Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Audi lança o esportivo S3 Sedan no Brasil

A Audi começa a vender no Brasil a versão esportiva do modelo A3 Sedan: o S3 Sedan. Esta versão é equipada com motor 2.0 Turbo FSI, com 4 cilindros e 16 válvulas, capaz de gerar potência de 280 cv entre 5.500 e 6.200 rpm, além de 380 Nm de torque entre 1.800 e 5.000 rpm.

17202
Motor (abaixo) do Audi S3 Sedan gera 280 cv

17204

Para chegar a esses números, a fabricante equipou o propulsor com o sistema combinado de injeção direta e indireta, que atua de acordo com estratégias específicas do motor, ora usando um sistema, ora usando outro. Segundo a fabricante, sob solicitação parcial, a injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as emissões de partículas. Já a injeção direta entra em ação na partida e em situações de alta solicitação do motor.

O motor também é vários quilos mais leve que sua geração anterior, e conta também com sistema Audi Valvelift (que varia a elevação das válvulas para otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão), além de coletor de exaustão integrado ao cabeçote, dois eixos de comando de válvulas ajustáveis, gerenciamento térmico inovador com válvula rotativa, bomba de óleo regulável, atrito interno reduzido e cárter com paredes estreitas.

A Audi afirma que, com essas tecnologias, conseguiu uma economia de aproximadamente meio litro para cada 100 quilômetros rodados, além de mais desempenho. Dois eixos de balanceamento garantem a suavidade do funcionamento do motor. Pistões de alumínio especial e bielas de alta resistência com novas bronzinas transmitem as forças para o virabrequim. O turbo gera até 1,2 atmosferas de pressão e pode suportar temperaturas de escapamento de até 1.000°C, e trabalha associado a um intercooler. O cuidado com a aparência chegou até ao som do escapamento, onde flaps controlam o ruído abrindo em alta rotação.

17203

Na transmissão, o Audi S3 Sedan traz câmbio automático S tronic de dupla embreagem, com opções de trocas manuais por meio dos shift paddles (borboletas) atrás do volante. Já o sistema quattro de tração integral possui embreagem multidiscos controlada eletronicamente. O sistema distribui a força disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras – caso percam tração, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.

O modelo ainda traz de série o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic.  O condutor pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual ao toque de um botão. O modo individual permite ao motorista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas. O S3 Sedan ainda possui sistema Launch Control (para arrancadas amis agressivas) e sistema de recuperação KERS, (que transforma a energia cinética em elétrica quando o acelerador é alividado, aumentando ainda mais o rendimento do combustível).

O novo Audi S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas com pneus 225/40 R18 são standard. Os discos de freios dianteiros têm 340 milímetros de diâmetro, com pinças que trazem o logotipo S3. Os freios também possuem sistema de controle de estabilidade ESC.

17205

Ficha Técnica

Motor
2.0 Turbo FSI
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3) / Nº válvulas por cilindro : 1.984 / 4
Potência (cv): 280 entre 5.500 – 6.200
Torque (Nm) 380 entre 1.800 – 5.000

Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic 6 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm) 4.469
Largura (mm) 1.796
Altura (mm) 1.392
Distância entre eixos (mm) 2.631

Performance
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,9
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

Preço
R$ 207.980,00

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php