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Diagnóstico da linha diesel

Conheça os equipamentos para teste de injeção de veículos diesel com motorização eletrônica, que estão disponíveis no nosso mercado.

Carolina Vilanova

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Aquele sermão de que carro desregulado gasta mais combustível e polui mais o ambiente está 100% em alta. Com toda a preocupação sobre o aquecimento global e a com a poluição da cidade destruindo a qualidade do ar que se respira, muitas medidas estão sendo tomadas para frear esses fenômenos e muitas envolvem os veículos automotores, principalmente, os equipados com motores diesel.

Na luta contra a emissão de poluentes, o dever do mecânico é difícil, mas essencial: conscientizar seus clientes da necessidade de realizar as manutenções preventivas do seu veículo e fazer uma boa inspeção no sistema de injeção eletrônica periodicamente ou corretivamente sempre que for necessário.

Os sintomas que indicam avarias no sistema de injeção eletrônica são falta de potência e torque, consumo elevado de combustível, falha de funcionamento do motor, excesso de fumaça, cilindro com funcionamento incorreto devido a um injetor danificado, entre outros. O diagnóstico de falhas é realizado por meio de equipamentos eletrônicos, do tipo scanners, que analisam todo o sistema eletroeletrônico do veículo.

No painel de instrumentos do veículo tem uma luz que acende para avisar sobre qualquer anomalia no sistema. Geralmente, o motorista ainda tem tempo de levar o carro a um lugar seguro depois que a luz acende.

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Tanto na revisão quanto no reparo dos componentes do sistema de injeção e outros sistemas eletrônicos dos veículos, que são controlados pela central eletrônica, o ideal é que o técnico tenha em mãos o scanner para fazer uma inspeção detalhada nos componentes e indique quais são os problemas detectados, onde estão e como fazer para alcançá-los.

O que tem no mercado?

Uma boa fatia do segmento de veículos diesel conta hoje com motor eletrônico, com sistema de injeção direta ou common rail (tubo comum), exatamente como o de um automóvel. Sem contar que muitas picapes e veículos utilitários importados são movidos a óleo diesel.

O cuidado começa aqui: motores diesel exigem um equipamento de testes específico, não é possível utilizar o mesmo scanner para ciclo otto, a não ser que tenham essa opção e que tenha as atualizações necessárias para a função. Uma quantidade considerável de scanners está à disposição desse mercado, conheça as características dos mais conhecidos, de diferentes tamanhos, aplicações, funções e preços.

o Alfatest

A grande vantagem do Kaptor.com Diesel é o fato de ser o mesmo aparelho que faz o diagnóstico dos automóveis com mais configurações, ou seja, serve para automóveis, picapes e motores diesel, desde que esteja configurado e habilitado para isso.

O Kaptor.com Diesel, em sua versão completa, traz 11 adaptadores e tem possibilidade de acesso nas seguintes montadoras: Agrale, Volkswagen (Cummins), Ford (MWM), Iveco, Internacional, Scania, Volvo e Mercedes-Benz, que inclusive recomenda o equipamento como referencia para frotistas e transporadores. Entre as picapes, atende a GM, Ford, Nissan, Mitsubishi e Toyota. Tudo vai depender da configuração adquirida.

O aparelho é portátil e tem memória para 128 Mb, regravável, com espaço para futuras atualizações, que podem ser feitas por internet ou computador, sem trocar o hardware. O manuseio é bem fácil, com seis botões direcionais mais o botão “reset”, de liga/desliga.

“A grande vantagem desse aparelho é que o mecânico pode comprar as liberações separadas para fazer o diagnóstico em um determinado motor que ele não tem configurado no seu aparelho. Funciona como um cartão de telefone pré-pago, que você pode comprar créditos, que dá direito a testar outros veículos por vezes limitadas, além de oferecer o adaptador correspondente. Um crédito no cartão, que dá direito a fazer um diagnóstico em qualquer modelo custa R$ 9,00”, explica Raffaele Ventieri Neto, coordenado técnico da Alfatest.

