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Análise dos sensores do Corolla

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Acompanhe  a análise dos sensores do Corolla e as dicas de manutenção com os testes de verificação

Carolina Vilanova

 

Nada mais importante num automóvel do que ter um sistema de injeção eletrônica ajustado, com todos os sensores e atuadores funcionando corretamente. Afinal, todos os componentes devem trabalhar em conjunto, ou seja, se um sensor estiver avariado todo o sistema vai apresentar falhas, o que significa desempenho comprometido e excesso de consumo de combustível e de emissão de poluentes, uma questão grave, principalmente com a inspeção veicular na cidade de São Paulo.

 

Nessa matéria, realizada com o apoio técnico da MTE-Thomson e do instrutor do SENAI, Jerônimo Bastos, vamos abordar o conceito e o procedimento de testes de sensores e atuadores do Toyota Corollla 1.8 Flex 16V, fabricado no ano de 2009 e registrando 22 mil km rodados no odômetro.

 

“Antes de fazer qualquer reparo ou substituição, analise criteriosamente as condições em que o veículo está sendo utilizado, a sua quilometragem, traçar um mapa do que está acontecendo e do que deve ser feito. É importante ainda que o mecânico oriente seu cliente em relação a manutenção preventiva, que apesar de estar ficando mais clara na mente dos proprietários, ainda precisa ser mais intensificada”, observa Jerônimo.

 

Manutenção preventiva

 

O primeiro passo é sempre seguir os critérios da montadora, ou seja, o período correto das revisões descrito no manual do proprietário. “Se o veículo foi comprado de segunda mão e o antigo dono não realizou as manutenções, o novo proprietário deve levar o carro até uma oficina de confiança e traçar um plano que pode ser de acordo com o manual, a cada 12 meses ou em menos tempo se o veículo é muito utilizado”, orienta.

 

Na manutenção do sistema de injeção devemos também nos atentar para o óleo do motor, que se estiver vencido pode trazer danos irreparáveis, principalmente, quando o motor apresenta resíduos borra em seu interior.
O Toyota Corolla 16 V possui o comando de válvulas variável que, de acordo com a necessidade, o sistema de injeção eletrônica comanda um solenóide que permite ou não a passagem de óleo sob pressão para uma câmara no comando de válvulas de admissão alterando os graus de abertura e fechamento das válvulas, melhorando a performance do carro.

 

Uma característica desse motor é o conjunto de bobinas integrado, sem cabos de velas. As bobinas são montadas diretamente sobre as velas onde estariam encaixados os cabos. Para trocar as velas tem que retirar as bobinas. Não é recomendável retirar as bobinas e as velas com o motor quente.

 

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Sonda lambda

 

O sensor de oxigênio ou sonda lambda é uma sonda do tipo sistema planar, que utiliza dois fios de aquecimento da resistência, um fio de aterramento e outro de sinal para o módulo reconhecer as informações enviadas. A sonda está localizada junto ao coletor de escape e monitora a presença de oxigênio no cano de descarga, quanto mais oxigênio mais pobre, menos oxigênio a mistura está rica.

 

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Em função dessas informações, a unidade central corrige a relação ar/combustível dentro de uma mistura chamada estequiométrica, na qual os gases resultantes da queima se enquadram dentro das condições previstas pela montadora e pela legislação, possibilitando o bom desempenho do motor e o controle do nível de emissões, otimizando o consumo de combustível. A sonda lambda necessita estar a uma temperatura acima de 350ºC para gerar uma tensão para o módulo.

 

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O técnico deve realizar os testes para identificar quando uma sonda está com problema, sendo que não adianta apenas substituir o componente, é necessário fazer uma varredura no sistema de injeção com a ajuda de um scanner automotivo para identificar a causa do problema.

 

Com a ajuda da literatura técnica da MTE, o técnico pode analisar a coloração que a sonda pode apresentar. Por exemplo, a mistura rica pode deixar a sonda com carbonização seca. Outras avarias como a contaminação pelo óleo lubrificante ou pelo sistema de arrefecimento, quando ocorre a passagem do líquido para o interior da câmara, também acaba prejudicando o componente.

 

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Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor

 

Esse componente faz a leitura da temperatura do líquido de arrefecimento para que a unidade central saiba quando está em fase fria, fase de aquecimento ou já está em regime de temperatura de trabalho. Essa informação é de extrema importância para o funcionamento correto do motor.

 

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Quando o propulsor chega em regime de temperatura de trabalho, o módulo começa a atuar nos parâmetros para que estabilize a regulagem desse motor, checando continuamente as informações enviadas. Se a sonda ou o sensor de temperatura falhar, vai causar consumo excessivo de combustível, assim como o nível de emissões, e por outro lado perda de desempenho.

 

O sensor está rosqueado no cabeçote e mede a temperatura do líquido de arrefecimento. Muitas vezes, o proprietário esquece que o líquido é uma solução combinada, que mistura uma porcentagem de água com um aditivo específico para aquele motor. Ele até observa o nível, mas esquece de avaliar se a solução que está dentro do reservatório ainda está em condições de manter o sistema em perfeito funcionamento.

