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Bomba injetora: todo cuidado é pouco

Veja como identificar os problemas da bomba injetora e retirá-la corretamente em casos de manutenção

Carolina Vilanova

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Bomba injetora: todo cuidado é pouco

 

A bomba injetora é um dos componentes mais importantes do sistema de alimentação dos veículos diesel. Ela é responsável por injetar o combustível no motor para que ocorra a combustão. Esse trabalho é realizado em conjunto com o regulador de rotação, que controla todas as faixas de rotação de acordo com a carga aplicada ao motor e o seu funcionamento, dosando a quantidade de diesel injetado e o inicio de injeção correto para a melhor combustão.
Nos motores eletrônicos esse processo é gerenciado pelas unidades eletrônicas de comando. Mas, nos modelos mecânicos, a bomba é regulada manualmente por profissionais especializados (bombistas) e com o auxílio de ferramentas específicas, além de diversos testes realizados em um equipamento apropriado. Quando a bomba está regulada e o motor em bom estado, o funcionamento é perfeito e respeita as leis de emissão de poluentes, proporcionando desempenho e consumo estabelecidos pela montadora.

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O caminho do diesel

O combustível é aspirado do tanque até a bomba injetora pela ação positiva de uma bomba de transferência (pré-alimentadora). Em seguida, passa por um pré-filtro para remover  as partículas contaminantes. A bomba de transferência, então, fornece à injetora o combustível em baixa pressão. O diesel passa pelo filtro de combustível antes de chegar à bomba.
Ela comprime o combustível até os injetores, onde atingem altas pressões, necessárias para a atomização e queima nas câmaras de combustão, enviando-o por linhas individuais, para cada injetor. Ao alcançar o injetor, o combustível comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os orifícios do injetor com a câmara de combustão, vencendo a carga de uma mola e calços que determinam sua pressão de abertura e possibilita a entrada do diesel de forma otimizada. A fuga de combustível ao redor da agulha para refrigeração é recolhida pelo coletor de retorno, que o envia por uma conexão e pela tubulação de retorno ao tanque.

Conceito e modelos

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Existem inúmeros modelos e tipos de bombas injetoras. A diferença entre elas está na aplicação quanto à potência do motor que vai equipar. Algumas aplicações foram projetadas para ser instaladas na parte traseira do motor, com o objetivo de reduzir ruídos, devido à carga maior aplicada nos motores modernos.
Paulo Souza, gerente de Assistência Técnica da Bosch, afirma que as bombas podem ser classificadas nos modelos em linha ou distribuidora, sendo que os portes são divididos por potência de saída, da seguinte maneira: M, A, MW, P, R, H e VE. A bomba em linha possui as saídas dispostas em linha e a colocação dos tubos de pressão é seqüencial. As  bombas distribuidoras demandam cuidados na hora de encaixar os tubos de pressão, pois deve-se verificar a saída que vai para o primeiro cilindro do motor, e depois, identificar o sentido de giro da bomba. Os tubos devem ser encaixados nessa ordem. É importante lembrar que cada motor tem a sua seqüência.

 

Diagnósticos

Antes de retirar a bomba do motor, é preciso verificar onde está o problema. Sintomas como falha e oscilação no funcionamento do motor, ruídos fortes (como se estivesse serrando), variação de rotação, excesso de fumaça e aumento no consumo de combustível podem indicar possíveis avarias no sistema.
No entanto, é preciso checar outros componentes, para evitar que a bomba injetora seja retirada sem haver necessidade. “Pergunte para seu cliente se ele notou a perda de rendimento ou alteração da fumaça do veículo após abastecimento. Verifique se os filtros de combustível e de ar estão em ordem, inspecione se há vazamento de combustítvel”, comenta Souza.
A pressão dos injetores deve estar de acordo com a tabela de aplicação, assim como a taxa de compressão e o ponto estático do motor. Verifique se o turbo, o intercooler e a regulagem de válvulas estão dentro dos padrões. Cheque também se o motor apresenta bloqueio no início de injeção.