O aparelho faz uma inspeção detalhada em todo o sistema de injeção eletrônica e outros componentes e acessórios eletrônicos de um veículo, como ABS e air-bag. Os resultados aparecem num display de quatro linhas que dá o código de falhas e um descritivo da falha.
“Entre as funções estão: ler e apagar códigos de avarias, identificação do módulo de comando para conferência, leitura dos parâmetros de funcionamento do motor – todos os sensores, modo de ajustes – que faz o reconhecimento do pedal do acelerador, por exemplo – módulo de testes dos atuadores – que testa a compressão do motor, balanceamento de cilindros etc”, conta Raffaele.

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O aparelho da Alfatest conta com a função Visual Graph, que serve como uma faixa de referência dos parâmetros de funcionamento do motor em relação a sensores e outros componentes.

Outra vantagem é que o mesmo equipamento pode trabalhar no modo portátil ou conectado a um computador, basta utilizar o cartão que libera o acesso ao diagnóstico via computador que custa R$ 500,00. E com o programa Millenium, que funciona como um gerenciador, as informações são integradas no computador. Assim, o técnico pode criar ordens de serviços, históricos de falhas e de diagnóstico do veículo dentro do seu PC.

Os mesmos testes são realizados tanto no portátil quando no PC, a diferença é que no computador o técnico vai ter acesso a mais de 50 parâmetros numa só tela, além da velocidade ser maior. Os parâmetros podem ser comparados nessa tela, além disso, permite montar gráficos e acompanhar tempo a tempo o desenvolvimento do diagnóstico.

O aparelho Kaptor.com Diesel conta com o software liberado e os cabos conectores pelo preço de R$ 8.330,00 (preço sugerido que pode variar entre os distribuidores). Na versão diesel não funciona o wireless (sem cabo), mas o aparelho pode ser conectado na bateria do carro ou no acendedor de cigarros.

o Bosch

O equipamento comercializado pela Bosch, que na verdade é produzido pela Tecnomotor em exclusividade, é denominado SDC 701, e conta com um scanner portátil, cabos e adaptadores para 12 e 24 V. O aparelho é compacto e portátil, projetado para fazer toda a leitura dos componentes eletrônicos dos sistemas de injeção, ABS, air bag, transmissão, piloto automático e carroceria. Além de possibilitar a análise de gráficos e dar a opção de impressão dos resultados.

Entre as funções estão: identificação do número da ECU, leitura dos códigos de defeito do módulo, apaga a memória de erros do módulo, teste de compressão dinâmica do motor, corte dos cilindros, ajuste do pedal do acelerador, leitura dos sensores do sistema, testes dos atuadores, identificação dos estados de entrada e saída do sistema.

O SDC 701 está apto para atender a uma gama muito abrangente de motores, como Mercedes-Benz, Diesel Ford, Diesel GM, GMC, International, Iveco, Diesel Mitsubishi, Diesel Nissan, Scania, Diesel Toyota, Troller, Diesel Volvo e Diesel VW. “O grau de confiabilidade dos testes é muito alto, pois a maioria dos sistemas de injeção são desenvolvidos pela própria Bosch, em parceria com as montadoras”, garante André Marquioni, da Bosch.

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Com a capacidade de oito leituras na mesma tela, o aparelho tem fácil manuseio, com apenas dez botões, além de caracteres maiores que proporcionam melhor visibilidade, interface mais eficiente para o usuário, permite apresentar figuras ou desenhos, como esquemas elétricos, componentes e tabelas de testes. É fácil de carregar e tem sistema operacional simples. Esse scanner também tem a opção de ser conectado no computador se o técnico desejar, para descarregar o protocolo de ensaio e realizar outras funções.

“Ter mais de um parâmetro na mesma tela permite que os sensores que trabalham em conjunto sejam analisados ao mesmo tempo, o que proporciona resultado mais preciso. Além disso, análises gráficas analisam melhor o comportamento do sinal”, conta o técnico.

