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Sistema de injeção dos motores OM 457

Conheça o conceito de funcionamento e as características do sistema de injeção PLD/MR, que equipa os veículos pesados da Mercedes-Benz, e os métodos para reparo em caso de falhas

Carolina Vilanova

 

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Tudo começou nos veículos de passeio, no final dos anos 80, quando a injeção eletrônica foi implementada aos poucos na indústria automotiva e revolucionou o mercado, proporcionando aos automóveis redução de combustível, melhor performance do motor e menor emissão de poluentes na atmosfera.

 

A partir daí, a utilização do mesmo conceito de injeção direta de combustível em veículos comerciais e pesados, equipados com motores diesel, foi só uma questão de tempo e muita pesquisa. Mas nesse caso, porém, tem um agravante a mais: as leis de a emissão de poluentes são muito mais rígidas, no Brasil, por exemplo, está em vigor o CONAMA 5 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), equivalente à Euro 4.

 

A maioria dos veículos novos saem de fábrica com motores eletrônicos, ou seja, dispensam a bomba injetora de combustível acionada mecanicamente, e passam a contar com um módulo eletrônico que gerencia a dosagem do combustível além de outros parâmetros relacionados, principalmente, com a eletrônica embarcada do veículo, como transmissão automática, freio motor, ar-condicionado, air bag e ABS.

 

Nessa matéria revelamos as características do sistema de injeção eletrônica dos modelos pesados da Mercedes-Benz, equipados com motores eletrônicos OM 457 LA, adotados nos modelos Axor acima de 350 cv: 2035, 2040, 2044, 2540, 2544, 2640, 2644, 3340 e 3344.

 

A manutenção preventiva desse sistema de injeção começa com as regras do plano de revisão disponibilizado no manual do proprietário, onde constam os procedimentos que devem ser executados dentro dos prazos determinados, de acordo com cada aplicação: leve, moderada ou severa. Por outro lado, o sistema conta com o dispositivo “TELLIGENT”, que indica no display do painel de instrumentos a hora certa da troca dos óleos lubrificantes e outros fluidos.

 

Características técnicas:

A implantação do sistema com gerenciamento eletrônico, que faz o controle do regime de funcionamento do motor, exigiu modificações mecânicas com intuito de melhorar a queima do combustível e diminuir a emissão de poluentes, são elas:

 

– Alta pressão de injeção reduz o tempo de injeção e aumenta a atomização do combustível.

 

– Maior quantidade de furos no bico e furos de diâmetros
reduzidos ajudam a atomizar
melhor o combustível.

 

– Bico posicionado de tal forma que o jato de combustível é uniforme em toda a região da câmara de combustão.

 

O sistema de gerenciamento da Mercedes-Benz é formado pelos seguintes componentes: sensores, atuadores, módulos de controle, indicadores e tomada para diagnoses.

 

Os sensores transformam sinais mecânicos e físicos em sinais elétricos, que são enviados para a Unidade de Comando Eletrônico (UCE), responsável pelo acionamento dos atuadores, que por sua vez transformam esses sinais em movimentos mecânicos.

 

Os módulos eletrônicos que compõem o sistema são o de gerenciamento do motor, o PLD/MR – do alemão Pump Leitung Düse, que significa bomba, tudo e bico/Regulador do motor; e o de gerenciamento da cabina, ADM/FR. As informações são enviadas por meio dos cabos CAN.

 

PLD-e-ADM (1)

 

PLD-e-ADM (1)

 

As bombas injetoras são individuais em cada cilindro com acionamento mecânico e controladas eletronicamente.

 

bombas-injetoras

 

Os sensores do sistema

 

Sensor de PMS: sinaliza para o módulo o cilindro número 1 quando atinge o ponto morto superior.

 

sensor PMS

 

Sensor de rotação: registra a rotação por minuto do motor. (RPM)

 

sensor-rotacao

 

Sensor de nível do óleo lubrificante do motor: localizado dentro do cárter é opcional para cada modelo, podendo apresentar formas diferentes de conexão.

 

sensor-de-oleo

 

sensor-de-oleo

 

Sensor de temperatura de combustível: mede a temperatura do diesel utilizado na queima do combustível.

 

sensor-temp-combust

 

Sensor de pressão e temperatura do ar do coletor de admissão: indica ao módulo a massa de ar a cada rotação do motor.

 

sensor-temp-press-ar

 

Sensor do líquido de arrefecimento do motor: avisa ao módulo a temperatura do líquido de arrefecimento que faz o resfriamento do motor

 

sensor-liq-arrefec

 

Sensor de pressão e temperatura do óleo do motor: indica esses importantes fatores para o bom funcionamento do motor.

