Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Audi deixa Mundial de Endurance para se dedicar à Formula E

626-audi-leaves-wec-1

Nesta quarta-feira, 26/10, a Audi anunciou que deixará de competir no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) ao final de 2016. O objetivo é concentrar suas forças na Formula E, campeonato de carros elétricos monopostos no qual a Audi irá assumir a equipe ABT Schaeffler como oficial de fábrica a partir da próxima temporada, no segundo semestre de 2017.

626-audi-leaves-wec-4

A Audi considera a Formula E como a categoria de competição de maior potencial para o futuro. “Nós vamos disputar a corrida pelo futuro movido à eletricidade”, declarou Rupert Stadler, CEO da marca alemã. “Assim como nossos carros de produção estão se tornando cada vez mais elétricos, nossos carros de competição, que são a tecnologia de ponta da Audi, também devem ser”.

Lucas Di Grassi, Loïc Duval e de Oliver Jarvis no pódio nas 24 Horas de Le Mans em 2016
Lucas Di Grassi, Loïc Duval e de Oliver Jarvis no pódio nas 24 Horas de Le Mans em 2016

Desde 1998, a Audi venceu 13 vezes as 24 Horas de Le Mans e, desde 2012, foi duas vezes campeã do WEC com o protótipo Audi R18 e-tron quatro, além dos sucessos em outras categorias semelhantes como a ALMS (American Le Mans Series). “Depois de 18 anos nas corridas de protótipos, que foram extremamente bem-sucedidas para a Audi, é extremamente difícil ir embora, obviamente”, afirmou o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich.

Equipe Audi ABT Schaeffler se tornará o time oficial de fábrica da marca alemã a partir da próxima temporada da Formula E
Equipe Audi ABT Schaeffler se tornará o time oficial de fábrica da marca alemã a partir da próxima temporada da Formula E

O brasileiro Lucas Di Grassi, piloto da Audi tanto no WEC quanto na Formula E, conquistou três pódios em quatro participações nas 24 Horas de Le Mans. Ele comentou a decisão da fábrica agradecendo à equipe. “Fui extremamente bem recebido, considerado um membro da família, o que facilitou muito a minha adaptação naquela época em que eu iniciava uma nova fase na minha carreira. Para mim tem sido uma honra representar a Audi, uma marca e um sistema de trabalho com os quais eu me identifico de maneira gigantesca”, disse Di Grassi.

No Mundial de Endurance, Lucas tem uma vitória e duas pole-positions na atual temporada, e segue na luta pelo título da competição faltando duas provas para o final do campeonato, as 6 Horas da China e as 6 Horas do Bahrein. “A Audi vai focar na Fórmula E, e eu também. Vai ser meu trabalho integral, pois é um campeonato que está se expandindo, crescendo muito. Estou muito contente com a categoria, que vem tomando uma dimensão muito grande. E a prova disso é o comprometimento da Audi a longo prazo com a Fórmula E”, finalizou o piloto de 32 anos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php