Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

ANRAP palestra sobre importância da remanufatura para a sustentabilidade

Durante a Automec 2013, a Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (ANRAP), a convite do Sindipeças, realizou palestra para destacar a importância do processo de remanufatura na cadeia produtiva, especialmente para a preservação do meio-ambiente. As empresas associadas à ANRAP são BorgWarner, Bosch, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett, Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK), TRW Automotive e ZF (com a linha de embreagem SACHS).

Segundo o presidente da ANRAP, Jefferson Germano, o foco do processo de remanufatura é “reduzir, reusar e reciclar”. O fabricante, que detém a tecnologia de produção, é capaz de expandir a vida útil de componentes ao remanufaturá-los, retornando-os ao mercado com garantia de originalidade e procedência. O processo, assim, reduz o consumo de matéria prima, água, energia elétrica, entre outros materiais, além de reduzir resíduos na cadeia produtiva, que seriam gerados na fabricação de componentes totalmente novos.

Um levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontou que em Abril/ 2013 o número de veículos em circulação no Brasil chegou à 77 milhões, destes 56% correspondem à automóveis. Caminhões e ônibus correspondem à 3% e 0,6% respectivamente. O sudeste é a região com maior concentração de veículos (cerca de 39 milhões), seguido pelo sul (16 milhões), nordeste (12 milhões), centro-oeste (7 milhões) e norte (3 milhões). “Com o crescimento da frota brasileira de veículos, cresce a responsabilidade ambiental. Cada vez mais, o mercado tem a consciência de que o processo reverso de distribuição e a remanufatura de produtos são essenciais para a preservação do meio ambiente”, ressaltou Jefferson.

O palestrante ainda observou que alguns fabricantes comercializam as peças com base de troca. Assim, além do benefício do preço do produto (mais competitivo para aplicadores e consumidores finais), a remanufatura também garante que a peça não mais utilizável tenha um descarte correto e, por fim, não contamine o meio ambiente. Por isso, a devolução de peças não mais utilizáveis em bom estado de conversação para os fabricantes é extremamente importante, finalizou o presidente da entidade.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php