-passo de como realizar o trabalho.

    Somos colega de empresa. Sou do Senai Araras.

  107. Prezado Jose Roberto.

    Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema. O problema pode estar em outro elemento do conjunto.
    Atenciosamente.

  108. Bom dia. Tenho um Peugeot 206W com cambio automático. eLE JÁ ESTA COM MAIS DE 94.000 kM . Pela manha, quando começo a dirigir da a seguinte mensagem ANOMALIA NA CAIXA AUTOMATICA. Basta trocar o óleo da caixa de cambio

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