A tecnologia desse produto dispensa cartuchos ou qualquer outro módulo externo para realizar os testes e diagnósticos, ou seja, os programas das montadoras já estão instalados na memória do software. Aplicações específicas precisam ser compradas a parte e as atualizações são feitas por meio de CD-ROM.

Outra grande vantagem desse aparelho é poder contar com a estrutura operacional da Bosch para utilização e manutenção. “O SDC é bem abrangente em termos de aplicação e acompanha a velocidade dos lançamentos dos fabricantes, o que é um desafio. Todo ano sai pelo menos uma atualização”, completou. O preço em média é de R$ 8.000,00.

o Delphi

Como opção de scanner para injeção eletrônica de motores diesel, a Delphi traz da Europa para o mercado brasileiro o Diamand, que deve ser conectado num computador ou lap top de configuração básica para ser utilizado. O produto oferece utilização em nove línguas e cobre mais de 30 montadoras, entre as quais se destacam a Mercedes-Benz, Volvo, MWM-International e Cummins.

Rodrigo Chaluppe, engenheiro de serviços da Delphi, conta que a empresa oferece todo o suporte para os usuários do Diamand, além dos procedimentos de funcionamento já contidos no manual.

“O Diamand é capaz de ler basicamente todos os sistemas de injeção eletrônica ou bombas mecânicas com recursos eletrônicos. Faz diagnóstico falhas, mostra os códigos de avarias e os parâmetros de funcionamento do motor, do sistema de injeção eletrônica e componentes eletrônicos do veículo”, conta.

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O estojo do Diamand conta com a unidade VCI, unidade analógica e a caixa de leitura de diagnósticos, além dos cabos em série de conexão com o PC, cabos adaptadores de cada aplicação, entre outros componentes.

Uma das vantagens desse aparelho é que incorpora também o multímetro e o osciloscópio para alterar os parâmetros da central eletrônica se for necessário. “Não é permitido modificar a configuração do veículo, mas existem informações que precisam de alteração quando substitui algum componente”, explica.

Mais um benefício do produto é a possibilidade de acesso remoto para fazer diagnóstico à distância. “Uma oficina que tem o equipamento acoplado no veículo pode ser acompanhada pelo computador de outro técnico em outro local já que pode funcionar em rede”, conta Rodrigo.

O manual está dentro do software e no caso de consulta não tem a necessidade de utilizar uma versão impressa. O aparelho oferece ainda as opções de gravar histórico, analisar gráficos e imprimir os resultados obtidos. As atualizações podem ser feitas via Internet. A empresa não divulgou o preço do produto.

o Napro

O PC Truck 5000 foi desenvolvido para trabalhar conectado em qualquer computador PC ou notebook, que tenha como configuração mínima um monitor colorido e um Pentium IV. Abrange quase todas as montadoras, como MB, Volvo, Iveco, Scania, Freight Liner, MWM-International, Cummins, Fiat Diesel, GM Diesel e GMC, e tem capacidade de analisar os parâmetros dos sistemas de injeção diesel, piloto automático, freios ABS e controle carroceria.

“As principais funções do PC Truck são: consultar a memória de avarias (leitura do código de falhas), limpar a memória de avarias, diagnóstico de sensores e elementos atuadores, regulagem básica, orientação ao mecânico na identificação de defeitos, modo contínuo, leitura dinâmica de parâmetros do veículo, além de permitir visualização na tela do computador uma série de valores ao mesmo tempo, como rotação do motor, temperaturas do líquido de arrefecimento, ar de admissão, óleo e combustível, pressões do combustível e do turbo, posição do pedal do acelerador etc”, conta Marcos Zillner, responsável pela área de engenharia da Napro.

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Uma das vantagens do aparelho é o modo contínuo que possibilita a análise de todos os parâmetros na mesma tela. “Assim, o mecânico tem uma visão geral do que está acontecendo, tornando o serviço mais ágil e preciso”, completa.

O aparelho tem fácil operação e o próprio programa indica os procedimentos a serem executados no funcionamento dos diagnósticos. É possível a análise de gráficos dos parâmetros e a impressão dos resultados e informações para apresentar como um relatório para o cliente.

