Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Automec 2011: a feira das soluções

Automec 2011

Marcas de renome comprovam a importância da reposição nacional dentro do contexto internacional de manutenção automotiva e apresentam seus produtos a um públicdo selecionado e interessado em conhecer

Carolina Vilanova
Fernando Lalli
Victor Marcondes

As coisas voltaram ao normal nessa 10ª edição da Automec (Feira de Autopeças, Equipamentos e Serviços): o corredor principal recuperou sua grandiosidade e reconquistou nomes de extrema importância no aftermarket e que não constavam na lista de expositores na última edição, em 2009. O evento foi realizado entre os dias 12 e 16 de abril no Pailhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP, com a participação de 1142 empresas expositoras.

A feira voltou reforçada, foi muito elogiada pelos participantes e motivo de orgulho para organizadores e apoiadores. “Não deixou nada a desejar a Automechanika da Alemanha e garantiu aos mais de 70 mil visitantes muitas novidades e lançamentos”, disse Antonio Carlos Fiola, presidente do Sindirepa-SP. “E mais do que isso, permitiu a integração de todos os elos da cadeia num cenário muito positivo”, comemorou.

O sucesso do evento depende do público e, na Automec, só teve visitante qualificado. O interesse em conhecer novas tecnologias e produtos e fazer negócio era visível nos que circulavam pelos corredores lotados. O espaço estava apertado, muita gente amontoada atrás de informações. Quem visitou a feira teve também a oportunidade de aprimorar seu conhecimento por meio de palestras técnicas, inclusive o Projeto Atualizar O Mecânico, que foi apresentado mais uma vez no estande da Revista O Mecânico.

Certamente, o momento dessa Automec não poderia ter sido melhor, com a recuperação daquilo que nem chegou a ser exatamente uma crise, em 2009, mas que foi revertido em recordes e mais recordes de produção de veículos, e consequentemente de autopeças, movimentando no final, todos os elos da cadeia. De acordo com dados do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) a reparação de veículos fechou o ano de 2010 com crescimento ao redor de 24,7% com relação a 2009, e as previsões são animadoras.

“Há uma série de fatores que contribuem para que o desempenho do setor siga em expansão. O primeiro deles é, sem dúvida nenhuma, o crescimento da frota circulante que deve chegar perto dos 32,4 milhões de veículos, um crescimento de 8,4% em relação aos 29,9 milhões da frota de 2009. A inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo, que concentra 22% da frota circulante, e a maior conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva de veículos completam o set de fatores impulsionadores do aftermarket”, avalia Antonio Carlos Bento, do GMA.

Vamos saber agora, o que pensam os expositores presentes na Automec sobre a importância da feira e as boas expectativas do nosso mercado para o ano de 2011 e os que estão por vir. Ao mecânico significa: mãos a obra, vamos aproveitar e reparar!

Automec 2011

EXPOSITORES

“O nosso estande com tema de cinema ficou ótimo, os clientes adoraram. Não participamos da edição anterior, então a expectativa para este ano era grande. A feira está rica, linda e muito mais profissional. Neste ano, viemos ao evento com a finalidade de reforçar as nossas marcas entre os consumidores, focando Nakata, Spice e Power Engine”, Jorge Schertel, Affinia.

“A feira marca uma ação inovadora da Alfatest, quando lançamos, ou melhor, popularizamos o scanner automotivo num modelo comercial exclusivo de aluguel mensal, tipo comodato, que está fazendo muito sucesso entre o público. A Automec tá “bombando” e por conta da inspeção veicular, a busca por equipamentos está aumentando”, Klaus Marques, Alfatest.

“Logo no início fechamos uma parceria com um distribuidor comercial com potencial de comercializar 240 elevadores por ano. A Automec é ótima para fazer contatos e depois colher frutos durante o ano inteiro. Trabalhamos sempre com visão de médio e longo prazo, investindo de forma sustentável em novas tecnologias, a fim de solidificar a marca do mercado”, Everaldo Oliveira, Altosul.

“Estamos aqui para mostrar que somos uma empresa parceira do mecânico, mostrando nosso amplo portfólio e oferecendo informações. Queremos passar credibilidade aos reparadores, para que ele nos identifique com uma parceira em gestão de tendências. O aftermarket é muito importante para Bosch, pois é necessário sustentar esta mesma peça que foi para a montadora na reposição”,Elaine Durães, Bosch.

Automec 2011

“Não deixamos de investir na Automec mesmo na crise, pois enxergamos que é uma feira de negócio internacional. O importante não é a quantidade de negócios, mas a mensagem que se passa ao mercado, que faz parte integrante da cadeia. A expectativa é mostrar o que a marca tem para oferecer como reposição em termos de tecnologia de alto nível”, Sergio Veinert, BorgWarner.

