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Autopar 2018 – A reposição não para

 

Autopar 2018 supera greve dos caminhoneiros e crise econômica para se firmar cada vez mais como a segunda feira mais importante do mercado brasileiro de autopeças

Texto: Edison Ragassi, Fernando Lalli, Fernando Naccari, Rafael Poci Déa e Raycia Lima
Foto: Fernando Lalli e Alexandre Villela

 

Mesmo com a greve dos caminhoneiros parando todo o Brasil a menos de duas semanas para o início do evento, a nona edição da Autopar (Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva) foi sucesso de público. De acordo com a organização do evento, entre os dias 6 e 9 de junho, mais de 500 marcas expositoras disputaram a atenção dos visitantes de todos os estados do Brasil e de outros nove países no Expotrade em Pinhais/PR, na Região Metropolitana de Curitiba/PR. Em entrevista à Revista O Mecânico e Rádio Transamérica Light de Curitiba/PR durante o último dia da Autopar 2018, o diretor Comercial da Diretriz Feiras e Eventos, Cássio Dresch, afirmou que as expectativas da organização foram excedidas. “Superaremos largamente os números registrados na edição de 2016, o que há 10 dias era uma incógnita em função dos momentos de instabilidade que passamos”, ressaltou Cássio, fazendo menção à greve. “Eu tenho a impressão que a Autopar acaba sempre se consolidando como um divisor de águas no ano. Antes e depois da Autopar. Aqui começa realmente a retomada dos negócios do setor”, declarou.

 

 

 

 

 

Fabricante de peças para direção de leves e pesados, a Ampri esteve presente na feira. Caixa de direção para sistemas hidráulicos, manuais e elétricos foram alguns dos destaques no estande. O consultor técnico, Edson Clemente dos Santos destacou que aplicações para a linha de pesados da Mercedes-Benz, GM e a direção do sistema elétrico do Corolla foi um dos pontos que a marca também apresentou na feira.

 

 

Especializada em peças de motor, a Aplic Resolit apresentou lançamentos como a gaiola 270 que serve na motorização da linha GM, com comando e balancins roletados. Também levou o kit de distribuição para o motor E.torQ, além de balancins e tuchos. “Sempre inovando e criando soluções para você’ é o nosso lema para atender os mercados. O nosso mercado é mais uniforme em nível Brasil”, contou o supervisor técnico Vagner Antonio Miratelli.

 


O foco da Bardahl foi divulgar seu condicionador de metais da linha Promax, que, segundo a empresa pode ser misturado em qualquer lubrificante automotivo ou industrial, com qualquer viscosidade. “A vantagem principal é a redução do atrito e melhora no desempenho do lubrificante. Ele mistura sem alterar a viscosidade do lubrificante, sem contraindicação por possuir uma viscosidade bem pequena”, relatou o coordenador geral da Bardahl do Estado do Paraná, José Ricardo Xisto Conde. Outra novidade foi o lançamento das novas garrafas de 500 ml.

 


A BorgWarner expôs amostras de cada uma das três marcas que trabalha na reposição. Pela linha de turbos, exibiu uma versão em corte do turbo original do motor EA211 do VW up! TSI. Também mostrou motores de partida Delco Remy (novo e remanufaturado de fábrica); e a linha de válvulas termostáticas para arrefecimento da linha leve com a marca Wahler. Além de apresentar seus produtos, a empresa deu palestras no Projeto Atualizar O Mecânico, realizado pela Revista O Mecânico.

 


Fabricante de impulsores, buzinas e polia de roda livre, a BZM lançou na Autopar sua buzina de 72 volts para carros elétricos. “Quanto maior a voltagem da buzina, menor é o consumo”, explica o técnico em buzinas, Clayton Chagas. “Essa buzina tem um consumo de 0,5 A. E quanto menor a amperagem maior é o rendimento do carro. Uma buzina universal para carro a combustão de 12 V ela consome entre 6 A no modelo caracol e 3,5 A no modelo percussão”, detalhou.

 


A Bosch teve três destaques. O Rubnair 92500 é uma máquina que faz troca do fluido da transmissão automática, sendo que a reparação demora cerca de 15 min para finalizar. Já o LOD 581 faz a coleta de óleo do motor tanto por sucção quanto por gravidade. Por fim, a ACS 810 é uma recicladora para sistema de ar-condicionado para veículos pesados. O gerente de marketing e produto Marcelo Lima comentou que “pela questão do clima, um equipamento que tem fundamental importância na região Sul são os testadores de bateria”.