 

Esse sensor é do tipo NTC (Coeficiente Negativo de Temperatura), ou seja, tem uma resistência variável que muda seus valores de acordo com a temperatura que o motor atinge. Recebe uma alimentação de 5 V vinda da unidade central e, de acordo com a temperatura, manda uma tensão de retorno para o módulo, que varia de acordo com a temperatura que o motor se encontra.

 

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“Qualquer anomalia no sensor ou na conexão, principalmente para quem tem o costume de lavar o motor, qualquer mal contato ou interferência nesse sinal é suficiente para que o sistema entre em módulo de emergência. Isso inclui o funcionamento do eletro-ventilador, que é ativado mesmo com o motor fora da faixa de trabalho, porque perdeu a comunicação com a unidade central. Também pode fazer com que a mensagem seja equivocada, fazendo com que o motor sofra com superaquecimento”, explica.

 

Válvula termostática

 

Sua função é permitir que o motor entre rapidamente em regime de temperatura de trabalho, controlando a passagem do líquido de arrefecimento do motor para o radiador. Quando o motor está na temperatura de trabalho, a válcula permite que o líquido circule por todo o sistema, para refrigerar o motor.

 

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“Infelizmente, muitos profissionais removem a válvula termostática do motor pois não sabem da importância que essa peça tem para o sistema de arrefecimento. Nesse caso, o motor trabalha constantemente com a temperatura baixa e a injeção vai trabalhar em mistura rica, para que o motor ganhe temperatura. Isso eleva o consumo e o índice de emissão de poluentes.

 

Ele comenta que, além disso, as peças internas foram feitas para trabalhar numa certa temperatura de trabalho, se você retira essa peça a temperatura cai e pode interferir na vida útil de outros componentes internos. “Por isso, sempre teste o componente e, na dúvida, substitua a peça. O valor da peça é irrisório em comparação com o problema que pode gerar no carro do cliente”.

 

Obs.: Toda vez que fizer a manutenção do sistema de arrefecimento, faça a limpeza completa, para não deixar impurezas nem aditivo vencido se juntar com o produto novo. Cheque o estado das mangueiras, a bomba d’água e o radiador.

 

Sensor MAF

 

Outro componente é o medidor de fluxo de ar ou sensor MAF (sensor de massa do ar admitida), que está inserido entre o corpo de aceleração do motor e a caixa do filtro de ar. Sua função é medir a quantidade de ar que o motor está aspirando. Esse cálculo a unidade central vai usar para correção de avanço do sistema de ignição. É um componente sensível e de extrema importância que se apresentar defeito, a correção vai deixar de ser controlada eficazmente, fazendo com que o consumo aumente. O problema mais comum que apresenta se dá por falta de manutenção, principalmente, do elemento filtrante. Uma vez que está exposto ao ar da tubulação, qualquer sujeira prejudica o sensor.

 

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Sensor de rotação

 

Fornece ao módulo um sinal elétrico que possibilita a sincronização do sistema (tempo de injeção, avanço de ignição e outros parâmetros) com o Ponto Morto Superior (PMS). O sinal gerado é obtido pela variação do fluxo magnético. Com a rotação, os dentes da roda dentada passam pelo sensor, que fornece um sinal ao módulo a cada passagem dos dentes, informando a rotação do motor. No Corolla, o sensor está localizado num lugar de difícil acesso, próximo da polia na árvore de manivelas. Problemas nesse sensor podem gerar anomalias de imediato no motor e até mesmo fazer com que pare de funcionar.

 

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Sensor de corpo de borboleta

 

No Corolla, o sistema não usa cabo de acelerador, e sim um sistema eletrônico com dois potenciômetros no pedal, que recebem uma alimentação de 5 Volts vinda da unidade de comando. As informações de uso do acelerador são enviadas para a unidade central para que sejam processadas. A unidade vai, então, comandar a abertura do corpo de aceleração.

 

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Ao fazer a manutenção nessa peça, tome cuidado, pois é muito sensível. O corpo trabalha com motor de corrente contínua e dois potenciômetros. Se por ventura o reparador for retirar o corpo para efetuar limpeza, manuseie corretamente. Não mexa na abertura da borboleta para não acarretar danos no corpo, porque o módulo pode deixar de reconhecer o corpo e o veículo perde a função de aceleração. Com o scanner, o funcionamento é reabilitado.

 

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Procedimentos

 

Para fazer a varredura no sistema, é necessário o uso de um scanner automotivo, que faz a leitura dos erros que possam estar armazenados no módulo, e assim, consegue fazer a análise em tempo real de funcionamento desses componentes, com o motor ligado.

 

A sequência de testes pode ser feita com a ajuda de um scanner e do multímetro ou do osciloscópio. Os testes podem ser realizados no veículo ou na bancada, levando em consideração a quilometragem do veículo, a da última revisão e as condições de uso do proprietário.

 

Um carro sem manutenção está suscetível a ter problemas nos sensores. “É muito comum o sensor MAF, por exemplo, que está instalado entre o corpo de aceleração e o alojamento do filtro de ar, apresentar problemas decorrentes das más condições do elemento filtrante, que pode estar contaminado e não consegue mais segurar as impurezas, avariando o sensor”, comenta Jerônimo. O técnico deve testar os sensores e atuadores para analisar a condição, se estiver bom pode ser reparado, senão tem que comprar outro.