 

Manutenção preventiva

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A troca dos filtros dentro do prazo estipulado, a purga do sistema para verificar se existe água e evitar deixar que o veículo ande com pouco combustível no tanque são cuidados imprescindíveis para a vida útil do sistema de injeção. Procure postos de bandeira ou de sua confiança, pois combustível de má qualidade ou contaminado pode danificar, além do sistema, o motor.
A manutenção preventiva demanda uma checagem no sistema de acordo com o manual do proprietário. Esse procedimento pode incluir a limpeza dos bicos e o ajuste do início de injeção e da pressão de abertura do bico. “O ideal é levar o veículo até um especialista para fazer a revisão, pois ele terá todas as ferramentas adequadas para realizar o serviço”, comenta o gerente da Bosch.
Ao checar a bomba injetora, deve-se verificar o volume de injeção nos vários regimes de trabalho do motor como marcha lenta, limite de rotação, ajuste do plena carga. O tanque de combustível também merece uma atenção periódica: verifique se há água em seu interior e, caso o resultado seja positivo, faça a drenagem do sistema. Para realizar a checagem observe o líquido no decantador do filtro (um copo de sedimentação). Presença de água no sistema, geralmente, apresenta uma fumaça de cor branca durante funcionamento do motor, esta também ocasiona danos sérios ao sistema de injeção e a lubricidade do diesel é comprometida.

 

Desmontagem e montagem

Para cada modelo de bomba e regulador existe um conjunto de ferramentas apropriados para se trabalhar. A Bosch recomenda a aquisição dos equipamentos para impedir danos maiores. Os bombistas, devem ter conhecimento profundo do assunto, pois esse é um componente muito complexo e de extrema importância para o funcionamento de um motor.
Um dos primeiros itens que o profissional deve saber ao instalar uma bomba é identificar a frente da peça, que é o lado oposto da haste de regulagem. Para saber qual o modelo do casco da bomba, fique atento à placa de identificação do fabricante. Lá estão todas as informações necessárias para a correta aplicação.
Nessa edição, fizemos um passo-a-passo da remoção e instalação da bomba injetora do tipo A, utilizada nos motores Cummins 6CTAA de 8,3 litros, desenvolvido para atender aplicações de até 215 hp. Esse propulsor equipa modelos Volkswagen Titan 17.220 e 23.220, e os Ford 1.722 e 2.322. Acompanhe a desmontagem da bomba injetora do tipo A, que equipa esse motor:

 

1) Remova as tubulações e o solenóide de corte de combustível. Depois, localize o Ponto Morto Superior (PMS) no cilindro 1 e trave-o com o pino de trava (pin lock). O mecânico deve empurrar o pino de sincronização dentro do comando, girando lentamente a árvore de manivelas. Obs.: Não esqueça de afastar o pino depois que encontrar o PMS.
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2) Remova a tampa de acesso, a porca e a arruela da engrenagem acionadora da bomba. Com o auxílio do sacador T (Sacador de Engrenagem de Bomba Injetora nº. 3824469), solte a engrenagem do eixo da bomba.
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3) Algumas bombas têm suporte de fixação, caso tenha é preciso retirá-lo. Agora, trave a bomba antes de removê-la, retirando o pino de sincronização e invertendo a sua posição. Obs.: Coloque um aviso para mostrar que a bomba está travada, evitando que alguém vire o eixo e quebre o pino ou o próprio eixo, danificando o equipamento.
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4) Tire a tubulação de alta pressão. Lembre-se que todos os orifícios devem ser vedados para impedir que entre impurezas na peça. (Foto 4)
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5) Solte as porcas de fixação com ferramentas adequadas, pois o acesso aos parafusos é difícil, e por fim retire a bomba injetora. Para instalar a bomba, realize a operação inversa da desmontagem, com atenção para os torques especificados pelo fabricante.
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Fique atento

 

• O Bombista deve devolver a bomba lacrada para o mecânico, com o ponto de bomba ajustado na bancada de testes.
• Certifique-se que na montagem o motor está em PMS.
• Com um pano umedecido em um desengraxante que não contenha água, limpe bem a engrenagem acionadora e o eixo da bomba ou produtos químicos que possam danificar as borrachas. (como álcool etílico, por exemplo). Para dar aderência e não sair fora do ponto.
• O bombista já deixou a bomba no ponto, o mecânico só tem de instalar a peça no motor.
• A regulagem da bomba deve ser feita por especialistas, seguindo os parâmetros da bancada de testes.
• O corte de óleo deve ser realizado com a ajuda de uma bomba elétrica.