“Esse é o primeiro ano que dedicamos uma parte do nosso espaço para a marca Textar, que são pastilhas e discos voltados para veículos de luxo. Além disso, aproveitamos os 50 anos da Cobreq no país para revigorar a nossa marca, afinal, estamos passando por um momento único de transição e a Cobreq quer aprimorar para acompanhar a indústria”, Feres Macul, Cobreq.

“O aftermarket para nós é historicamente um segmento estratégico, já que a origem do grupo está no mercado de pneus, cujo mercado de reposição é muito maior do que o de OEM. Cerca de 50% de todo o faturamento do grupo é aftermarket. A feira é uma oportunidade de receber nossos clientes diretos, assim como representantes de toda a América Latina”, Fernando Gonsalves, Continental.

“Estamos aqui para fortalecer nossa marca e contar nossa história. A feira é importante para que o mecânico tenha um contato efetivo com o fabricante, conhecer tecnologias e diferenciais entre as empresas. O aplicador é o líder, ele é o formador de opinião do nosso produto, que é um produto técnico.”, Luis Freitas, Corteco.

“A Dayco estava na feira quando não vieram os outros grandes, ganhando evidência no mercado e o estande na avenida principal, um lugar de destaque que conquistamos e o resultado foi muito bom. Esse ano vai ser melhor ainda. Queremos somar os resultados do ano passado”, Ronaldo Teffeha, Dayco.

Automec 2011

“Há oitos anos não participávamos da Automec e nesta edição, a feira nos surpreende muito positivamente. O objetivo é retornar com o foco na reposição, mas reforçando que queremos divulgar a peça original. Um evento como este é muito importante para gerar novos negócios e a quantidade de distribuidores do exterior nos deixou muito empolgados”, Marc Boadas, Dana.

“Nunca deixamos de acreditar na Automec, temos obrigação de participar de uma feira desse porte, inclusive, por conta do momento em que o Brasil passa. Mas não é simplesmente montar um estande, é transmitir ao mercado a importância dos elos da cadeia na responsabilidade da manutenção da frota. Temos o foco dedicado ao aftermarket. Esse é o compromisso da Delphi”,Edson Brasil, Delphi.

“Nós participamos de todas as edições da Automec, é o canal de maior significado do ramo. Sempre divulgamos a qualidade de nossos produtos que, aliás, contam com o selo ISO 9001. Estamos investindo em qualidade e diversificação e viemos para o evento, principalmente para apresentar o relé duplo para faróis e o nosso tradicional catálogo com informações técnicas”, Kelly Salfatis, DNI.

“Maravilha! Melhor feira em muitos anos. Recebemos em nosso espaço donos de empresas, os que tomam a decisão, inclusive de países como Índia e Alemanha. Toda a equipe da empresa veio nos visitar e isso é muito bom”,Hans Eckert, ElringKlinger.

“O evento estava muito empolgante, com muita gente circulando pelos corredores repletos de estandes. A edição de 2009 foi menor por conta da crise econômica que afetou o mundo. Mas a perspectiva para a Automec 2011 foi outra: bem maior, com mais estandes e muito melhor para se trabalhar”,Flávio Fornasier, E-Master.

“No nosso segmento, sabemos que o mecânico é um elemento decisivo no processo. Nós produzimos itens de segurança, temos constantemente nossa equipe técnica no mercado em treinamentos, palestras, com todo o setor. Procuramos apoiar todo o segmento e principalmente treiná-lo, por isso acho que é muito importante que eles recebam a nossa informação aqui na feira”, Rogério Ragazzon, Fras-le.

Automec 2011

“Ficamos surpresos, pois a feira está muito grande. Encontramos muitos clientes, principalmente, da América Latina. Estamos felizes com o resultado, os clientes estão fechando negócios. Notamos que o público está mais qualificado e que os grandes estão de volta. A feira está fortalecida, tanto para negócios quanto relacionamento”, Ananda Pereira, Freios Controil.

“Está sendo uma surpresa, pois tem muito movimento, inclusive, nos primeiros dias, recebemos muitos clientes estrangeiros que ficaram surpresos com o tamanho da Gates, queremos nos aproximar dos nossos clientes. Fizemos um túnel do tempo para lembrar os 100 anos da Gates no mundo. Além disso, as palestras do Atualizar também nos ajuda aproximar a marca do reparador”,Cleber Vicente, Gates.