 

O combustível adulterado é um fator que pode prejudicar muito os sensores, principalmente, a sonda lambda. Isso ocorre, pois, a construção das peças, como sonda lambda, catalisador e bomba de combustível, não foram projetadas para suportar as adulterações exigentes em alguns combustíveis.

 

A troca de óleo no prazo determinado e as especificações do produto também são fundamentais, pois o uso incorreto pode trazer problemas para o motor. “É comum nesses motores que contam com o comando variável, quando ultrapassam os 100 mil km, apresentarem problemas das galerias do comando variável, por conta de óleo trocado inadequadamente. Isso também vai influir no funcionamento da injeção e do motor como um todo”, avalia.

 

Qualquer elemento filtrante do veículo exige a troca no período que a montadora preconiza. É importante que técnico saiba se o veículo está sendo utilizado em condições normais ou em condições severas. Pois, quem utiliza o carro em situações severas deve fazer a substituição antes do prazo normal de troca.

 

Além disso, por conta de controle de inspeção, quando se prolonga demais a troca do óleo, no índice de HC (Hidrocarboneto) pode subir e o veículo pode ficar fora dos padrões da Prefeitura e da Controlar, e consequentemente, será reprovado na inspeção veicular. Isso também aumenta o desgaste do motor.

 

Testes de bancada

 

Toda vez que realizar a manutenção no sistema de injeção, é necessário fazer uma seqüência de testes na bancada, para validar os sensores e saber se precisam de substituição.

 

1) Comece com a sonda lambda, que possui uma resistência de aquecimento de 12V. Com o multímetro na escala de resistência, coloque as pontas de provas nos fios correspondentes aos bornes da resistência de aquecimento da sonda e verifique os valores. Meça com a sonda fria.

 

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2) Meça, em seguida, a resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Para fazer o teste, coloque o equipamento em valores de resistência e coloque os cabos nos dois pinos internos do sensor. Verifique os valores obtidos, consulte o gráfico e veja se condiz com a temperatura ambiente no momento. Numa eventual substituição, tome cuidado com o torque, para não apertar em excesso e quebrar, fazendo com que a rosca fique dentro do cabeçote.

 

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3) Faça o teste no sensor MAF para verificar alimentação. Para isso, use uma caneta de polaridade e um multíletro para checar a polaridade dos fios e a tensão de alimentação deste sensor, que é de 12V. O sensor possui um conector de 5 fios, por isso tenha sempre a literatura técnica para identificar corretamente cada um. Possui ainda um circuito integrado que, de acordo com a quantidade de ar admitido com o motor em funcionamento, emitirá uma tensão de saída par a central de injeção, que varia entre 0,1 a 5,0 volts, dependendo da temperatura e da acelaração imposta ao motor.

 

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Testes com motor funcionando

 

1) O próximo passo é realizar os testes com o motor funcionando, a começar pela sonda lambda, onde vamos monitorar a tensão que manda para o módulo. Com o multímetro na escala de tensão, conecte na sonda para fazer a medição, detecte o fio de sinal (cor azul), conecte a ponta do multímetro e funcione o motor. Com a sonda em temperatura de trabalho, no multímetro vai mostrar a tensão de funcionamento da sonda, que varia entre 0 e 1 Volt. Com o motor frio, a mistura está rica, e consequentemente a tensão será mais alta. A medida em que o motor vai esquentando a tensão vai baixando ficando na casa dos 400 milivolts sempre oscilando. Se esse valor estabilizar, significa problema na sonda lambda.

 

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2) Outro sensor que vamos testar é o de temperatura do líquido de arrefecimento, dentro do cabeçote, pegando a água que passa por ele. Esse item recebe da unidade central uma tensão de 5 Volts e mediante a variação da temperatura, varia o sinal que manda para o módulo. De acordo com a temperatura, pode ser inferior ou no máximo 5 V. Ligue o multímetro ao pino correspondente ao do sensor e aterre a outra ponta do multímetro. Consulte a tabela acima para fazer a leitura de resistência ôhmica do sensor para comparar a temperatura que está e a resistência mostrada.

 

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3) Faça o teste com motor em funcionamento do sensor MAF, localizado na região de admissão, depois do filtro e antes do corpo de aceleração. É gerado uma tensão para o módulo de 0,8 a 5 volts, dependendo da temperatura e da aceleração. Meça a tensão que está chegando nele. Acelere um pouco, deixe em marcha lenta, assim deve apresentar a tensão de 1,2 a 1,7 V. Em aceleração, essa tensão chega a 2,0 V e se acelerar até o final, chega a 3V. Com o acelerador totalmente acionado, o limite de voltagem é de 5 V.

