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Bridgestone descreve estruturas e materiais que compõem os pneus



A fabricante de pneus Bridgestone explica como são formadas as estruturas e quais matérias compõem os pneumáticos, já que as funções desses componentes influenciam diretamente nos sistemas de suspensão, transmissão, direção e frenagem de um veículo.

A estrutura começa com a banda de rodagem, que é a única parte do pneu que entra em contato com o solo. O seu desenho afeta a aderência em pisos secos e molhados e influencia diretamente o nível de ruído e a drenagem de água. Já a lateral possui borracha com propriedades específicas focadas em resistência, pois é a área que recebe a força exercida durante as curvas além do arraste contínuo do pneu.

A carcaça é formada por cordonéis de poliéster, nylon ou aço. As lonas de corpo recebem uma camada de borracha de ambos os lados para aumentar a adesão e evitar atrito interno. Ela resiste à pressão, suporta peso, choques, esforços gerados pelo torque do motor e aquecimento gerados por alta velocidade.

Segundo a empresa, as cintas estabilizadoras têm influência direta no desempenho do pneu, na dirigibilidade, no conforto e em sua durabilidade. Cada cinta é formada por fios de aço de configurações específicas para determinadas aplicações e é revestida de borracha para facilitar a adesão com outros compostos de borracha. Sua função é proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.

O talão é formado por fios de aço banhados por cobre e revestidos individualmente por borracha, para evitar a oxidação e facilitar a adesão. Ele fixa o pneu na roda, de maneira a evitar o vazamento de ar e garantir que não ocorrerá destalonamento durante o uso. Por último o estanque, presente nos pneus sem câmara de ar, ele é o revestimento interno formado por camadas de borracha que protegem a carcaça contra umidade, além de estancar o vazamento do ar comprimido, evitando a perda de pressão.

A Bridgestone comenta que basicamente para construir um pneu, são necessários materiais como a borracha natural e sintética (produto à base de petróleo que possui propriedades resistentes ao calor). Os produtos químicos, tais como: negro de fumo, serve pra aumentar a força da borracha, a sílica ajuda na aderência em piso molhado, o óleo para amaciar o produto, enxofre para dá elasticidade e o antioxidante. Além disso, poliéster, raiom e aço também são utilizados na construção do pneumático.

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