 


O estande da Cobreq, marca da TMD Friction, expôs sua linha de lonas, sapatas e pastilhas de freio para leves, pesados e de motos. A empresa também expôs as pastilhas importadas da Textar para veículos de alta performance como Porsche, Mercedes-Benz, BMW e Audi. “A região Sul é um importante mercado para a Cobreq e tem apresentando um crescimento constante em relação ao público especializado no setor “, ressaltou o gerente de marketing da TMD Friction do Brasil, Fábio Merighi.

 

Além de pneus, a Continental levou as divisões de autopeças. Pela Contitech, destacou kits de distribuição com bomba d’água com 28 modelos. “A ideia é mostrar pro mecânico que, já que ele está reparando no motor, também já faça a troca preventiva do tensor e da bomba d’água”, comentou o supervisor de vendas para a reposição, Anderson dos Santos.

 


Já o gerente de vendas América do Sul da ATE Freios e VDO, Bruno Martorelli, destacou as pastilhas ATE Premium One (fabricada no Brasil) e ATE Original (importada, para aplicações de luxo). O fluido de freio da marca tem grande procura na Região Sul. “É o único do mercado vendido em lata. O plástico com o tempo pode soltar fragmentos que podem contaminar o líquido. Outro diferencial é o ponto de ebulição de 269°C. É um DOT 4 com ponto de ebulição semelhante a um DOT 5”, detalhou. Na linha VDO, a atração foram as bobinas de ignição, que devem chegar a até 90 part numbers ao final do ano.

 

 


Após 17 anos, a Dana retomou a marca Albarus e expôs várias linhas em seu estande na Autopar. “São três produtos novos nessa linha, composta de juntas homocinéticas, cruzetas e cubos de rodas para veículos de passeio”, enumerou o diretor de vendas no mercado de reposição para a América do Sul, Carlos Dourado. Em comemoração aos 70 anos de Brasil em 2018, a Dana também relançou o eixo traseiro original do Chevrolet Opala. “Era um pedido antigo dos fãs”, declarou.

 


A Dayco levou seu portfolio com foco nos novos kits de distribuição com bomba d’água, tensionador de correia dentada para Jeep Renegade e Fiat Toro 2.0, tensionador de correia de acessórios para Scania e Volvo. Novo diretor Comercial e de Marketing da marca, Marcelo Sanches destacou que a Autopar é uma mostra de extrema importância dentro do país. “Uma feira que se dizia regional vem ganhando ao longo do tempo uma abrangência nacional muito interessante”, destaca o executivo.

 


A fabricante de sensores eletrônicos DS levou à Autopar seu portfólio de injeção eletrônica. Além disso, colocou em seu estande seus novos sensores de nível de combustível e de velocidade. Supervisor de Marketing da DS Indústria, Higor Matos apontou a importância do cuidado com a alimentação de combustível. “Nós, brasileiros, temos o habito de usar o tanque na reserva, o que acaba trazendo as sujeiras para a bomba de combustível, fazendo com que queime o componente”.

 

 

A fabricante nacional de elevadores automotivos EMaster levou elevador do tipo “pórtico” com manuseio que privilegia a segurança do mecânico. “Nosso foco hoje são os elevadores dentro da normativa NR12. Nós fizemos um trabalho grande dentro das oficinas, com o SENAI, Sebrae, com o CESVI, foi toda uma ‘força-tarefa’ com todos os que trabalham em prol da segurança nas oficinas mecânicas”, disse a gerente comercial da EMaster, Dione Fornasier.

 


O grupo Randon levou quatro de suas marcas à Autopar: Fras-le (nova linha de pastilha Ceramaxx, que utiliza material de fricção cerâmico de alta performance), Jost (destacou os mais recentes modelos de Quinta Roda), Master (lança a família de Câmaras VHO para atender aos requisitos do Contran para testes de estacionamento em rampa nos veículos pesados e extra-pesados) e Suspensys (com novos desenvolvimentos como o 2º Eixo Dianteiro projetado dentro do novo conceito tubular).

 


A Cummins esteve presente através da Fleetguard, que apresentou sua gama de filtros de combustível, separador de água e de óleo, não só para aplicações da fabricante de motores. “Trouxemos tecnologias com relação a meios filtrantes. Um deles é o meio filtrante Nanonet, que é sintético e de alta performance com nanotecnologia. Expusemos também o Nanoforce, um filtro de ar com nanotecnologia e desempenho superior”, contou o supervisor de vendas da Fleetguard para a reposição, Marcos Azambuja.