 

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122 comentários em “Análise dos sensores do Corolla

  1. tenho um corolla brad pit 2003, na partida fria fica engasgando,depois que esquenta o motor uns 10 minutos volta ao normal, bicos tudo regulados, passa o scanner e nada acha,os mecânicos estão apanhando e ninguém acha o problema, alguém já passou por essa. meu ZAP xxxxxxxx. obrigado amigos

  2. Tenho corolla 2013 xei carro N está funcionando buzina e nem o câmbio borboleta e passou a apresentar o seguinte no câmbio. Coloco o carro em DRIVE e do nada ele cai pra uma primeira ou uma segunda, sem eu mudar para o modo Sporting, o q pode ser? Pode ser instalação? Eu levei para ver umas luzes e o eletricista ficou testando fusivel, botava e tirava, pode ser um curto ou problema na caixa? Entra tds as marchas porém quando vou saído ela cai pra uma segunda ou primeira. E quanso vou em alta rotação N acontece nada fica normal no DRIVE

  3. ola.estou,com um veiculo, de marca toyota corola. ele não funcionar. ele esta acendendo a luz da direção. e do ABS. este veiculo, foi colocado fogo. foi trocado o painel de atelier e o eletro ventilador fica ligado direto ele não entra o rastreador.

    gostaria,de saber,qual o procedimento.q devo tomar,se puder me dar uma ajuda ai.
    fico no aguardo.

  4. TENHO UM COROLLA XEI 2005 MANUAL A 12ANOS JA ACONTECEU DE TER QUE DAR 5 OU MAIS PARTIDAS ,TROQUEI SONDA
    LIMPEZA DE TBI ,VELAS E NADA,ERA BICO DENSO QUE COMPREI NA INTERNET VOLTEI OS BICOS VELHOS E PEGA NA PRIMEIRA.

  5. Tenho corolla XEI 2002/2003 1.8 – depois de trocar central do ar condicionado, porque fiquei 5 meses com o carro parado, começou a dar vazamento de óleo que levou a fazer o motor (há uns 5 anos). Nunca parou de vazar, mas sempre funcionava bem, mesmo deixando alguns meses parado, mas sempre repondo óleo que pingava (porque oficina fechou e fiquei no prejuízo). Desta vez, ao deixar uns 4 meses parado, e mesmo com bateria nova, parou de funcionar. Foi guinchado há duas semanas pro eletricista e ele disse que: as instalações entraram em curto e QUEIMOU A CENTRAL. PRECISA COMPRAR OUTRA… Será que fica muito caro!? Estou preocupada. Grata pelo espaço e quem souber algo ou sugestões, agradeço se marcarem meu nome Fatima Lima.

  6. Gostaria de saber qual seria o motivo que meu carro parou totalmente o sistema de refrigeração ventuinjas parou ar condicionado não funciona ( veiculo corolla XEi 1.8 aut. gasolina ano 2002/2002

  7. Bom Dia!!!!
    Tenho um corolla 1.8 manual 2010/11. Ele aumenta bastante a aceleração quando piso na embreagem para troca de marchas!!! Seu consumo na cidade está 6.3km/lt! Me ajudem por favor!!! Sinto ele muito acelerado quando estou a 100km/h

  8. Tenho um corola gli 1.8 2018 está com problema de aceleração. Em movimento quando tiro o pé do acelerador ele altera a aceleração, principalmente na descida. Está difícil resolver esse problema. Gostaria que vocês me ajudace a resolver esse defeito.

  9. Bom dia, tenho um corolla 2011/2012 2.0 automático está aparecendo um barulho anormal, quando saio com o carro na primeira (Drive)arrancada apresenta um estalo, fiz a troca do óleo do cambio automático com 79.000 km porém de um tempo pra esto perecendo este estalo.
    “ o que pode ser”

  10. Tenho Corolla SEG ano 2007/2008 foi diagnosticado pelo scaner que tenho que o sensor de velocidade, queria saber a localização que esta instalado no veiculo.

  11. Olá, Josedilson. Para sanar sua dúvida, sugerimos a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados. O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/

  12. boa noite muito útil ou seja muito bom tenho um Corolla GLI 2014 ele depois q esquenta tem dificuldade na partida oq pode ser.obrigado

  13. A sonda lambda do meu corolla 2006 tem sequencia de 4 fios : 2 pretos 1 azul e 1 branco

    posso colocar uma outra com sequencia de cores diferentes?

  14. Boa noite, tenho um Corolla SEG 1.8 16V VVTI FLEX ano 2007/2008. Estou tendo um problema na fase fria do motor do carro, já troquei os solenoid, o motorzinho do tanquinho da partida a frio, e sou muito rigoroso quanto a manutenção do carro desde quando comprei. No tanquinho só uso gasolina de alta octanagem, e em menos de três meses eu dreno e troco esta gasolina, percebi nas manhãs frias que em algumas ocasiões ao virar a chave e aguardar alguns segundos antes de dar a partida, eu escutava o barulho do motorzinho da partida a frio, e o carro pegava numa boa, porem não tenho ouvido mais este som, e o carro demora a pegar nas manhãs mais frias, usando etanol no tanque. Peço a ajuda de alguém que talvez já tenha passado por isso.

  15. Bom dia Gilberto,
    Provavelmente é o sensor de velocidade que está com defeito. Recomendamos consultar seu mecânico de confiança para uma melhor avaliação.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico.