 

Protocolo de medição

• Colocar a bomba para funcionar em uma bancada de testes.
• Conferir o início de débito, que depende do motor.
• Conferir o volume injetado em todas as faixas de rotação e em cada saída da bomba
• Efetuar o teste de marcha lenta, limite de rotação e teste de pressão do LDA com e sem pressão de carga.
• Conferir o tubo de teste da bancada e o porta injetor.

 

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Na bancada são realizados:

• Teste de início de débito
• Teste com o relógio comparador: precisão de 0,01 mm que deve ser usado no ajuste das chapas que sustentam as flanges do elemento.
• Escala de grau: serve para verificar se a bomba está acelerando o que devia: os valores dependem do modelo do motor
• Teste para reconhecer a posição do acelerador.
• Posição do modelo do regulador
• Regulagem da haste de regulagem, com relógio de comparação
• Verificar a marcha lenta – por meio do parafuso do batente do acelerador.
• Teste de regulador: cursos e posição da luva, certeza que o regulador da bomba está dentro dos parâmetros (fazer a regulagem para ajuste da luva).
• Teste de plena carga.

101 comentários em “Bomba injetora: todo cuidado é pouco

  1. Tem uma blazer ano 99 tive um problema com o motor de partida ele foi trocado e mesmo assim sempre que deixo ela com a frente um pouco mais alta ela demora para pegar quando dou partida mas quando ela fica reta ela pega de primeira será que pode ser a bomba injetora ?

  2. boa tarde. estou desanimado e triste com minha S10 2.8 diesel, motor Sprint, ninguém resolve o meu problema, já levei no mecânico, retirou o tanque,pescador e nada. acontece que as mangueiras secam, alimenta o filtro e o retorno todas secam, então eu começo a abrir os bicos e com dificuldade ela pega mas não mantém. peço ajuda por favor, agora irei em um bombista.

  3. Boa tarde tenho uma mini buss com o motor 3L ela endurece os tubos de radiador de cima gostaria de saber como celecionar o problema?

  4. Boa noite

    Tenho uma Dakota 2001 a diesel . Quando atinge a velocidade de 100 Km/hr não desenvolve mais.
    O que pode estar acontecendo.

    Alguém pode me ajudar.

    Obrigado.

  5. Gostei imenso da informação.
    Pesso para me ensinarem como posso por no ponto, a bomba rotativa de um VW new beetle 1.9 tdi Motor ALH de 1999. O carreto é todo mmassiço sem os três parafusos de afinação.

  6. Ola,
    Aqui Leandro gestor de manutenção frota de caminhões motorizados com MWM X10 15180.

    TCHÊ, confesso que tinha visto nada parecido .

    Quebra constante do eixo das bombas VE Bosch.

    Engrenagens das bombas novas , diesel de qualidade, preventiva em dia, mais tenho um alto índice de quebra.
    Alguém poderia dar uma dica ou trocar experiência sobre?

    Grato desde de já.

    51.996004730

  7. Boa noite,tenho uma f4000 com motor mwm bomba bosch,fiz o motor e levei pra revisar bomba e bicos,ele tava fraco ai ficou bom,mas ta fumaçando demais,o que pode ser? Desde ja agradeço

  8. Olá,
    O valor do serviço de uma oficina mecânica pode variar de acordo com a região. Não temos como precificar os serviços.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico

  9. Olá, Heinz, recomendamos procurar um mecânico para fazer uma avaliação do veículo, somente com uma verificação presencial é possível fazer o diagnóstico correto.

  10. Olá tenho uma toyota land Cruise ano 2007/08 foi me cuido na bombo no final de 2018 e não focou 100% e agora está sem força para arrancar(sair)..o que pode ser… qual o problema?? ela é cambio automático e a bomba injetora e a semi-automatica

  11. bom dia,aonde eu consigo consertar a minha maquina injetora.Tenho oficina DIESEL.
    OBRIGADO
    Sou do Rio de Janeiro

  12. A duvida surge porque os mecanicos querem subsituir a bomba que estava no meu carro de 12H por uma outra de 08H. Isso nao tem alguma consequencia? Será que o motor vai funcionar bem?

  13. Gostei, fizeram um óptimo trabalho.

    Gostaria de saber, qual é a diferença entre duas bombas identicas mas uma vem escrito 12H e outra 08H, as duas tem um sensor mas a profundidade de montagem não é a mesma.

