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Autonor em rítmo de crescimento

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Feira automotiva no nordeste aumenta empresas expositoras e tem público maior. Em sua 7ª edição, leva informação com ciclo de Palestras do Atualizar e novidades para mecânicos

Victor Marcondes

Divulgação

 

O setor de reparação no nordeste, como em outros locais do Brasil, ainda sofre com a falta de informação técnica de qualidade. São muitos os esforços para que o mercado fique mais homogêneo com relação a conhecimento e capacitação. Em Pernambuco, a sétima edição da Autonor, maior feira de tecnologia automotiva da região, contribuiu para a exposição de produtos e serviços inovadores, além do intercâmbio entre profissionais e empresários do segmento.

 

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O grande destaque da Autonor 2011 foi o ciclo de palestras técnicas do Projeto Atualizar O Mecânico, promovido pela Revista O Mecânico pela segunda vez na cidade. Nesta edição, o programa teve a parceria das empresas ElringKlinger, Gates e Nakata, que garantiram dicas e informações sobre manutenção para o público do evento.

 

Neste ano, a feira foi bem maior em comparação a outras edições. Foram 450 empresas que estiveram presentes com novidades em autopeças, acessórios, máquinas, ferramentas, softwares e lubrificantes. A expectativa de público também cresceu com, aproximadamente, 60 mil pessoas circulando pelo pavilhão.

 

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Promovida pela Autonor Empreendimentos e Consultoria, o evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. E contou com o apoio de importantes parceiros como Sincopeças-PE, Sindirepa-PE, SEBRAE, Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) e Fecomercio.

 

Algumas das empresas que participaram do evento foram Bosch, Corteco, DHB, Elring, Kostal, Nakata, Grupo Randon (Sunspensys, Fras-le, Master, JOST e Castertech), SKF, Tenneco, Urba e Brosol.

 

A Autonor é um evento tradicional e ponto de encontro do setor de reposição, peças e serviços na região nordestina. A feira tem se consolidado como um local de promoção de produtos e serviços para o setor automotivo. Além disto, contribui para a disseminação de conhecimento técnico e ainda promove a discussão tão essencial para a evolução de toda a indústria automotiva no País.

 

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Tecnologia das juntas automotivas

 

Focadas na divulgação da marca e dos produtos Elring, as palestras foram esclarecedoras para os reparadores que participaram desta edição do Projeto Atualizar, na Autonor 2011. Matheus Michelon, assistente técnico da empresa, abordou o desenvolvimento, a modernização e reforçou a evolução das juntas de cabeçote para atender o mercado automotivo.

 

Foi explicado na apresentação que as tecnologias aplicadas nos motores atuais têm o objetivo de deixar os conjuntos mais leves, econômicos e menos poluentes. Consequentemente, as tensões internas aumentam, necessitando de materiais de qualidade que suportem as novas tensões de pressão de combustão e temperatura para melhor vedação do conjunto.
Na palestra, o técnico enfatizou os diferentes materiais que são utilizados para o processo de fabricação das juntas da Elring. Segundo ele, propulsores mais antigos usam a junta sof (onde trabalham com menor pressão de combustão e temperatura), enquanto que os veículos Flex utilizam componentes metálicos com multicamadas. Já os motores a diesel da linha eletrônica, contam com materiais feitos de metal borracha (juntas metálicas com vedação de borracha nas passagens de água e óleo).

 

Falou sobre a obrigatoriedade da troca do parafuso de cabeçote, principalmente nestas novas gerações de Motores ,tanto na Linha Leve (flex) quanto na Linha Pesada de Motores Eletrônicos. Os temas reforçados durante toda a apresentação foram a abertura do conjunto e a aplicação do torque exato (torque Kg Torque Ângulo) e a espessura maior das juntas de cabeçote. O técnico esclareceu que, geralmente, essas juntas existem para compensar algum tipo de retífica no cabeçote, com o objetivo de manter a taxa de compressão correta.

 

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Correias e Tensionadores Automotivos

 

Nesta edição do Projeto Atualizar O Mecânico, a Gates do Brasil apresentou aos mecânicos do nordeste a sua gama de correias, e tensionadores, voltados para diversos veículos nacionais e importados. Na palestra, o coordenador de vendas da Gates, Gilmar Mattos, falou sobre as atividades das fábricas no Brasil e apresentou os procedimentos e as tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos produtos da marca.

 

Além disso, falou da empresa de um modo geral e da comemoração dos 100 anos de Gates no mundo inteiro. Foram abordados também os problemas que podem ocorrer com os produtos, como fazer diagnóstico correto e solucioná-los. A aplicação correta das correias Gates foi outro ponto importante da apresentação de Gilmar.

 

O coordenador reforçou a importância da informação técnica dentro da oficina, para que os mecânicos possam desenvolver melhor o seu trabalho e garantir a satisfação dos seus clientes. Foi apresentado para o público o Guia Automotivo Gates e o novo catálogo eletrônico, com atualização das linhas de correias e tensionadores, incluindo a série completa de mangueiras da Gates. Ao todo são 4 mil aplicações, todas com fotos.

 

Com o objetivo de se aproximar dos mecânicos da região, as palestras da Gates sofreram algumas adaptações que contribuíram para ficar de acordo com a realidade do reparador nordestino e facilitar o entendimento sobre os processos da empresa.

 

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Sistema de arrefecimento

 

Participando pela primeira vez do ciclo de palestras do Projeto Atualizar, a Nakata teve a oportunidade de divulgar informações técnicas sobre análise e aplicação de produtos para os mecânicos na Autonor 2011. Durante a apresentação, Leandro Leite, assistente técnico da região Nordeste, abordou a história da empresa e falou sobre os principais lançamentos da companhia.

 

De acordo com ele, iniciar a palestra com a parte institucional foi importante para obter a confiança dos participantes. “Em seguida enfatizei temas técnicos de componentes recém-lançados como bomba de óleo e bomba de água. Porém, as explicações vão além, discutindo os sistemas de lubrificação e de arrefecimento. São sistemas com conceitos simples, mas que ainda geram muitas dúvidas entre os reparadores”, afirma.

 

Além das bombas de água e óleo, o técnico diz que os componentes automotivos mais explorados na apresentação foram aditivos, válvula termostática, radiador, ventoinha, juntas, filtros, lubrificantes, cabeçote, entre outros itens que englobam o conjunto.

 

Para ele o “retorno foi ótimo”, principalmente em razão da carência de informações técnicas que ainda atinge negativamente os profissionais do nordeste. “Por conta disto, há muitas perguntas, o que em minha opinião é muito bom! Mostra que o participante está mesmo interessado em aprender. O reparador deve aproveitar ao máximo esse contato com o fabricante para esclarecer suas dúvidas”, recomenda.

 

Segundo Leandro, o público tinha muitas questões a respeito da pressão ideal de trabalho, temperatura, aditivo, superaquecimento de motor e pressão do óleo. “Durante os treinamentos, comento sobre problemas inusitados e as possíveis soluções. Não é raro um reparador afirmar que passou pela mesma situação e teve muita dificuldade em solucionar o problema, que muitas vezes é simples, mas que, por falta de informação, deixa o reparador de cabelo em pé!”, exclama.

 

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