  16. Oi bom dia meu nome é gilberto tem corola 2007 auto xli 1.8 ir gostaria de saber ele parou de marca velocidade o que pode ser

  17. olá, tenho um corola 2006 xli 1.6 automático, gostaria de saber onde fica (se é que ele tem) o sensor MAP, pois em todos os vídeos sempre mostram os outros sensores, mas NUNCA ví o MAP…

  18. Tenho um Corolla GLi, 2012/2013 e gostaria de saber como faço para retirar a ventoinha ou eletro ventilador do radiador. Gostaria de contar com a ajuda de vocês.

  19. E normal um motor do Toyota Corolla Altis 2.0 16V, fabricação 2014/2015, estourar com pouco mais de 30 mil kms rodados, após realização de revisão em concessionária Toyota? Ocorreram empenamento das bielas e do virabrequim.

  20. Olá, Corolla 2011 1.8 automático. No haster acusa sensor de velocidade. O velocímetro fica intermitente. Onde está localizado esse sensor de velocidade? Obrigado

  21. Um cliente foi fazer carga auxiliar no corolla e inverteu uma das pontas do cabo na bateria. Teve que mandar o módulo de injeção eletrônica para conserto. Depois, está notando que a marcha lenta está irregular e o carro chegou a morrer em uma subida. Será que o módulo perdeu os dados que foram adaptados conforme o uso do veículo, porque o veículo já está com 200000Km?

  22. To com problema sério tenho um corolla 10/11 1,8 ando ando normal normal dai quando desligo o carro que quando vou ligar ele gira a chave mais o carro não dá partido preciso tirar os cabos da bateria por 10 m quando coloco de volta o carro pega normal com dois três dias o carro volta a mesma coisa alguém pode da uma dica do que pode ser Obr.

  23. AS …DICAS SÃO ÓTIMAS.. .TENHO UM COROLLA 2.0 AUT. 2010 /2011 ..FIZ REVISÃO LIMPEZA DO CORPO DE BORBOLETA BICOS E TROCA DE VELAS..AS VELAS SÓ ENCONTREI A GNK DE IRIDIU …MECANICO FALOU Q É UMA MARCA MUITO BOA…A ORIGINAL E DENSO..POREM O ESCANER DELE NÃO CONSEGUIU DECIFRAR UM CODGO Q É 1604 DE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA.. .O CARRO FICOU FALHANDO DE MAIS…E A LENTA OCILANDO…PEDIU O LEVAR EM UM OUTRO MECÂNICO Q TEM UM SCANER MAIS NOVO…SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO..

  24. bom dia tenho um corolla 2009 de manha demora para pegar, o que posso fazer. quais passo posso seguir

  25. Marcelo estou com o mesmo problema seu, meu corolla 1.8 aut fazendo no máximo 6km/l na cidade. Conseguiu achar uma solução para o problema?

  26. O meu corola modelo 1zz motor vvti, esta a acelerar-se por si, tao logo eu ligar a rotacao soube ate 300, mas depois ele baixa ate 200 e comeca a oscilar. So para de oscilar quando eu desligar a ficha da cabeca de injeccao porq ele tem a aceleracao automatico nao a cabo o que deve ser porfavor ajudem-me estou a gastar tanto e nao tenho solucao ate hoje

  27. Olá, boa tarde, tenho um corola 2001 Xei automático, ele apresentou problemas na caixa automática, a marcha re, ficava trepidando e as rodas pareciam travar, e no N o carro andava, me condenaram a caixa, so que 15 dias depois o carri ficou bom, porem o freio parece esta trepidando me falaram que pode ser algum sensor com defeito e não a caixa, tem fundamento, o carro voltou a andar normalmente, porem qdo piso no freio ele morre, se puderem me ajudar, ficarei grato.

  28. Boa noite..tenho um Corolla xei automático
    2006/2007…tá perdendo força…paro ele depois de alguns minutos ligo o carro novamente e pega..o que pode ser?

  29. Boa noite..tenho um Corolla xei 2006/2007…ele tá perdendo força…paro ele depois de alguns minutos ligo o carro novamente e pega..o que pode ser?

  30. Tenho um corolla 2004 modelo 2005, xei, 1.8 quando ligo o ar condicionado paro em um local, qdo vou sair, ele parece que ta engasgando e perde o arranque, o que pode ser?

  31. Boa noite meu nome e Álysson, tenho um corolla 2003 alt 1.8 por favor me ajude no caso que eu vou falar, esse carro para funcionar tem que dar 5 ou 6 partidas no motor, fiz o motor serviço no bloco, com os pistões e cabeçote,e mesmo assim ele ainda para funcionar tem que dar 5, 6 partidas no motor tanto faz frio ou quente, troquei a corrente de comando e nada também. pela misericórdia eterna do nosso pai divino me ajude, esqueci de mencionar, troquei bobina,bomba de combustível, limpei corpo de borboletas e velas não sei mais o que fazer ou e vender esse carro.

  32. Estou desconfiando do regulador de pressão da flauta de combustível alguem desse forum já trocou essa peça..

  33. Tenho um corolla gli 2013/14 com 60 mil km com mesmo problema.
    Na última revisao o técnico da Toyota sugeriu abrir o motor do carro para fazer o diagnóstico o que nao autorize.
    Alguém sabe a solução?