    Durante a manutenção, a bomba de 8H pode substituir a de 12H?

    Obrigado

  14. Tenho uma astra j17cdti e tenho um barulho na.minha bomba de alta per que parece um serrote troquei a vavula e ficou igual isto pode ser a bomba

  15. Tenho um D60 motor Perkins quando dou partida nele pega na primeira, mais depois de um tempo rodando se desligar não pega mais.sera que é problema na bomba injetora. Agradeço desde já obrigado

  16. Eu sou Gilmar de Parauapebas a minha dúvida é que o meu caminhãozinho e um 7100 da Volkswagen ano 94 e quando eu alonga ele,ele solta uma fumaça preta e quando eu aperto ele ele também solta muita fumaça preta o que pode ser por favor?

  17. ola boa noite!!!
    queria uma opiniao, o que vcs acha que pode ser!!
    tenho uma d10 1983 e ela começou a apresenta um defeito, vc esta andando com ela e quando do nada parece faltar combustivel e tipo que, vai morrendo ate apagar….. principalmente quando coloco a 4 marcha, !!!

  18. Bom dia. Tenho uma Pajero Sport 2001 que foi fazer a retífica do motor e não ficou muito boa, pois baixa muito óleo mas não pinga nada do motor, o óleo lubrificante vai parar no tanque de combustível diesel. Será algum problema na bomba injetora ou algo relacionado ao comando de válvulas? Alguém me ajude, por favor. levei em 4 mecânicos e nenhum resolveu. Um bombista renovou bicos e bomba injetora e continua da mesma maneira. Obrigado.

  19. Bom dia. Gostaria de saber se vcs tem curso pra iniciantes em manutenção de bombas injetora… Sou ajudante em uma oficina de injeção diesel.

  20. Meu Scania 113 ficou 8 meses parado,e não quis pegar oq devo fazer?
    Já tirei os bicos,estão normais.
    Será que deu Ruin a bomba?

  21. Tenho um kia bongo 2013 cujo o motor está fazendo tec tec tec e batendo pino perdendo a potencia na alta. Fiz o cabeçote, pois queimou a junta, foi feito a colocação dos pistões completo.

  22. Como está parado muito tempo veja se a se serrilha da bombafaz movimento se fizer veja os bicos pode tá soprando compressão pra dentro da bomba tire os bicos

  23. Olá sobre a mb 180 você deve colocar em 1″ cilindro do comando de válvula livre e 4″cilindro em contra balanço (descarga e admissao) logo a seguir lá em baixo na polia do motor na dianteira você verá uma escala de graus ja com o motor em pms gire a polia anti horário até que possa ver 25″graus deve ficar em 24″ tem uma chapinha de referência para deixar o grau ali pronto feito isso tire a tampa lateral da bomba tem 3 pou cas que fixa a bomba solte em lá atrás próximo no pé do regulador tem 1 solte epuxe para traz sacudindo mas antes solte todas conexoes na bomba tubo injetor tubo do óleo manguerinha do vácuo acelerador e etc sua bomba sairá destravada quando vier do bombista pede orientação que ela vira travada para não fugir o ponto na própria bomba

  24. tenho uma hyundai h1 que o motor faz muito barulho tipo serrando.
    a bomba foi reparada será mal montada, mal afinada?

  25. Boa noite!
    Tenho um Cummis 220 e o mesmo qdo fica uns 2 a 3 dias parados o diesel retorna da bomba alimentadora para a tubulação deixando ela seca, para poder ligar o motor tenho que acionar a bomba auxiliar. Será que pode ser os reparos da bomba alimentadora??

  26. eu tem uma f4000 ano 2002 o prombrema e na primera patida tem dia perga da primeira e tem dia que da solo e demora perga o que sera

  27. amigo a minha camionete está com vazamento na bomba injetora ta saindo um oleo preto ,será que e isso que aumenta fumaça , espero que vc para me ajudar

  28. Boa noite ,levei minha bomba injetora do carro pajero sport motor 4m40 , ele retirou a bomba fez a revisão e olhou nos bicos onde tive de comprar e me cobrou para fazer o seviço na bomba fui buscar o carro e ele me falou que o cabeçote da bomba injetora estava quebbrada e teria de comprar outro cabeçote isso e certo ou a revisão ja fala qual defeito e outra pergunta existe cabeçote em bomba injetora?

