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BorgWarner estabelece operações na fábrica da antiga Remy em Brusque/SC

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No segundo semestre de 2015, a BorgWarner anunciou a compra da Remy International Inc. – empresa com unidades em dez países, incluindo uma fábrica de motores de partida em Brusque/SC. Um ano depois, a transição para a nova operação na unidade brasileira está completa, e agora faz parte da divisão PowerDrive Systems (PDS).

Linha de produção de motores de partida para veículos leves
Linha de produção de motores de partida para veículos leves

A fábrica catarinense surgiu em 2000, fruto de uma joint venture entre a Remy e a ZEN, com 9.200 m² de área e, atualmente, 5.400 m² de área construída. “A parceria entre as duas empresas se desfez em 2003, porém, a ZEN segue como fornecedora de peças para os motores de partida produzidos na unidade até hoje”, explica o diretor de Operações da divisão PowerDrive Systems no Brasil, Adson Silva.

A capacidade de produção da unidade é de 1,2 milhão de motores de partida para veículos leves e 240 mil para pesados. No entanto, devido ao cenário de crise no setor, Adson Silva estima que a fábrica feche o ano de 2016 com 480 mil motores de partida produzidos – destes, são 420 mil para leves (em 2016, 100% fornecidos para a General Motors) e 60 mil para pesados (para Mercedes-Benz, Volvo e Volkswagen/MAN).

Adson Silva
Adson Silva

Fornecimento OEM
Mesmo com a mudança da “bandeira” da unidade, as ligações próximas com a General Motors permanecem. O carro-chefe da unidade de Brusque é o motor de partida fornecido para o Chevrolet Onix, modelo mais vendido do Brasil nos últimos anos. A novidade para 2017 é o fornecimento de motores de partida para a linha de montagem do Hyundai HB20 no Brasil. Os componentes serão aplicados em todas as motorizações da linha, tanto a 1.0 Kappa quanto a 1.6 Gamma.

Fabricado com 50% de conteúdo local, o motor de partida começou a ser fornecido para a Hyundai em setembro e será adotado em 100% da linha HB20 a partir de janeiro do próximo ano. O componente é projetado para motores de até 1,8 litro e entrega 0,9 kW de potência. “Aumentar o conteúdo local com peças competitivas e de alta tecnologia é uma prioridade para a Hyundai”, declarou o diretor da unidade.

Linha de produção de motores de partida para pesados
Linha de produção de motores de partida para pesados

Aftermarket e remanufaturados
As marcas Remy e Delco Remy ainda permanecerão no mercado de reposição para veículos pesados. Para veículos leves, em breve, a embalagem das peças vindas do centro de distribuição de Brusque ganhará as cores azul e branca da BorgWarner. Segundo Adson Silva, esse mercado cresceu de 6% para 35% nos últimos 10 anos para a operação em Brusque.

Já a linha de remanufaturados é exclusiva para a linha de pesados e também inclui alternadores – que não são produzidos na fábrica catarinense: os alternadores novos que saem do centro de distribuição de Brusque são comprados de outras fábricas do grupo e re-embalados na unidade brasileira. Adson estima que o preço final de um produto remanufaturado seja de 30% a 60% mais barato do que o novo. A empresa produziu 6.500 peças remanufaturadas em 2016, entre motores de partida e alternadores.

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