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Entrevista: Ajudando na solução que o mecânico precisa

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A entrevista deste mês é muito especial, tanto para nós da Revista quanto para vocês, leitores. Entrevistamos o Abílio, mecânico das histórias em quadrinhos da Revista O Mecânico, que fala sobre sua vida na oficina. Em primeira mão, ele vai revelar seu novo emprego. Onde ele vai trabalhar? Leia e confira!

 

Revista O Mecânico: Todo mês, você nos conta os “causos” de sua oficina e sempre aprendemos algo diferente para aplicar na rotina de trabalho. Como você chegou até às páginas da Revista?
Abílio: Eu comecei a colaborar a partir a edição nº 169, de janeiro de 2007. A Revista me procurou com o objetivo de mostrar para os amigos mecânicos as boas práticas sendo aplicadas na oficina, algumas dicas de como gerir o negócio, e, como você disse, também contamos alguns “causos” curiosos dos nossos clientes e funcionários.

 

O Mecânico: Sabemos que sua relação com a Revista O Mecânico vem de muito antes…
Abílio: Conheço a Revista desde que eu nasci! (Risos) Tudo começou com o meu pai. Ele era um leitor fiel da Revista. Pra você ter ideia, ele fez a coleção completa, desde a edição número 1, de 1984! Vocês sabem que foi dele que eu herdei toda a biblioteca técnica e a oficina. E, veja você, o nome da nossa oficina é “Centro Automotivo O Mecânico”. Meu pai nunca me contou nada a respeito, mas esse nome não deve ser uma mera coincidência…
Meu pai foi minha grande inspiração para virar mecânico e, desde pequeno, eu tive a oficina dele como meu segundo lar. Eu consertava meus carrinhos de brinquedo com as mesmas ferramentas que o meu pai usava para consertar os carros dos clientes. Quando fiquei mais velho, ele me ensinou tudo o que sabia de mecânica, e me emprestava a coleção de revistas para eu ler. Aprendi muito com a Revista O Mecânico e, para ser sincero, continuo aprendendo! Por mais que se estude, ninguém sabe tudo, não é mesmo? (Risos)

 

O Mecânico: Sem falar que o acesso à informação de qualidade é um problema em nosso setor.
Abílio: Pois é, em muitos lugares do Brasil, a informação técnica não chega até o mecânico, e ele acaba dependendo do trabalho jornalístico de publicações como a Revista O Mecânico para se informar e melhorar o trabalho dele na oficina. Então, pra mim, é uma felicidade saber que, com as minhas histórias, estou ajudando a passar dicas pros nossos amigos que não tem um acesso tão fácil para a informação.

 

O Mecânico: Você acha que a internet tem sido uma grande aliada para suprir essa necessidade de informação?
Abílio: Sem dúvida! Hoje em dia, quem quer se manter atualizado, em qualquer lugar do mundo, tem que estar conectado à internet. Eu acompanhei de perto a Revista O Mecânico levar informação técnica para a rede: os programas técnicos em vídeo da série O Mecâniconline e o Portal O Mecânico. Agora, a novidade é baixar a revista para o tablet e para o smartphone. A internet é importantíssima até mesmo pra comprar peças. Minha oficina não anda sem ajuda online.

 

O Mecânico: Inclusive, nós sabemos que você foi chamado para ser o consultor técnico do mais novo site de venda de peças do Brasil: o Mercado do Mecânico.
Abílio: Pois é, quando eu soube que a Revista O Mecânico estava desenvolvendo esse novo projeto, eu fui atrás para saber o que era. Conheci o pessoal que cuida do site e comecei a sugerir algumas coisas, sabe como é… Como já colaboro com a Revista, queria também facilitar a vida de quem é mecânico para navegar com mais tranquilidade nessa plataforma de loja online.
Por exemplo, pedi que eles colocassem várias fotos técnicas pro mecânico poder observar bem os detalhes da peça. Isso é importante para nós sabermos exatamente o que estamos comprando. Também sugeri o que seria legal oferecer para o mecânico em matéria de peças, equipamentos e ferramentas, coisas que são difíceis de encontrar no mercado… Enfim, gostaram tanto das minhas ideias que me contrataram como consultor!