  34. Veja a mangueira/tubo de plastico de retorno que chega no radiador pode estar furada ou quebrada e a água esta não estar refrigerando o sistema

  35. Eu to com esse mesmo problema corolla 2009 1.8 flex to pensando em ver escovas do motor de partida e amortecedor de pressão da flauta dos bicos injetores

  36. vc fechou curto na parte eletrica. Fazer uma varredura com scanner ou chamar um eletrecista. A sua central pode ter ido pro saco. Já testou o sinal de rotação do motor?

  37. Boa tarde Queria uma informação tem um Corolla 2004 Acabei de fazer o motor desse carro e ele continua fazendo um barulho pela manhã na hora que eu ligo quando o motor está frio ele perde pressão de óleo depois que funciona aí ele para alguém sabe aí o que pode ser para mim falar de trocar bastante peças Aí eu troquei não resolveu nada alguém pode dar uma dica aí já agradeço aí obrigado

  38. Continuem enviando estás excelentes informações que têm sido muito útil o nosso desenvolvimento técnico profissional.obrigado

  39. Olá tenho um corolla seg 2010 estou com problema na marcha lenta, quando ligo pela manhã ele chega perto dos 2000 giros, depois que aquece ele baixa pra 950 e em seguida 600 e fica oscilando entre600 e 700 rpm. Já fiz limpesa no corpo de borboleta e bico injetores e não resolveu alguém sabe me dizer se jateve o mesmo problema e como resolve-lo Desde já agradeco…

  40. tenho corolla 1996 liga normal e anda ele e automatico engata as marcha blz quando esquenta pouco nao anda mais nao sei que fazer obriado

  41. Boa noite, um amigo tem um corolla SEG 1.8 2003 que está apresentando dificuldade para dar partida, tem que insistir 3 ou 4 vezes, ou até mais, e az vezes o carro pega de primeira independente de temperatura. Até agora nenhum mecânico conseguiu resolver o problema, já foi feita troca de bobinas, velas, sensor de fase e até troca da central, mas o problema continua. O que mais pode ser?

  42. Tenho carro Toyota Runex 2004, apena quero saber o que deve se trocar com a Revisão dos 160.000KMs além de trocar óleo do motor .

  43. Meu Corolla 1.8 2009 estava com muita pressao no vaso de expansão, baixando a água do radiador em transito urbano. Tampa nova, bba.dagua e Termostática também novos. Cabeçote revisado e na altura padrão. Parafusos do cabeçote novos e Junta original. Sistema de arrefecimento limpo e com bom aditivo (Paraflú). O defeito persiste. QUE FAÇO??

  44. Oi Boa noite pessoal tenho um corola 2003 ele não tá marcando o rpm e não tá passando marcha alguém aí pode me ajudar com alguma dica

  45. Tenho uma Fielder 2006…Gasta mesmo…Nunca havia feito contas de consumo.. Hj percebo que ela faz 6,6 7,0 na cidade… Gastei R$ 600,00 na limpeza do sistema de injeção continua a mesma coisa. Como o motor dela é somente gasolina e nossa gasolina é uma mmmm…. Ficamos a ver navio!!! Conselho do mecanico de confiança.. Venda e compre um veículo FLEX pois a tendência de consumo e manutenção devido nossa gasolina é só aumentar.

  46. Olá, Pode ser que Eu esteja errado mas se fez o motor aumentaram a câmara de explosão logicamente necessitará de mais gases. Maior consumo e maior potencia.

  47. Tenho um corolla 2004 manual já troquei 3 sensor de velocidade porém os mesmo queimaram que será que tá acontecendo pra queimar tanto sensor.

  48. Tenho Corolla 2008 não sei tem problem , temperatura fica no meio mesmo viajando ele não abaixo, porque os carros tinha quando pegava rovia ele baixava

  49. Amigo tô com um 2003 na mesma condição do seu não marca rpm se vc tiver a resposta já me ajude o meu eu tô desconfiando do sensor de rotação

  50. boa noite eu tenho um corolla 95 carro excelente mesmo gracas adeus nao tenho problema nenhum com. pois quem mexe nele sou eu faco tudo levar ao mecanico so se for motor e cabio e mesmo no mecanico to sempre junto fica ai a dica abs a todos

  51. Senhores, tenho um corola 96 LE 1.8 automático, em perfeito estado, só o motor é que não esta bom.
    Gostaria da saber se tem como instalar no meu corolla o motor de um corolla 2002/2003.

  52. Meu Toyota apois ter metido óleo acima do nível, falhou o motor foi abaixo, diminui e agora pega e não acelera correctamente.

  53. Tenho um corolla, 2005 1.8 16v aut. Foi trocado bicos, velas e sonda lambda, o mesmo tem dificuldade de pegar na partida, assim que funciona, apresenta um leve falha, como se fosse um cilindro, depois de uns 10 segundos tudo fica normal, responde bem a aceleração, porém o consumo de combustível esta alto, atualmente 5km/l. Não encontro a solução, já gastei muito, a partida fica ruim quente e frio, se ficar parado por 10minutos já apresenta o problema, antes disso, funciona normal, apenas apresenta o consumo alto. Pressão da linha normal, bomba etc… Alguém poderia ajudar orientando ou indicando alguém.