 


A Gates apostou em suas linhas de mangueiras e kits de distribuição (correia, tensionador e polia) com foco na linha premium. Segundo o gerente de Marketing para a América Latina, Fábio Murta, a nova linha de mangueiras tem aplicações suficientes para atender a 35 milhões de veículos que rodam no país. “Trouxemos para a feira uma exposição muito com cara de loja, de varejo, porque assim a gente consegue realmente mostrar a variedade de tudo que temos”, destaca Murta.

 

 

A Gauss foi à Autopar com o lançamento de sua linha de eletroventiladores com aplicações de veículos populares recém-lançados. “São ao todo 85 modelos de eletroventiladores para carros da curva A (Fiat, Ford, GM e Volkswagen, Honda, Toyota, Kia e Hyundai) e 45 lançamentos de TBI, com maior volume de itens para veículos Volkswagen”, comenta o gerente de produto da Gauss, Carlos Eduardo Benthien.

 


A Hella tem como carro-chefe no Brasil as lâmpadas automotivas. Por isso, o lançamento principal foi o kit de emergência composto de lâmpadas principais, miniaturas e alguns fusíveis. “Serve para evitar que, se queimar uma lâmpada na estrada, você leve uma multa. Somos exclusivos no mercado com este tipo de produto”, declarou Silvia Zopolatto, supervisora de vendas. Outro produto ressaltado foi o sensor inteligente de bateria para carro com sistema start-stop, como BMW e Chevrolet Cruze.

 


A importadora e fabricante de autopeças Isapa esteve na Autopar para reforçar sua imagem frente ao público e divulgar seu portfólio. “Nós somos bem focados em componentes para veículos diesel leves, pois normalmente são peças carentes no mercado e de veículos importados, e este é o nosso forte. Este é um mercado bem forte no Sul (do País) e a Autopar nos ajuda muito a divulgar a marca no mercado”, comenta Roland Setton, diretor comercial da empresa.

 


Comemorando 50 anos, a tradicional fabricante Jamaica Mangueiras levou à feira os lançamentos de 2017 e 2018 com uma linha nova só para veículos leves e outra específica de veículos pesados. “Utilizamos a feira como um termômetro para estas novidades. Aqui, retomamos a presença em feiras desde a Automec de 2003 e, com o sucesso do evento, confirmamos também a nossa presença na Autop”, adianta Erik Tominaga, diretor de operações da empresa.

 


A KS levou para a feira paranaense válvulas e pistões, bombas de água e óleo da marca BF para veículos pesados, entre eles aplicações para o Volvo Euro V com motores D13A E D13C. Segundo a gerente de marketing, Talita Peres, o evento no Sul se destaca por seu potencial para linha de caminhões. “A gente tem uma venda muito forte na linha pesada aqui no Estado”, comenta Talita. Outro desgaste da empresa na feira foi o portfólio para motos.

 


Fabricante de amortecedores que atua na reposição desde 2014, a KYB divulgou mais de 200 aplicações de sua linha durante a feira. O coordenador técnico Alexandre Parise afirmou que a marca está passando por reestruturação com forte investimento no país. Já a coordenadora do departamento de marketing, Gélcia Batistel, reforçou que o estande teve como atração a parceria da empresa com a Stock Car, que levou o piloto Júlio Campos para a Autopar.

 


Com as marcas Mann-Filter e Wix, a Mann+Hummel expôs diversos lançamentos: filtro de óleo para a família Fiat Argo, filtro de ar para a família EcoSport e filtro de uréia para pesados. Diretor de Vendas e Marketing da Mann+Hummel Brasil para a Reposição, Pedro Ortolan comentou sobre a importância de seus produtos: “A grande importância do filtro para o bom desempenho do veículo é eliminar particulares indevidas que possam danificar o motor”.

 


A Meritor destacou o reposicionamento das embalagens de suas peças no varejo. “Estamos reformulando as marcas: a Meritor Allfit está desaparecendo e passa a ser somente Meritor. Já as peças fabricadas pela Meritor são os Meritor Genuine”, detalha o responsável pelo aftermaket da Meritor, Luis Marques. Entre os lançamentos, o mancal de cardã para caminhões e ônibus complementa o portfólio do componente para o sistema.