 

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O Mecânico: Vamos por partes. Em primeiro lugar: quais são as vantagens para o mecânico comprar dentro do Mercado do Mecânico?
Abílio: Para começar: como comentamos lá atrás, o principal problema do nosso setor aqui no Brasil é a falta de informação técnica. Ao comprar no Mercado do Mecânico, além da peça, o profissional também tem à sua disposição um suporte técnico especializado para ajudá-lo.
Além disso, não é um site só de peças: também tem ferramentas para a oficina. Ou seja, o pessoal do Mercado do Mecânico pensou realmente nas necessidades do profissional da reparação. Tudo junto em um mesmo lugar. É tudo o que o mecânico sonhou pra facilitar a vida dele.

 

O Mecânico: Mas e quanto à variedade de produtos? Esse também é um problema no mercado. O que tem de carro parado nas oficinas por falta de peça não é brincadeira…
Abílio: Pois é, com um mercado tão competitivo, como o nosso da reparação, ninguém pode recusar um cliente. Quando aparece na oficina aquela “mosca branca”, aquele carro e ninguém encontra peças em lugar nenhum, fica difícil. Eu não posso negar o serviço. Mas o Mercado do Mecânico pensou nisso. No site, tem peça pra tudo quanto é carro que está rodando por aí. Isso me impressionou também. Não tem mais carro parado na minha oficina desde que o site começou a funcionar.

 

O Mecânico: É necessário ter uma logística muito bem estruturada para atender a demanda do mecânico com tanta precisão. Como isso é possível?
Abílio: O Mercado do Mecânico trabalha com pronta entrega. Se um produto está disponível para compra no site é porque ele existe em estoque. Isso só é possível porque, ao contrário de alguns modelos de negócio, o Mercado do Mecânico possui uma estrutura logística própria de estoque e distribuição. Não tem aquele problema de você comprar um produto e ter que esperar 15 dias por ele porque a loja não tinha a peça e teve que encomendar.

 

O Mecânico: Então, o Mercado do Mecânico possui estoque próprio e toda uma estrutura especializada para fazer o atendimento técnico dessa demanda, certo?
Abílio: Exatamente! O Mercado do Mecânico está preparado para ser a solução que o mecânico precisa na oficina, juntando a experiência de 30 anos da Revista O Mecânico, mais a experiência dos consultores, para fazer um alicerce técnico capaz de abranger todas as necessidades de compra do mecânico. Não só as necessidades de compra como as necessidades técnicas também. Isso só é possível, também, com o apoio da indústria de autopeças, que também está apoiando o Mercado do Mecânico desde o início do projeto.
A principal preocupação do Mercado do Mecânico é oferecer o produto junto com a informação técnica. Não é simplesmente vender o produto. É vender com o background, com força de mercado e experiência.

 

O Mecânico: Mas como o mecânico pode aproveitar tudo isso?
Abílio: É só você entrar no endereço www.mercadodomecanico.com.br e navegar! Inclusive já tem até vídeo meu no ar, ali na homepage (risos). O que vocês acharam?

 

O Mecânico: A gente viu seu vídeo de apresentação da loja e adoramos!
Abílio: Obrigado, espero que todo mundo goste também!

 

O Mecânico: Mas, vem cá, onde você achou aquele seu ajudante?
Abílio: O Zé?! Pois é, o Zé… Eu tenho um desafio duplo pela frente: além de fazer os vídeos técnicos, agora também tenho que treinar o Zé. Sabe como é, resolvi dar uma chance pra ele porque achei que era um rapaz carismático e com muita vontade de aprender. Mas se vocês querem saber como o Zé apareceu na minha vida, vocês vão ter que ler a minha história deste mês, nas páginas finais da revista.

 

O Mecânico: Abílio, quer deixar um recado final para os amigos mecânicos que estão nos lendo?
Abílio: Sim! Quero convidar todos vocês a se encontrarem comigo durante a Automec 2015, no Pavilhão do Anhembi em São Paulo, dos dias 7 a 11 de abril. Estarei todos os dias lá no estande da Revista O Mecânico, na Rua O, número 300, tirando fotos com todo mundo. Ah, o Zé vai estar lá também! Quer dizer, espero que ele não se perca no caminho de novo! (Risos).

 

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Abílio e Zé, as estrelas dos vídeos técnicos do Mercado do Mecânico

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