  29. oi tenho uma f250 xll 2000 q começou fazer um barulho na bonba injetora

    tic tic tic tic q vai acompanhando o giro do motor

    a bonba foi revisada apouco tenpo. qual sera o problema ?

  30. Estou com um trator com alto consumo de diesel. Segundo um análise feito com o lubrificante do próprio indica que o motor está avariado. Esse alto consumo é por conta disso??
    Obrigado!

  31. bomba alimentadora com anel estourado, elementos com muito desgaste ou bico trancado aberto

  32. o correto hj em dia com o combustivel que esta vindo eh colocar oleo do proprio 15w40 para ajudar a lubrificaçao da bomba 1 litro de oleo para cada 300 de diesel

  33. Bom dia meu camimhao só pega se apertar o pino da bonba injetora é um scania 112hs ok pode ser estavá bom deum hora pra. Outra comesou. Com isso onbrigqdo

  34. acabei de comprar uma hilux sw 4, ano 2007, com apenas 77,800 km, na 1a. viajem de 400 km, por 2 vezes apareceu barulho como se estivesse serrando o motor, por alguns segundos, depois da barulheira, parecia que nada tinha acontecido. Isso pode ser bomba e bico? obrigado.

  35. Dependo do que vai ser trocado… Difícil analisar assim. Mas conserto de bomba injetora geralmente é caro.

  36. trabalho com um ford 6610 e ele começou a apagar durante o trabalho já trocamos todos os filtros e todos os canos e o problema continua pode ser um problema de ijeçao de combustível e o tanque foi trocado tbm

  37. tenho uma 709 ano 89 , td estava bem , de duas semanas pra ca , funciona bem ,de repente vai perdendo a força e para de funcionar, é retirado o ar , volta a funcionar bem , mais uns dez minutos e acontece de novo, pode , o mecanico diz q pode ser a bomba injetora ou parte eletrica, acha q devo levar primeiro no bombista o u eletricista? to perdida…..

  38. A bomba da minha S-10 , ano 2003 , parou de funcionar, levei a um bombista e o conserto fica em R$ 2.800,00 . O que vc acha deste valor, ou seja, compro uma bomba por ai, ou conserto esta?

  39. Ex Senhores tenho 77 anose sempre gostei da mecanica a minha vida ptofissional era tecnico de maquinas de fiação mas a minha maior paixão era ser tecnico de automoveis e por este motivo dou um jeito e tambem fui serralheiro até aos30 anos porque tinha que ter muitos conhecimentos de oficina agora ando com a ideia de aprendera ser bombista de bombas injetoras que dizem que tem que saber e são as coisas mesquinhas que gosto como amigo diga por favor a minha ideia eu gosto muito de trabalhar e quando não tenho nada para fazer é complicado pra mim obrigado comprimentos

  40. ola olha meu caminhao vw31-320 de manhã esta sem força e pouco fumaça escura depois de um bom tempo ele firma da um codico de baixa preção nas unides isto foi depois que eu reformei os bicos

  41. ola olha meu caminhao vw31-320 de manhã esta sem força e pouco fumaça escura depois de um bom tempo ele firma da um codico de baixa preção nas unides isto foi depois que eu reformei os bicos

  42. A bomba injetora do Ford 14000, motor MWM 229 , é preciso por oleo nela?
    E se por OLEO tem algum problema?

  43. Bom dia. Tenho uma citroen jumper 2010 multijet, estou com um problema a luz da injeção acende e apaga o motor. Ja troquei o filtro( original) testei bicos, sensores e agora vou para a Bomba. Minha pergunta a Bomba de alta pode dar esse tipo de defeito? Deste ja agradeço

  44. Eliseu, pode ser mau contato no switch ou nos relés de alimentação do sistema. Pode estar desligando com vibração ou aquecimento. Um abraço.

  45. boa tarde mauricio, o problema é mesmo o corpo distribuidor, experimenta jogar agua nele, se o motor pegar faça a substituiçao do mesmo..

  46. Maurício, pelos sintomas que você descreveu, o problema faz sentido, sim. Recomendamos que você procure um serviço autorizado da MWM. Um abraço.