 


O grupo HPE Automóveis, que produz veículos Mitsubishi e Suzuki no Brasil, realizou na feira o lançamento oficial da marca Mtech de peças com aplicações multimarcas. Levou ao estande filtros de ar, combustível e ar-condicionado, óleos de câmbio e motor, baterias e correias. Gerente de Desenvolvimento e Comercial, Érico Toledo ressaltou que “a mesma equipe que desenvolve a peça original para a Mitsubishi também desenvolve para a linha multimarcas”.

 


Com sede em Itajaí/SC, a Motors Imports trabalha com toda a linha de suspensão, motores e freios, mas o foco no estande era a linha de importados. “Observamos maior necessidade em veículos como BMW, geração nova de motores da Audi e de utilitários esportivos”, apontou o sócio-diretor Maycon Siemann. “Nós já participamos há anos da feira e o retorno é praticamente imediato. Sempre conseguimos trazer alguma novidade para o cliente”.

 


A NGK levou à feira 5 novos modelos de bobinas para linhas de alto giro, além de modelos top coils e pencil coils. Segundo o chefe de Marketing da NGK do Brasil, Marcos Mosso, essas aplicações demoraram um pouco mais para estrear porque o desenvolvimento levou mais tempo. “Geralmente, essas bobinas sofrem mais com a caloria do motor”, aponta Mosso. “Enquanto não chegamos no nível de qualidade que a gente queria, nós não lançamos. Com certeza, agora elas têm o nível que o mercado e o mecânico reconhecem”.

 


O grande lançamento da Radnaq foi o condicionador de metais Miralub e as novas embalagens da linha de aditivos agora fabricadas em pet. “Nossa expectativa foi superada, conseguimos ver que a marca está consolidada no mercado. Foi uma surpresa que, ao invés de a gente prospectar, a gente só fortaleceu nossas parcerias e aumentou a gama de produtos com nossos parceiros”, comemorou Katarina Polido, do setor de Vendas da Radnaq.

 


Por meio das marcas LuK, INA, FAG e Ruville, a Schaeffler esteve na Autopar exibindo muitas de suas tecnologias como, por exemplo, o conjunto de embreagem dupla a seco LuK 2CT. Já o FAG SmartSET é um rolamento pré-lubrificado, pré-montado e pré-posicionado nos rolamentos cônicos de fábrica para caminhões, ônibus e eixos de reboque.

 


Especialista em equipamentos de diagnostico, a SUN, que está presente no Brasil há mais de sessenta anos, destaca seu investimento para atender tanto veículos de entrada até veículos de luxo. Na feira, a marca levou duas novidades, o TPMX (ferramenta de monitoramento dos sensores de pressão dos pneus) e novo scanner PDL5600, sucessor do PDL5500, que foi aprimorado para testar, procurar e identificar falhas no sistema do veículo com o máximo de agilidade.

 


A Takao levou lançamentos na linha da GM, como jogo de juntas, pistão, bombas de óleo e d’água para Onix e itens para Spin. Outros lançamentos englobaram o motor V6 3.0 turbodiesel da Volkswagen Amarok. “A Autopar nos impressionou desde o início. No primeiro dia teve um público acima do esperado. É um público diferente que vem com o objetivo de negócio”, contou o coordenador de desenvolvimento de novos produtos, Rogério Santos.

 


Na Taranto, os principais lançamentos são os extensores de correia de distribuição e rolamentos, com foco em Renault e Peugeot, marcas com maior procura. “Posteriormente, iremos sentir o mercado e trazer o restante da linha”, conta Elaine Silva, analista de marketing. Outros lançamentos são os comandos de válvulas e a linha de balancins e tuchos do motor E.torQ 1.8. “São modelos muito pedidos por nossos clientes”, ressaltou Elaine.

 


A Tecfil exibiu lançamentos em praticamente todos os segmentos, como os filtros para motores TSI dos VW up!, Jetta, Tiguan e Golf. “Outro carro-chefe nosso está no Fiat Argo, com lançamentos em primeira mão na feira. Aqui no Sul, por exemplo, há bastante procura para linha agrícola e trouxemos lançamentos para tratores John Deere”, explica o supervisor de desenvolvimento de novos produtos da Tecfil, Marcelo Félix.

 


A Tecnomotor mostrou sua gama inteira de produtos com destaques para itens com boa aceitação do público do Sul do País. “Trouxemos as máquinas de teste de Common-rail TM510 e TM513 na versão 4, já com os novos injetores. Na linha de undercar, os alinhadores 3D e computadorizado, além dos scanners Rasther 3S e o Rasther Box”, explica Tatiana Genovez, supervisora de marketing da Tecnomotor.