  54. Bom dia, meu Corolla é do ano 2000, e esta consumindo muito oleo, em media 1 litro a cada 1000 Km. Como devo proceder???

    Grato!!!

  55. Boa noite. Tenho corolla Se-g 2009, mas abasteco o reservatório de gasolina, com adtivada toda semana, e não uso etanol no veículo. Estou há 6 meses, o que devo fazer? Troquei óleo câmbio, motor, e os filtros.

  56. Olá amigo, tenho um corolla 13 altis, com 80 mil rodados, e acontece que quando vou sair e ando por aproximadamente 5 minutos o ponteiro da temperatura está subindo e ao mesmo tempo o ar condicionado para de gelar, gostaria de saber qual o possível problema e uma solução para isso.

  57. tenho um corolla 2010 1.8 gli. na maioria dos dias ele pega excelentemente bem depois com uns 5, 8 dias , ele só pega com 3, 4 partidas mal e só uso gasolina depois misturei com alcool ,mas continua o mesmo problema o que poderá ser?

  58. Tenho um corolla 2004 e o mesmo esta consumindo muito óleo de motor cerca de 2 litros a cada 500 km rodados oque terei que fazer?

  59. Bom dia tenho um corola seg 2003 na primeira partida de manhã ele demora sair mas engata a ré normal tem que esquentar mas Depois volta ao normal oque será?

  60. Estou com um corolla vvti 2013 e várias vezes ao dar a partida, ele funciona e afoga e as vezes fica normal. Alguem tem esse problema ou já teve, favor : de-me uma dica.

  61. Estou com um corolla vvti 2013 e várias vezes ao funcionar, ele afoga e as vezes fica normal. Alguém já teve esse problema? Favor de-me uma dica do que pode ser.

  62. Boa noite , eu tenho um Corolla 99 xei automático.
    Quando ligo de manhã pra sair que engato a marcha em R ou D ele demora uns 2 a 3 minutos pra poder andar. o óleo da caixa de marcha tá no nível .
    O que seria o problema ?
    Obrigado

  63. Fis o motor do meu Corolla altomatico 2004,andei 1000km,agora o motor está com barulho,e demorando para lubrificar os comando o que seria

  64. tenho um corolla 1.8 gasolina 2005 ele esta apresentando uma falha na saida e parece que esta batendo pino levei no mecanico ele fez alguns teste e achou que seria a gasolina esgotei o tanque e coloquai outra gasolina mas nao resolveu oque pode ser

  65. ola sou Hamilton, tenho um corolla seg 2003 a mais de 4 anos, um excelente carro, mais a alguns dias mandei lavar geral, motor por baixo tudo, ai ele parou de marcar a velocidade e, também parou de mudar de macha automaticamente,
    ja levei em algumas foinas mais eles não descobriram nada. passou o escâner e também nada aluz do abs acendeu também. você pode mim ajudar?

  66. Boa tarde , tenho um corola gli1.8 2012 tive um problema a poucos dias o carro começou a falhar e foi detectado que eram as bobinas , troquei as 4 coloquei todas originais dai em diante o carro ficou muito acelerado e com um barulho no corpo da borboleta foi trocado (por um usado em bom estado) não adiantou ele continua acelerado trabalhando acima dos 1.100 rpm , o que pode está ocorrendo ?

  67. Boa noite
    Sempre de manha e ima dificuldade para o carro pegar, sera q tem q trocar vela e fazer limpeza de bico?

  68. Boa noite
    Sempre de manha e ima dificuldade para o carro pegar, sera q tem q trocar vela e fazer limpeza de bico?

  69. Márcio, para dar partida em um carro automático, você deve posicionar o câmbio em P (Park), não em D (Drive).
    Um abraço.

  70. Olá, tô com um corolla 2005 1.8 16V seg.Fizeram a troca de bateria com o carro em funcionamento. Tiraram a bateria e o corolla funcionando, colocaram a que não estava boa, ligaram o positivo e o carro funcionando quando colocaram o negativo o carro morreu não pegou mais. Verifiquei e tem compressão, tem sentelha os bicos pulsando normalmente conforme vira o motor, bomba funcionando mais o carro não pega . Tem alguma idéia?

  71. Bom dia , meu corolla 2015 toda vez que fica muito tempo no sol aparece falha no motor no computador de bordo, o carro aparentemente fica com funcionamento normal, todas as vezes foram fins de semana e depois de um dia para o outro some essa mensagem e quando chego a autorizada o scanner não acusada nada . O que pode ser ? Obrigado

  72. Meu corolla 2010, quando arranca a frio na subida está mudando a marcha a quase 3000rpm e sem potencia. Quando esquenta fica normal.

  73. Elstor acredito que o acontecido não seja um problema, o que ocorre é que quando o motor está frio existe um sensor que atua na marcha lenta até o motor atingir uma temperatura ideal, assim a rotação se estabiliza como dito. Isso é mais ou menos parecido com o afogador que existe em alguns carros carburados mas neste caso feito isso automaticamente sem a necessidade de puxar a alavanca do afogador.

