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Bosch apresentou soluções para oficinas na Automechanika 2016

KTS 590 e 560
KTS 590 e 560

A interação das oficinas mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estiveram entre as novidades que a Bosch apresentou durante a Automechanika 2016, que ocorreu entre 13 a 17 de setembro, em Frankfurt, na Alemanha. A empresa apresentou em seu estande o ambiente de uma oficina conectada com diversas apresentações que permitiram aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira interativa.

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A Bosch lançou na feira o software Connected Repair, que conecta equipamentos Bosch já disponíveis na oficina. Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador.

Além disso, o software utiliza uma identificação que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho.

Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.

Até o momento, os equipamentos que podem se conectar com o Bosch Connected Repair são a recicladora de ar-condicionado ACS 752, os scanners Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package, os alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630 e o analisador de motor FSA 500. Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão conectados, como o analisador de motor FSA 7xx, o alinhador de farol HTD 815 e os analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE.

Plataforma de realidade aumentada da Bosch para oficinas
Plataforma de realidade aumentada da Bosch para oficinas

Realidade aumentada

Com o objetivo de aumentar a eficiência das oficinas, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica. Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch estima que as primeiras oficinas estarão atuando com essas aplicações de realidade aumentada já em 2018.

Apontando a câmera para o veículo, a informação adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos – uma característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%, afirma a Bosch.

Durante o evento, os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias empresas, disponíveis para os clientes das oficinas. As marcas Beissbarth, Robinar, Sicam e OTC – todas do Grupo Bosch – também estiveram apresentando suas últimas novidades durante a feira.

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