 


A Tenneco levou peças de suas três marcas na reposição: Monroe, Monroe Axios e Walker. Além das torres de suspensão Quick-Strut, cujo portfólio foi aumentado, destaque para a aplicação de amortecedor dianteiro do VW Jetta a parte de 2007, que tem dois diâmetros: 50 e 55 mm. “Oferecemos as duas aplicações no mercado”, conta o coordenador de treinamento da Tenneco, Juliano Caretta. Ele comentou também sobre a linha de amortecedores Rancho, que tem boas vendas no Sul.

 


A Total Lubrificantes aproveitou a feira para apresentar lubrificantes de alta performance e homologados para veículos leves e comerciais que os consumidores ainda não conhecem. Destaque para o ELF Fuel Tech 5W30, que é original da Renault Master. “Também trouxemos o ELF Evolution 700 STI 10W40, que é original da linha leve da Renault e o Total Quartz ineo ECS 5W30 sintético original da Peugeot”, contou o gerente de vendas, Cleber Ferrer.

 


Entre os lançamentos da Urba Brosol está a bomba de combustível elétrica universal para motores flex, só a gasolina ou movidos somente a álcool. Outros foram as bombas d’água para a linha Nissan, Honda, Hyundai, Volkswagen up!, Fox/Gol, o EA211 de três e quatro cilindros MSI e a nova embalagem dos aditivos. A gama de carburadores Brosol chamou a atenção até de quem ainda não aprendeu a manusear o sistema. “Sentimos um carinho e confiança muito grande pela marca”, declarou o gerente de Produtos Gabriel Abrahamian.

 


A Valclei Arrefecimento apresentou a capa de filtro de óleo, os tubos da bomba d’água da linha PSA para várias aplicações e a flange VC615 da válvula termostática para motores 1.4 da linha PSA de nomeclatura TU3JP. “Ela também pode ser aplicada no motor EU4 1.5 flex start”, afirma Leandro Lúcio, do desenvolvimento de produto. “O diferencial desta flange está na junta de silicone, que dá uma vantagem de fazer o trabalho em apenas duas horas”, garante Leandro.

 


Polias viscosas e bomba de combustível para diesel fizeram parte dos lançamentos da Vetor Automotivo, além do mix já conhecido de lâmpadas, palhetas, buzinas, rolamentos, transmissão e juntas homocinéticas. A linha de bombas abrange linha leve e pesada, destaque para a do caminhão Volkswagen e a da picape Chevrolet S10. “Estamos iniciando o trabalho na linha de diesel, que tinha uma grande solicitação”, disse o gerente comercial Ivair José Dalsenter.

 


Fabricante catarinense de peças de suspensão e direção, a Viemar mostrou em seu estande articulações axiais, pivôs e terminais de direção para diversas aplicações. Entre as novidades, as principais são terminais, pivôs e articulações axiais para linhas Chevrolet Onix, Spin, Cobalt e Prisma. A ‎coordenadora Comercial e de Marketing Daniela Goulart explicou sobre a campanha de divulgação da garantia de 70 mil km, que segundo ela, é a única no mercado.

 


A VP-Virtual Plásticos, especializada em peças plásticas para as linhas leve e pesada, lançou novos itens na Autopar 2018. Destaque para os sensores de nível de combustível e módulos para SUVs premium, picapes e caminhões. “Nós estamos atentos às necessidades de mercado. Aqui no Sul (do País), por exemplo, o que mais vendemos são os sensores de nível e os cabos de aço da linha 3.000”, comentou o diretor-presidente da VP, Augusto Teixeira de Carvalho.

 


Na Wega, o filtro de ar do Uno tricilíndrico foi o principal lançamento. Do portfólio já conhecido, o foco foi nos filtros de cabine, principalmente com carvão ativado. “A vantagem da tecnologia é eliminar os odores vindos do exterior do veículo. Ele também reduz a umidade e consequentemente a quantidade de bactérias do interior”, afirma a supervisora de marketing Thuanney Castro. “A região do Estado do Paraná é muito forte na linha de pesados”, aponta o supervisor da assistência técnica Diogo Rocha.

 


A ZEN marcou presença lançando 30 kits de distribuição de motores. “Eles cobrem cerca de 80% da frota, e incluem correia no padrão original do veículo (fabricada no Brasil) e tensor. Em alguns casos, acompanha a polia desviadora”, explica Acácio Pereira Freitas, supervisor de marketing da Zen. Segundo César Tiago Nisch, Gerente de vendas da Zen, esta estreia se deu devido a uma necessidade de mercado e para recomendar sempre a troca conjunta dos itens em um reparo.