O engenheiro afirma que, em termos de suporte técnico, a Napro oferece o treinamento de uso, o call center para esclarecer dúvidas e uma equipe de representantes que fazem visitas aos clientes.

O equipamento básico é constituído de cabo de comunicação, hardlock (Protetor de Software), programa em CD-ROM, manual em CD-ROM para Windows com informações e esquemas elétricos e cABOS opcionais de conexão. O preço sugerido é de R$ 4.900,00.

o PlanaTC

O aparelho que a PlanaTC disponibiliza para os mecânicos é o SC 9000, que precisa ser usado juntamente com o computador para fazer diagnósticos e leituras dos componentes eletrônicos de marcas como Scania, Volvo, Mercedes-Benz, International, Agralle e caminhonetes diesel da Chevrolet. A configuração é de 500 Mhz, tem 128 Mb de memória, duas portas USB e protetor hard lock.

Rodrigo Pires de Moraes, técnico do suporte da Plana TC, garante que todo o suporte técnico por telefone e manual de instalação e de utilização são fornecidos pela empresa. O conjunto SC 9000 conta com os seguintes equipamentos: CD do programa que faz o diagnóstico, módulo de comunicação, cabos e conectores, software que demonstra o funcionamento e software com comunicação direta coma PlanaTC para apoio técnico permanente. No próprio site da empresa o usuário encontra dicas de instalação e outras informações.

O primeiro procedimento é informar ao scanner o modelo do veículo que será testado para que identifique automaticamente qual cabo será utilizado e onde será conectado. Aí, já com o cabo plugado, é feita uma captura do código de falhas do sistema de injeção e de componentes eletrônicos.

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O módulo trabalha o computador através do Windows simples, com comando pelo mouse e teclado. O cabo do aparelho ao computador tem dez metros de extensão, para facilitar o acesso do mecânico. O SC 9000 dá o código e a nomenclatura da falha descrita na tela. Faz o diagnóstico e captura de falhas, lê status de funcionamento do motor com valores de referência, faz análise de gráficos, impressão, salva e gerencia os dados da oficina. Além disso, um histórico dos veículos pode ser guardado no software do computador.

O programa faz ainda simulação de falhas, desligamento do cilindro em determinado módulo, teste de compressão e balanceamento de cilindro, faz ainda o reconhecimento de pedal do acelerador e outros testes de acordo com o veículo. “O aparelho quando ligado mostra todos os parâmetros de funcionamento do motor e disponibiliza a parte de resistência e valores na tela em tempo real, dispensando o uso do multímetro. Os esquemas elétricos são embutidos no módulo”, comenta. O preço sugerido do aparelho é R$ 4.160,00 e as atualizações são adquiridas separadamente.

Colaboração técnica da oficina Truck Torke, de Ribeirão Pires/SP

9 comentários em “Diagnóstico da linha diesel

  1. Hoje em dia recomendo o KTS 590 da Bosch que faz tanto linha leve e pesada (diesel e gasolina). É o melhor scanner do mercado!

  2. Alguem sabe opinar sobre o scanner Multidiag Pro+ se vale a pena e se seria comparável com o Tecnomotor, Napro e outros?

  3. ENTREI EM CONTATO COM A BOSCH PARA ME INFORMAR COMO ATUALIZAR A VERSÃO DO SDC-701 PARA A 105 , A ATENDENTE DISSE QUE SOMENTE COM O REPRESENTANTE.
    OCORRE QUE CONSTA NO SITE A VERSÃO PARA ATUALIZAR MAS SÓ QUE O REPRESENTANTE AFIRMA QUE A BOSCH NÃO VAI DISPONIBILIZAR MAIS A ATUALIZAÇÃO E QUE TEREI QUE COMPRAR OUTRO MODELO DE APARELHO, ABSURDO ISSO.

  4. GOSTEI MUITO DO ARTIGO, MAS FALTA O SCANNER DIESELDIAG E RASTER 3 QUE SÃO NA MINHA OPINIAO SÃO OS MELHORES DO MERCADO.

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