  74. Boa tarde,tenho Corolla 2000 automático,e não está dando partida no Dia,apenas no N,gostaria de saber se tem sensor,e se pode ser defeito no sensor?

  75. Tenho um Corolla 2011 1.8 16v VVti automático, enfim, o carro está ótimo no que se refere a problemas perceptíveis, o que me preocupa é o consumo, pois o mesmo está fazendo em circuito misto, 7,3km/l isso andando nos limites normais de uma cidade, sem arranques e freadas bruscas, nunca tive corolla antes, mas a fame é que o carro é economico e que faria facilmente 9km/l na cidade, posso estar com um problema sério e devo focar numa revisão completa da injeção ou é mito a km/l alta do Corolla, pois uma vez conversando com o Mecânico chefe na Toyota, o mesmo disse que nunca viu um Corolla com as médias citadas ou faladas, como por exemplo 14 km/l na estrada com Gasolina.. o que me sugerem fazer? Obrigado.

  76. Tenho um Corolla xei 09/10 quando dá partida de primeira o mesmo não pega o painel apaga total, na segunda vez tentando ele pega normal. A bateria esta na garantia ainda, mandei fazer o teste na mesma segundo informação esta normal. Parece que a bateria não joga carga suficiente pra pegar. Alguém sabe alguma coisa sobre isso que possa mi ajudar ?

  77. O motor pegar de manha (frio) acelerado é normal. Mas 2500 RPM é muito. A quente, não deveria ocorrer. Quando a carga da bateria está baixa, a unidade de comando faz isso para carregar a mesma. Mas é preciso escanear o sistema para ter certeza. Um abraço.

  78. Parabéns pelo trabalho feito. Agora to com um problema e peço ajuda. Tenho um corolla 2003, foi feito o motor pois o antigo dono não efetuava a troca do óleo correta, e após o motor pronto meu carro não mantém uma média de consumo de combustível. Antes de mexer no motor ele fazia 9.2 na cidade e 16.5 na pista agora cada vez q abasteço (mesmo posto) ele faz uma media diferente, 5.4, 8.1, 6.6, 7.3 e na pista 14.1, 12.8, 13.7, 12.1. Os mecânicos ja fizeram o scanner várias vezes mas nao acharam o problema, ja trocaram a sonda lambda e não deu resultado. Aguardo uma resposta, obrigado.

  79. Bom dia, Tenho o \Toyota Corolla XEi, Aut, 2005 com o seguinte problema: Quando ele está com o motor frio, pela manhã e ou ou durante o dia, ao ligar ele fica numa situação de acelerado chegando perto dos 2.500 rpm, baixando esta rotação a medida em que a temperatura do motor aumenta. Quando o marcador de temperatura atinge (+-) o meio a aceleração fica estável e o RPM baixa dos 1.000.
    Qual será o defeito? Se alguém já teve o mesmo problema e ou tiver sugestões, pois já tive vários diagnósticos diferentes para o problema.

    Elstor

  80. Amigos, tenho um corolla 2007 1.8 auto e venho enfrentando um problema sério. O carro tá sem força na fase fria. Parece um carro 1.0 . Já troquei bico, vela. Olhei o maf , filtro de combustível… O carro melhorou mas frio ainda fica fofo.

  81. Gilvan, nossos consultores técnicos precisam de mais detalhes sobre o problema para podermos te ajudar. Um abraço.

  82. parabens pelo trabalho feito , saiba que isso levou-me a entender melhor os possivel defeitos ., assim e mais fazil diagnosticar ou ate mesmo pedir para o mecanico verificar ou ate mesmo trocar as pcs. obrigado

  83. TENHO UM CORROLA, MODELO 2002/2003, COMEÇOU PERDER A FORÇA NA SAIDA E AS VESES NA SUBIDA, DEPOIS PEGA O RITIMO, DEREPENTE, APAGOU O PAINEL, MESMO CONTINUANDO LIGADO, E TRAVOU A MARCHA NO P, FOI GUINCHADO, FICOU UMA SEMANA NA OFICINA, PRA ENCONTRA O DEFEITO, HJ ME LIGARM DIZENDO, QUE TEM K TROCAR A BOMBA, OS BICOS, REGULADOR DE VOTAGEM, FILTRO ENJETOR, ESTOU PREOCUPADO. ME AJUDE

  84. Gosto muito da revista. Ela. Traz muita Informacao. Importante. Ao mecanico. E lancentos novos veiculos etc grato Rubens

  85. meu corolla morre o moto em movimento e não funciona mais só gira mais não pega o que causa este defeito?

  86. Gostaria de saber o motive que leva o carro a ter dificuldades de aranque no period de manha principalmente.

  87. ola amigo eu tenho um motor de corola 2013 e preciso funcionar ele na banca fora do carro eu tenho todas as peças e possivel

  88. Na ausência do mecânico esta aprendizagem ajuda o conductor a identificar avarias ou a rotação da viatura, dando mais vida aos carros.

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