 


A estrutura da Revista O Mecânico na Autopar 2018 foi totalmente voltada para a difusão da informação e conhecimento para todos – seja dentro ou fora do evento. A rádio Transamérica Light (Fm 95,1) de Curitiba/PR montou seu estúdio dentro do estande da Revista para transmitir de quarta a sexta-feira, das 17h às 18h, e no sábado das 11h ao meio-dia, boletins com entrevistas ao vivo do programa AutoAgora, comandado pelo editor-chefe das Revistas O Mecânico e CARRO, Edison Ragassi.

 

 

 

 

 

Para quem não pode estar presente à feira, as palestras do Projeto Atualizar O Mecânico foram transmitidas ao vivo por nossos canais do Facebook, YouTube e pelo próprio Portal O Mecânico.

 

O estande teve amplo espaço para receber os mecânicos que participaram presencialmente do Atualizar. Ao todo, foram sete painéis por dia ministrados por especialistas das marcas BorgWarner (palestra “Funcionamento do turbo e aspectos Reman”); Delco Remy (“Alternador e motor de partida: aplicações gerais”); Delphi (“Injeção eletrônica”); Hengst; Nakata (“Amortecedores”); Tecfil (Filtros e sistemas de filtragem); e Wahler (“Válvula termostática e sistema de arrefecimento”). As palestras tiveram entrada gratuita e, ao final de cada uma delas, os mecânicos receberam um certificado de participação.

 

BorgWarner

 

 

A palestra de Newton César Juliato, supervisor de desenvolvimento e assistência técnica da BorgWarner, abordou o fucionamento do turbo e as novas tecnologias implementadas pelo fabricante. “Apresentamos um conteúdo bastante abrangente e genérico. Afinal, não focamos só na linha leve ou pesada”, explicou. As principais dúvidas dos presentes foram sobre os processos como, por exemplo, o uso do silicone na montagem ou quais os cuidados básicos para aumentar a vida útil do componente. “O turbo é um tema que precisa ser esclarecido, pois algumas pessoas ainda o associam a performance. Atualmente, ele está extremamente ligado a baixas emissões e economia de combustivel – antigamente, não havia esta preocupação. E isso foi enfatizado na palestra”, falou. Ao final, Newton César Juliato ficou muito satisfeito com a participação massiva do público. “Vieram muitas perguntas dos presentes e inclusive de quem acompanhava pela internet. Todas elas, explicadas ao decorrer da palestra”, finalizou.

 

Palavra do Mecânico:
“Eu sabia que haveria palestras no evento. Estava de passagem em frente ao estande da BorgWarner quando descobri que iniciaria uma palestra sobre turbos. Considero este tema interessante e por sorte tinha uma vaga disponível para assistir. Fui um dos últimos cadastrados. Achei interessante a opção de comprar um produto BorgWarner remanufaturado pela fábrica. Dessa forma, agrega um produto de qualidade mais a garantia. É o melhor dos dois mundos. Ao final, acrescentou muito conhecimento.”

Ricardo Maroscia, 46 anos, mecânico há 26 anos. Proprietário da Ricar Serviços Automotivos, em São Paulo/SP.

 

Delco Remy

 

A Delco Remy, empresa do grupo BorgWarner que produz alternadores e motores de partida, esteve na Autopar e participou do Atualizar com a palestra – Alternador e motor de partida: aplicações gerais – ministrada pelos analistas de aftermarket e de vendas Reginaldo Santos e Carlos Heron, respectivamente. Nesta, os profissionais apresentaram o grupo BorgWarner aos mecânicos, comentaram sobre o portfólio de produtos e os tipos de tecnologias empregadas em veículos a combustão, híbridos e elétricos. “Entramos também na parte técnica dos componentes e comentamos ainda sobre nossa linha de motores de partida remanufaturados, sua garantia e orientamos como identificar as aplicações corretas de cada produto através do nosso catálogo”, comenta Reginaldo. Carlos explicou também que as dúvidas dos mecânicos durante as palestras mostram o alto nível do profissional. “Eles estão bastante interessados nos produtos e nas novas tecnologias. É um público bem qualificado e, nessa nossa segunda participação no Atualizar, vemos o quanto estabelecer uma relação mais próximas com os mecânicos é importante”.