 

sensor-press-temp-oleo

 

Sensor do pedal do acelerador: informa ao módulo a posição do acelerador e define o torque e a potência, ou seja, o regime de carga do motor.

 

sensor-acelerador

 

Sensor de pressão atmosférica do tipo piezo elétrico: é instalado dentro do módulo, que usa um cooler para resfriar.

 

sensor-press-atm

 

O Módulo administrador do veículo (ADM/FR): localizado próximo da central elétrica do carro, dentro da cabina do caminhão.

 

modulo-ADM

 

Eventuais avarias

 

Problemas na injeção podem ser identificados, em primeiro lugar, se o veículo apresentar falhas de funcionamento do motor, dificuldade na hora da partida, baixa potência, excesso de consumo e emissão de fumaça. Para detectar a avaria com precisão o técnico deve utilizar um scanner de diagnoses.

 

Os problemas mais corriqueiros no gerenciamento eletrônico são oxidação dos terminais, mau contato nos chicotes, falta de alimentação elétrica negativa e positiva dos módulos e má aplicação, em geral. Bicos injetores com problema podem causar o engripamento do pistão.

 

Quando troca uma bomba injetora com defeito, o técnico deve informar ao módulo o novo número de série e alinhar o sistema, procedimento que só é feito na concessionária.

 

Vale lembrar que, em casos de lavagem do motor do veículo, não deve utilizar detergentes ou desengraxantes, que podem danificar os terminais e conectores elétricos.
Desmontagem

 

Depois de verificar o sistema com o scanner apropriado, se for detectada a necessidade de reparo, acompanhe as dicas para efetuar a desmontagem dos componentes. Vale lembrar que a unidade injetora tem reparo, mas é necessário trocar as juntas em cada substituição. Não esqueça de usar óculos e luvas de proteção.

 

O primeiro passo para começar o serviço é drenar o fluído da galeria de combustível, removendo a válvula de retorno e o sensor de temperatura de combustível, pois o diesel pode misturar com o óleo do cárter.

 

1) Em seguida, remova os conectores, desencaixando as partes.

 

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2) Para substituir uma unidade injetora, solte os parafusos das conexões dos condutores elétricos com uma chave de fenda e desencaixe-as.

 

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3) Retire os tubos de alta pressão externos. O torque de aperto na hora da montagem é de: 65 Nm.

 

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4) Remova o parafuso de fixação da unidade injetora em seguida remova a peça.

 

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5) Faça a remoção da tampa de válvulas e dos tubos de alta pressão internos.

 

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6) Para retirar o bico injetor, solte o suporte de fixação e os parafusos. Remova o suporte em seguida (a). Remova agora o top brake (b).

 

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7) Rosqueie a ferramenta especial e com o auxílio de duas chaves de boca tire o bico injetor.

 

desmont_7

 

Obs.: Ferramenta especial para remoção do bico injetor número 98.45004300

 

8) Remova a válvula reguladora de pressão que é responsável por manter a pressão do sistema de alimentação do combustível entre 2,5 e 5,5 BAR.

 

desmont_7

 

Testes

 

Uma série de testes de alimentação elétrica deve ser realizada no sistema antes de colocar o caminhão para rodas novamente. A linha de comunicação CAN entre o módulo está disposta no conector de 16 vias do PLD/mr ao módulo ADM/FR.

 

1) Cheque a resistência do sensor de rotação e verifique a tensão de todos os sensores e compare os parâmetros no manual do motor.

 

testes_1

 

2) Tensão de alimentação do sensor de combustível

 

testes_2

 

3) Medição de resistência da unidade injetora

 

testes_3

 

Para medição de alimentação das unidades injetoras deve-se utilizar o osciloscópio.

Colaboração Técnica: SENAI – Ipiranga

32 comentários em “Sistema de injeção dos motores OM 457

  1. Temos um ônibus motor 457 rs ano 2003 .

    O motor está muito fraco.

    Levamos em vários mecânicos e sempre passaram rastreador e nada de falha foi encontrado.

    Sendo que fazemos sempre as preventivas de troca de filtros e óleos .

    * O que pode ser isso?

  2. Olá, estou com um motor om 457 passando água para o combustível. Foi feito a substituição das vedações junto com as atcameras, mesmo assim o problema continua. Qual o procedimento a ser feito?

  3. Axor 2540 funcionando normal. Desliga e depois de uma hora não pega mais. Entra ar sistema. Trocamos retenção examinamos todo circuito. Notei que uma das unidades está jogando ar no bico. E parece que no tanque retorna bolhas de ar com o diesel pelo retorno. Alguém sabe o que pode ser?

  4. Boa tarde.

    Temos um ônibus motor 457 rs ano 2000 .

    O motor está muito fraco.

    Levamos em vários mecânicos e sempre passaram rastreador e nada de falha foi encontrado.

