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Acessórios: Instalação do amplificador Taramps TL-1800 no Honda Fit 2009

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Confira em detalhes a montagem do módulo de três canais no sistema de som original do monovolume

 

Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano

 

Equipar um sistema de som original pode ser uma grande dor de cabeça sem os equipamentos e o preparo certo. Pensando neste tipo de cliente, que não tem a ambição de criar um sistema de som a partir do zero, mas gostaria de um conjunto com mais potência e qualidade, a Taramps Eletronics criou a linha “TL” de amplificadores, que além de funcionar com cabos RCA para sistemas de som aftermarket, ainda pode ser conectada ao sistema original por meio de fios, o que dispensa o uso de conversores para RCA. O aparelho conta também com A.R.T (Automatic Remote Taramps), que atua na ligação automática do amplificador em unidades originais, que não contam com fio remoto. Com ela não há necessidade de pegar o sinal de pós-chave, pois o produto aciona o sinal de antena elétrica pelos canais de entrada, ou seja, apenas quando há volume no rádio (e corrente para os fios de entrada do amplificador) que ele passa a funcionar.
O modelo TL-1800, que acompanhamos a instalação, é de classe “D”, de “Digital”, e oferece grande potência com dimensões compactas. A potência máxima é de 170W RMS divididos em dois canais estéreo e 360W RMS na saída mono, totalizando 530W RMS para o conjunto. Neste sistema, serão alimentados os quatro falantes nos dois canais estéreo e será puxado um fio para o porta-malas, que receberá um subwoofer.

 

Instalação dos cabos de alimentação

 

Roberto Calegaretti Jr., consultor técnico da Taramps Eletronics, faz algumas recomendações antes da instalação, como se atentar ao lacre de segurança da fábrica e se o amplificador está embalado no seu plástico original, que mostra que o equipamento está intacto.

 

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1) Avalie o melhor lugar para posicionar o amplificador. Ele deve ser arejado e fora do alcance dos pés dos ocupantes.

 

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2) O caminho dos fios da parte interna do carro para a bateria pode ser pelo para-lama, que dá acesso à coifa de porta do carro, por onde podem seguir junto à fiação original.

 

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Obs: Instale a alimentação diretamente na bateria.

 

3) Meça o quanto será necessário para a fiação alcançar os polos da bateria. Para que visualmente a ligação fique no padrão original, utilize um conduite.

 

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4) Antes de ligar o positivo e negativo, é importante identificar os polos. Caso não haja a identificação de fábrica, utilize um multímetro para encontrar a tensão de voltagem.

 

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5) Solde um porta-fusível no cabo positivo e instale terminais do tipo olhal 10 mm em ambos os fios para fixação no parafuso (5a).

 

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Obs: Faça a ligação com os polos, mas sem conectar o fusível, para que não tenha condução elétrica no fio durante a instalação e risco de curto-circuito (5b).

 

6) Passe a fiação por trás da dobradiça da porta do motorista para não ter risco de danificar os fios, destaque a coifa por onde passa a fiação original e passe o fio, utilizando um acesso na parte inferior do painel.

 

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7) Encaminhe a fiação para o lado do passageiro, com o cuidado de prendê-la com cinta plástica para não fique solta e caia no pé dos ocupantes após a instalação. O indicado é passar o chicote por dentro do painel, em regiões que estejam livres, procurando evitar o contato com componentes que possam se movimentar e romper o chicote, tais como os pedais de acionamento da embreagem, freios, acelerador ou até mesmo a coluna da direção.

 

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Desmontagem do som original

 

Para instalação no som original, será necessário retirar totalmente o painel. Se necessário, utilize uma espátula de nylon para não ter risco de danificar o acabamento.

 

8) Para acessar os parafusos de fixação do som, primeiro abra o porta-luvas inferior e desmonte-o, pressionando de fora para dentro, com o objetivo de desencaixá-lo do batente.

 

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9) Abra o porta-luvas superior e retire dois parafusos Philips que fixam a tampa para alcançar a ferragem interna de sustentação do som. Remova os dois parafusos de sustentação e, após, solte a trava superior do lado direito para desprender a unidade.

 

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10) Retire o acabamento plástico para acesso aos parafusos do lado esquerdo (10a).