 

Palavra do Mecânico:
“Vim para a Autopar buscar informações encontrei no estande da Revista O Mecânico o Projeto Atualizar com uma variedade grande de palestras. Todas elas muito interessantes. Esclareci muitas dúvidas sobre o alternador e motor de partida.
Saio bem feliz e esperando a próxima oportunidade de participar novamente”

Vanderlei Schroder, mecânico há três anos. Atua na oficina Pick Up Center de São Bento do Sul/SC

 

Delphi

 

A Delphi participou do Projeto Atualizar com palestras sobre injeção eletrônica em todos os dias de Autopar. O coordenador de suporte ao cliente, Pedro José Valêncio Júnior comentou sobre a importância deste contato direto com o mecânico e sobre o nível de qualificação do profissional. “Na verdade, participar do projeto Atualizar foi muito importante, pois é um caminho em que você consegue passar para o mecânico como aplicar o produto da Delphi corretamente, bem como ratificar a qualidade dos nossos produtos ao mecânico”, disse Pedro. Ainda acrescentou sobre o nível de qualificação do mecânico da região e sobre a oportunidade de ter a palestra transmitida ao vivo via redes sociais da Revista O Mecânico. “A grande maioria das perguntas foram extremamente técnicas e pertinentes, o que mostra que os profissionais aqui do Sul são muito bem qualificados. A transmissão ao vivo também foi uma ótima oportunidade para chegarmos a lugares onde fisicamente não podíamos”.

 

Palavra do Mecânico:
“Sempre acompanho a Revista O Mecânico e, ao vir ao estande fiquei sabendo da palestra da Delphi e decidi participar. O palestrante tem muito conhecimento do assunto e nos passou várias novidades sobre novas tecnologias que estão chegando às nossas oficinas. Comentou também sobre meio ambiente e como os novos sistemas de injeção não só são voltados à economia de combustível, mas sim à diminuição da emissão de poluentes. Aprendi bastante com relação a sistemas de partida a frio via aquecimento do combustível e um pouco sobre injeção direta, que para gente ainda é novidade nas oficinas e vi sobre a importância de fazer alguns cursos na área.”

 

Lucio Sangaletti, 46 anos, mecânico e proprietário da Mecânica Sangaletti na cidade de Siderópolis/SC

 

Hengst

 

As palestras da Hengst foram ministradas pelo consultor técnico Matheus Maia Michelon. O tema foi Sistemas de Filtragem, no qual o técnico apresentou a empresa aos mecânicos, reforçou a presença da companhia no mercado original (OEM) e de reposição. Sobre o conteúdo técnico, Matheus comentou sobre as novas tecnologias de filtros, a linha blue.care. “A linha blue.care de filtros de cabine, além de toda a filtragem de poeira e detritos, ela também auxilia na neutralização de bactérias e partículas ainda menores”, comentou Matheus. Ele ainda acrescentou que os mecânicos perguntaram bastante com relação a como aplicar corretamente cada produto, quais os cuidados que devem ter, principalmente com relação ao torque de aperto dos filtros. “É uma pergunta que eles sempre fazem, aí explicamos que, na tampa dos produtos Hengst, há a informação do torque de aperto dos nossos filtros (óleo e combustível) e ressaltamos a importância deles serem obedecidos para que não ocorram vazamentos devido a trincas na peça (quando há excesso de torque) ou por má vedação (por falta de torque)”.

 

Palavra do Mecânico:
“Vim para a feira para buscar conhecimento e gostei bastante da palestra. Ela ensinou bastante coisa, tiveram muitas dicas sobre filtros, enfim, foi muito boa a palestra. Tenho 10 anos de profissão e os macetes de encaixar os filtros para que eles não sejam danificados, como montar os módulos vão me ajudar. Vou levar isso (conhecimento) para a vida.”

Marcio Alexandre da Silva, 40 anos, 10 anos como mecânico. Atua na oficina Center Jet em Maringá/PR

 

Nakata

 

A Nakata, fabricante de autopeças, levou ao Atualizar a sua palestra sobre Amortecedores. O responsável por disseminar a informação foi o Consultor Técnico da empresa, José Roberto da Costa Tavares. O palestrante aproveitou o Atualizar para fazer uma apresentação institucional da empresa, falando sobre seus diferenciais técnicos, processo de fabricação do produto e ainda deu dicas sobre argumentação de vendas de amortecedores. “É bastante importante e é uma necessidade vital para os mecânicos saberem explicar ao seu cliente a necessidade de trocar os amortecedores.”, explicou José. O palestrante acrescentou que algumas dúvidas técnicas dos mecânicos eram bastante específicas. “Eles têm interesse, inclusive, em saber sobre a construção dos amortecedores. São curiosidades técnicas que os ajudam a entender o funcionamento da peça e, com isso, entenderem quando algo de errado está acontecendo. Estou saindo daqui impressionado. A sala esteve sempre muito cheia e eu senti o empenho dos participantes. Foi uma experiência única”.