    Sendo que fazemos sempre as preventivas de troca de filtros e óleos .

    * O que pode ser isso?

    * Vcs aconselham a fazermos uma reprogramação de potência ?

  5. Bom dia! Alguém informa com quantos kms devo fazer a revisão dos bicos injetores do motor 447 ?

  6. boa noite tenho um mb 2638 eletrônico ele tem partida longa ja fui a vários bombista e ninguém achou o defeito anda normal e econômico mas demora p pegar ja fiz tudo o que sabia e mais um pouco no rastreador não acusa nada se puder mande uma sugestão. obrigado. boa noite.

  7. Eu tenho como respeito a tudo e a todos , mais os fabricantes de todos os motores fabricam seus motores com mais e menos cav esta historia de fazer milagres so em televisão porque na vida real e bem diferente….

  8. Depois que eu fiz o motor do meu caminhão um 1620 eletrônico a luz do pld ficou acesa a falha q da e sensor do eixo comando de válvulas já troquei os sensores mais não apaga

  9. BoA noite estou com um problema num ônibus o500 q aparece no código de falha 7209 válvula proporcional 4 e não tenho nenhumaidéia de onde fica essa válvula o carro fica esquentando e sem força se poder me ajudar agradeço.
    E aonde fica essa válvula no motor o500

  10. Esse motor foi basicamente uma versão eletrônica do OM 447 LA mecânico. Muitas das peças são as mesmas, mas ele foi bem atualizado para receber i sistema de injeção eletrônica por unidades individuais. Da mesma forma temos outros exemplos de motores mecânicos que ganharam versões com injeção eletrônica: MWM série 10 para o série 12, Cummins Série B para ISB e série C para o ISC, Scania DSC 12 do 360 para o 420 cv etc.

  11. bom dia gostei muito da materia de vc muito construtiva ,tenho um cliente q quer aumentar a potencia de um motor cummins de 250cv para 310 cv ,não tenho a minima ideia por onde começar me de uma luz , aguardo resposta obrigado.

  12. Boa Noite, Meu caminhão quando o tempo esta frio ele não acelera de inicio, funciona normal da marcha lenta mais não da aceleração, ai vou insistindo ele vai ratiando e ate que aos poucos vai se firmando a aceleração.

    Com o tempo normal e quente isto não ocorre.

    Isto começou apos um problema que ocorreu de entrada de ar que foi sanado com a troca das 14 arruelas do sistema de injeção

  13. Boa Noite, Meu caminhão quando o tempo esta frio ele não acelera de inicio, funciona normal da marcha lenta mais não da aceleração, ai vou insistindo ele vai ratiando e ate que aos poucos vai se firmando a aceleração.

    Com o tempo normal e quente isto não ocorre.

    Isto começou apos um problema que ocorreu de entrada de ar que foi sanado com a troca das 14 arruelas do sistema de injeção.

  14. Tenho um AXOR 2035 que tem apresentado perca de aceleração em algumas subidas. O problema aparece e desaparece repentinamente. Já fui em uma concessionária e verifiquei o módulo e não apresentou problemas. Saberiam me dizer o que pode ser?

  15. Se a unidade de comando recebe sinal de óleo superaquecido, bloqueia a aceleração para proteger o motor. É preciso checar com cuidado todo o circuito do sensor de temperatura do óleo. Pode ser um curto a massa.

  16. ????????galera muito proficional em que faz gostei manda um hotmail de tudo essa parte no meu hotmail obrigado ????????????????

  17. A troquei o sensor por um período curto deu aceleração porém somente 59℅de aceleração hj cheguei na oficina Naum deu mais aceleracao

  18. Boa tarde!!! Estou com um MB 1318 no escanear dá sensor de temperatura do óleo falha presente não apaga a falha e o caminhão não dá aceleração medi fiação puxei fiação por fora a falha continua e não dá nada de aceleração alguma ideia do que pode ser???

  19. Boa noite eu trabalho en uma empresa e estou montando um motor 457 que estava desmontado e gostaria de ver o conjunto de ficsasao das unidades ingetora

  20. Acredito que o sistema Tecnológico de Injeção Eletrônico, veio no tempo exato para tamanho avanço na Tecnologia Ambiental, porem estamos defasados Educacionalmente falando; Motoristas deveriam ser melhor preparados sobre como resolver pequenas Panes de Injeção Eletrônica para sair da Estrada e chegar até a o socorro mecânico !!!

  21. Acredito que o sistema Tecnológico de Injeção Eletrônico, veio no tempo exato para tamanho avanço na Tecnologia Ambiental, porem estamos defasados Educacionalmente falando; Necessáriamente Motoristas deveram ser melhor informado sobre como resolver pequenas Panes de Injeção Eletrônica para sair da Estrada.

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