 

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Obs: Verifique se não há nenhum botão de iluminação ou farol de milha, para não quebrar o chicote (10b).

 

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10b

11) Desmonte a parte inferior do painel para acesso ao último parafuso (10mm), que precisa ser removido para a liberação da parte traseira do rádio.

 

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12) Retire a unidade de som e desplugue os conectores na traseira.

 

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Obs: É recomendado, antes de desmontar o som, perguntar ao proprietário se ele tem o code do aparelho. Caso ele não tenha, faça a instalação com a unidade conectada, senão ele não poderá ser reiniciado depois de desplugado.

 

13) Identifique quais são os cabos conectados aos alto-falantes de cada porta, puxando a coifa e separando os fios. Os dos alto-falantes estarão enrolados. Para identificar a polaridade dos fios, utilize uma pilha 12V para ouvir um estalo no falante correspondente.

 

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14) Por ser um amplificador de três canais, será preciso ligar em paralelo os alto-falantes dianteiros e traseiros de cada porta, unindo os positivos aos negativos. Com isso, as quatro saídas se tornarão duas.

 

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Obs: Desencape as ligações de cada canal. Com o auxílio de uma pilha de 12V, encoste as extremidades dos fios nos polos da pilha para poder ouvir o ruído emitido e identificar cada alto-falante (14a).

 

 

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Vale lembrar que as ligações dos alto-falantes possuem polaridade. Quando é feito o teste da pilha, os falantes “pulsam” e emitem um ruído característico. Se a ligação for feita de forma correta, ou seja, com a polaridade ideal, o alto-falante “pulsará” para fora do seu alojamento. Se a ligação for feita invertida, ele “pulsará” para dentro, mudando a característica do ruído emitido, se que assemelhará a um “eco”. Isso serve como dica para se fazer a ligação dos fios de forma correta, ou seja, positivo do alto-falante traseiro com o positivo do dianteiro e negativo com negativo, juntando, assim, os canais lado esquerdo e direito de forma adequada. É importante que a ligação em paralelo dos canais seja feita nos fios de saída para os alto-falantes e nunca nos fios de entrada para o aparelho de som, pois poderá causa a queima do aparelho.

 

15) Prepare um chicote com quatro fios, dois mais finos e dois mais grossos, por conta da diferença de potência emitida pelo som original (25W a 30 W) e saída no amplificador (pode chegar até 200W).

 

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16) Posicione o chicote de modo que não atrapalhe o encaixe do som na estrutura metálica e evite que os fios possam ser “mastigados” pela carcaça do som, o que pode gerar um curto e vir a queimar o amplificador. Procure seguir o mesmo caminho dos chicotes originais do veículo.

 

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17) Conecte a entrada e a saída e enrole uma espuma nos fios para evitar ruídos depois de montado. Em seguida, remonte a unidade.

 

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Posicionamento do amplificador

 

18) Procure capas plásticas por onde possa passar o chicote (cabos de alimentação e dos alto-falantes). Desmonte a soleira lateral do passageiro para poder levantar o carpete e encontrar o ponto adequado por onde será passado o chicote até o amplificador que se encontra debaixo do banco.

 

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19) Conecte os chicotes de entrada (fios mais finos) no amplificador, tomando cuidado para ligar os lados correspondentes de cada porta ao demarcado na peça (L e R), além da polaridade (azul é positivo e cinza, negativo) e encaixe-os na entrada do amplificador.

 

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20) Parafuse os chicotes de saída (fios mais grossos) na outra lateral do amplificador, identificando os lados das portas (L e R) e as polaridades dos fios. Em seguida, conecte os cabos de alimentação positivo e negativo nas conexões correspondentes no amplificador.

 

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21) Envolva os chicotes com espuma, para eliminar ruídos após a montagem.

 

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22) Cole um velcro macho na parte inferior do amplificador, tomando cuidado para não aplicar sobre as etiquetas de fábrica, para poder fixar o aparelho sobre o carpete do assoalho do veículo.

 

Obs: Antes de fazer o acabamento no amplificador e fixá-lo, conecte o fusível na ligação positiva da bateria e teste o som para verificar se a instalação foi feita corretamente.

 

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23) Ajuste as definições de bass bost e low pass filter no amplificador antes de fixá-lo. Para finalizar, posicione a peça sob o banco.

 

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