“A Feira está muito boa e o movimento está excelente tanto na reposição brasileira quanto no comercio exterior, pois estamos recebendo muitos clientes da América Latina. Com a feira cria-se um canal de comunicação e a lição de casa é o contato posterior com esse pessoal. Comemoramos 10 anos como fornecedor oficial de correias para a StockCar, inclusive temos o carro do Átila Abreu no nosso estande”, Ivan Furuya, Goodyear Produtos de Engenharia.

“Esta é a oportunidade de conhecer o nosso cliente de frente, aquele que compra através do site e pela central de telefone. Além disso, eles podem tirar dúvidas com a equipe e descobrir quem está por trás da loja virtual. Assim reforçamos que a Gurgel, apesar de ser uma empresa de internet, possui uma grande estrutura sólida e de qualidade”, Matheus Ramos Vieira, Gurgel.

“O grande benefício em levar conhecimento técnico para o mercado é o mecânico ver a Henkel como uma empresa que não está oferecendo só produto, está levando soluções, está melhorando o nível do mecânico”, Sérgio Redondo, Henkel.

“Achamos o primeiro dia bem tranquilo, totalmente diferente do segundo, que estava bem movimentado. Estamos na Automec desde 1996 sempre com a expectativa de fazer negócios com os mecânicos. Estamos atendendo o reparador com muita informação também, disponibilizando um consultor técnico”, Erica Tronci, Jedal.

Automec 2011

“Em geral, a reação está sendo muito positiva, tanto em relação à nossa forma de apresentação quanto em relação de negócios. Além do mais, temos uma visão positiva sobre a economia do Brasil. Nossa expectativa é confirmar que o Brasil e a América Latina estão em foco no Grupo, tanto em montadora quanto na reposição”, Claus von Heydebreck, KS.

“É sempre muito gratificante participar de uma feira de grandes proporções como a Automec. A finalidade de marcarmos presença é consolidar a marca no mercado e comemorar os 40 anos de existência. Tivemos muitos dias produtivos com diversas visitas de compradores de fora do Brasil”, Rafael Galea, Leone.

“Grande parte do público veio do exterior a fim de firmar parceria com a gente. Um dos pontos mais interessantes foi a chegada do pessoal da China muito mais preparado, falando português e visando novos negócios. Com relação aos mecânicos, disponibilizamos um consultor técnico preparado para solucionar qualquer dúvida a respeito de nossos produtos”, Rafael Gimenes, Luporini.

“O mercado brasileiro é fundamental na estratégia de aftermarket da marca, já que o Mercosul, representa 50% do faturamento global de aftermarket. Isso acontece devido a frota representativa, crescente que demanda reposição. Temos uma rede de 1.299 oficinas credenciadas que conta com todo treinamento e apoio técnico”, Eliana Gianocaro, Magneti Marelli.

“Aqui é uma oportunidade que temos de estreitar o relacionamento com o cliente. Disponibilizamos uma equipe especializada e focada no atendimento para o consumidor final, além de uma central de atendimento preparada para solucionar dúvidas de aplicadores e representantes ao redor do Brasil que cumprem função tanto comercial quanto técnica”, Pedro Geraldo Ortolan, Mann.

“A feira é ótima para estreitar relacionamentos e mais uma vez focamos as atenções no reparador. A empresa preparou consultores para esclarecer todas as dúvidas sobre procedimentos que devem ser feitos antes da Inspeção Veicular, possíveis causas de reprovação e a inédita avaliação de ruído no escapamento”, Cassiano Carvalho, Mastra.

“Para esta edição estamos visando o lançamento do novo catálogo, que vem com disco para instalação, e as novas embalagens para coxins. Também aproveitamos para divulgar a ampliação da nossa instalação. Para se aproximar ainda mais dos mecânicos deixamos um consultor técnico na porta e um jogo da memória digital para interação com eles”, Simone de Azevedo, Mobensani.

“Estamos entrando na Automec com o pé direito, com lançamento de novos produtos, que atendem tanto linha leve quanto pesada. A feira está muito técnica, o público veio colher informações e comprar, ninguém veio passear. Além disso, os grandes estão de volta, com certeza essa é uma das melhores feiras em termos de negócios”, Jair Chiorlin, Motorbest.

“Excelente o movimento dentro da feira. Estamos com uma equipe empenhada em atender todos os visitantes e até momento já foram feitos muitos possíveis contatos para exportação de produtos. Estamos focados na divulgação da linha de amortecedores Quick-Struct, os amortecedores eletrônicos (CES) e o moderno Kit de Controle Rancho com wireless”, Cibele Cozer, Monroe.