 

Palavra do Mecânico:
“Fui abordado no estande da Nakata, onde me falaram da palestra e eu achei interessante participar. Nós aplicamos os amortecedores da Nakata em nossa oficina e é uma marca muito comercializada em nossa cidade. A palestra foi importante, pois trouxe bastante base técnica para a gente saber como aplicar o produto e sobre o argumento de venda para o cliente, explicando a importância de sua troca nos aspectos de segurança e dirigibilidade”

Valmir Pedro Krug, mecânico há 28 anos e proprietário há 12 anos do Auto Center Krug Car na cidade de Realeza

 

Tecfil

 

A Tecfil apresentou o seu posicionamento de mercado, novos clientes e parcerias. Tudo isso, sem esquecer de mostrar os lançamentos e de levar aos presentes informações sobre a manutenção preventiva dos filtros. “Abordei a importânca dos quatro filtros principais (óleo, combustível, ar e de cabine) e os danos causados ao motor devido a não realização da manutenção”, explicou Léo Estevam de Souza, técnico da Tecfil. Entre as perguntas, as principais foram sobre a aplicação dos filtros e os motivos de realizar a manutenção. Outras dúvidas surgiram sobre filtros de mesmos tamanho e roscas, assim como onde consultar o catálogo da Tecfil, ferramentas e treinamentos. “Aproveitamos a ocasião para atualizar os profissionais dos nossos meios de informação (canal do Youtube, catálogo online/impresso/de parede e aplicativo para smartphone). “A feira bombou e o público foi muito bom – registramos em algumas palestras mais de 30 pessoas. A ideia é levar informações às vezes restritas dentro da fábrica. Queremos deixar o cliente cada vez mais atualizado das nossas mudanças, inovações e lançamentos”.

 

Palavra do Mecânico:
“Venho para buscar mais conhecimento e melhorar o meu serviço. Trabalho sozinho na minha oficina e neste ano participei de todas as palestras. Não coloco defeito em nenhuma e acho errado alguém criticar alguma. Inclusive participei de uma palestra por duas vezes devido a me enganar na hora da inscrição (risos). É um colírio para os olhos e reforçou mais a informação transmitida. Agradeço a Revista O Mecânico.

Sineo Schütz, 72 anos, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

 

Wahler

 

Válvula termostática ainda é um assunto polêmico entre mecânicos. Por isso, a Wahler – fabricante do componente e marca da divisão Emission Systems da BorgWarner – levou ao Atualizar sua palestra sobre as causas que levam ao superaquecimento do motor. Consultor técnico de vendas, Heribaldo Souza explica que a válvula termostática é o carro-chefe da linha Wahler, mas a fabricante enfrenta alto índice de devolução de produtos em garantia que, após análise técnica, demonstram não ter defeito algum. “Nem sempre o problema do arrefecimento é a válvula termostática. Observamos muitas trocas indevidas em campo. Por isso, desenvolvemos essa palestra para tentar minimizar o retorno dessas peças à fábrica”, declarou Heribaldo. As principais dúvidas dos mecânicos giraram em torno do motor Ford Zetec RoCam, cuja válvula termostática tem acionamento tanto mecânico quanto elétrico. “Além da peça, o mecânico também tem um custo de mão de obra. Enquanto faz trocas de peça sem necessidade, ele está perdendo dinheiro. Se ele souber como descobrir o problema de primeira, ele não tem esse custo e o cliente final dele não fica insatisfeito”, contou o especialista.

 

Palavra do Mecânico:
“Vim à Autopar com o intuito de aprender coisas novas, buscar conhecimentos sobre mecânica, conhecer aquilo que a gente ainda não conhece. A palestra mostrou um conteúdo bastante interessantes sobre motores e eu procurei entender o que era, então. O Atualizar leva bastante conhecimento, esta de parabéns.

Felipe Albuquerque, 29 anos. Trabalha no Império das Peças em Chopinzinho/PR

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