“Nesta edição estamos focados no programa “Fidelidade Mecânico”. Percebemos que cada vez mais o reparador tem aumentado a sua participação na internet. A Automec é a 3ª maior feria de autopeças do mundo. Nós, que rodamos por vários eventos ao redor do mundo, podemos afirmar que esta edição está um show!”, Alfredo Bastos, MTE-Thomson.

“Estamos vivendo um momento bacana. Depois da crise, o mercado está se recuperando bem e é hora de mostrar o que está por vir. O mercado está receptivo e estamos ampliando a linha de sensores para a reposição. Muitos mecânicos vêm no nosso estande buscar informações sobre outros produtos. Recebemos visitantes da América Latina e outros países”, Ricardo Namie, NGK.

“A Automec 2011 ultrapassou as nossas expectativas, a receptividade dos nossos produtos pelos visitantes está sendo muito boa. Muitos aplicadores da linha elétrica estão procurando pela gente para tirar dúvidas sobre instalação”, Cirilo A. S. Moscatelli, Osram.

“A Automec é uma grande vitrine e a companhia está focada em revelar as novas soluções em luzes LED e as inovações que estamos propondo em outros segmentos, como o purificador de ar. Mostramos o nosso leque amplo de lâmpadas, além das comuns amareladas, as luzes de alta performance e lâmpadas com tonacidade branca ou azul”, Ivan Farah Lellis, Philips.

“Este é o momento de ter contato com os nossos consumidores, com três públicos dos nossos produtos: distribuidores, varejistas e o mecânico. Para o reparador temos um canal direto de dúvidas técnicas, além de um boletim quadrimestral com informações de utilização e manutenção dos nossos lançamentos”, Fernando Ratão, da Raven.

“A feira está melhor que os outros anos, pois o público está mais especializado. Existe muita concorrência de produtos de qualidade inferior ao dos brasileiros e muita gente importando sem se preocupar com durabilidade e aplicação correta dos produtos. Os produtos são semelhantes mas não atendem às especificações nacionais”, Hans Rudolf Kittler, Rodafuso.

“Relacionamento sempre foi o nosso forte e aqui na Automec temos a oportunidade de mostrar as nossas novidades para o nosso público, mecânicos e balconistas, que são o nosso canal. O aftermarket para Sabó é a jóia da coroa: representa 60% do nosso mercado”, Marcus Vinícius, Sabó.

Automec 2011

“Não adianta só vender a peça, tem que dar assistência técnica. O diferencial nosso é justamente esse. Nós temos um trabalho direto com o mecânico quanto à treinamento e relacionamento. Ele é quem decide a marca da peça. Por isso, ele tem que se atualizar”, Rubens Campos, Schaeffler Brasil.

“A feira está sendo ótima, recebemos a visita de muitos clientes e isso é importante, pois vivemos um momento de mudança, estamos entrando numa nova fase, o que nos ajuda apresentar ao público nosso novo conceito: mais moderno e mais próximo aos mecânicos. A feira ajuda a reforçar o vínculo da nossa marca com o cliente”, Danyelle Santos, Taranto.

“Estamos apresentando as novas embalagens modernizadas, linha de filtros de cabine e filtros para motos. Também estamos divulgando o novo centro de distribuição, o programa Pit Stop Tecfil, e os procedimentos para a correta troca de óleo. No Atualizar O Mecânico estamos focando a manutenção e fabricação dos filtros”, Simone Queroiz, TecFil.

Automec 2011

“O movimento está surpreendente, com público de qualidade. A feira anterior foi muito boa, mas esta superou. É uma das melhores de todos os tempos! Já realizamos muitos negócios até o momento. Estamos com sete lançamentos no estande, entre eles, o dinamômetro portátil TM 900”, Lorenzo Picolli, Tecnomotor.

“Queremos que o mecânico e todo o público tenham acesso total aos lançamentos da marca. Para nós, é muito importante estar próximo dos aplicadores e, para chegarmos ainda mais perto deste público, estamos lançado na feira a seção E-Learning. O aftermarket é onde temos o contato com o público final, local de proximidade com o aplicador”, Fernanda Giacon, TRW Automotive.

“Tenho certeza de que essa é a feira mais importante de todos os tempos e marca ainda a nova identidade da empresa, numa gestão progressista e de divulgação para o público. Muitos clientes visitaram o estande. Hoje apostamos uma assistência técnica mais forte, mais próxima do mecânico”, Raphael Lioi, Urba-Brosol.

“A Automec está espetacular! Só nos dois primeiros dias passaram pelo estande mais de 2.500 pessoas. Conseguimos contato com clientes que não conheciam a empresa, queremos mostrar a força da marca no mercado. Atualmente, o setor enfrenta a escassez de peças e nossa meta é atender os clientes em quantidade”, Rafael Steinhoff, Zeene.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php