  47. Tenho um micro-ônibus Volkswagen fratello ano 20002/23 passageiros motor MWM – serie 10 V4, e aparentemente esta com problema na bomba injetora/ mais precisamento no corpo distribuidor; Gostaria de saber se procede o que alguns mecânicos estão me dizendo, pois um fala uma coisa e outros falam outras coisas, o fato é: Quando rodo com o carro por mais de Duas horas e venho a desliga-lo o mesmo não pega, só depois de uma hora ou quase duas e que volta a funcionar ! faz foi trocado a bomba auxiliar, as mangueiras, o tanque foi limpo, porém o problema persiste o que devo fazer? pois o meu problema e achar um profissional HONESTO e que saiba fazer o serviço.

  48. Boa noite! Tenho uma fiat ducato, ela vinha cortando em alta rotaçao isso é problema de bomba ? Tinha agua no copo de filtro isso danifica a bomba ?

  49. Boa noite , estou com problema na bomba injetora da minha camionete Hilux 2001/2002 da marca Denso semi eletronica , a camionete foi para a retifica e quando voltou não acerta o ponto , pode ser problema no autoador , gostaria de saber se você trabalham com essa marca de bomba.

    abraço

  50. tenho um trator com motor maxion 4 cilindros bomba rotativo é possivel colocar bomba em linha nesse motor pois bomba rotativa da muito problema

  51. Esta matéria me ajudou muito na elaboração da minha monografia para Engenharia Mecânica. Muito obrigado

  52. Madson, qual seria a natureza do vazamento? Sobre o motor fraco, como está a pressão do turbo? Filtros estão ok? Compressão do motor, ok? Regulagem de válvulas? Dosagem da bomba injetora? Um abraço.

  53. Olá, Helda. Óleo diesel de baixo enxofre não deveria prejudicar uma bomba mais antiga, mas recomendamos que, antes de adotar o uso, você consulte a fabricante do veículo. Um abraço.

  54. eu tenho vw 26310 ele esta com um vazamento por baixo da bomba injetora ele pega bem nao fumaça mais eu acho ele um pouco fraco para andar e para subir o q eu faço

  55. Tenho uma Case, 2004. Gostaria de saber se o uso do óleo S10 pode danificar a bomba injetora ? Isso pelo fato da minha máquina ser mais antiga. Há ela é 580L.

  56. Gostei muito do artigo. Parabéns!

    Mas o motivo pelo qual estou procurando informações sobre bombas injetoras é para averiguar se há a possibilidade de troca de uma bomba semi-eletrônica por uma mecânica em uma hilux 3,0 turbo diesel ano 2002..

    grato.

  57. tenho uma xterra 2007, aconteceu comigo, fui em bombista e algumas oficinas eo defeito era tao simples, troquei o filtro de combustivel e coloquei a mangueira de entrda do diesel no lugar da saida e ium curioso me mostru o erro inverti e o problema acabou.

  58. tenho uma MB 1519, tem um bombita em VR que ja mexeu nela 3 vezes e essa semana voltou a dar problemas, o caminhao so pega com cheirinho, o tanque e de plastico abasteco o caminhao no mesmi posto que abastece os outros caminhoes, o que pode ta acontecendo???

  59. estou tendo dificuldade em funcionar um caminhão 1630 cavalo trucado, livei duas bateria bem carregadas pois esse caminhão esta parado desde fevereiro,netei vazamento no cano de cima do filtro de oleo diesel , apertei e em seguida vi tambem as porcas de cima froxas, as que vão nos bico, mesmo apertandoesse que estavam frochos, sangrei, mas saia o diesel expumante , isso por causa do ar na tubulação, não sei onde fica a porca da injetora para sangramento, ai eu sangrei afrochando o cano ao lado da bomba de sangrar, mas assim mesmo ,não conswegui fazer funiconar , será que tem outro local par a sangria?no 1113 é mais facil
    esse caminhão esta em santos

  60. Meu caminhão : tô sentindo ele meio preso na subida parece q falta Pressão na aceleragem meu Contagiro está ficando com uma rotação bem baixa, quando tá subindo o Contagiro fica aucilando um pouco + o carro não dá fumaça, Se o ar da Bomba estiver muito aberto ou fechado pode ocasionar Isto??

  61. solicito informaçao sobre meu scania 112 ano 88, esta passando oleo diesel para o carter, por onde pode estar acontecendo este vasamento. obrigado

  62. oi boa tarde tenho 59 anos tenho um certo conhecimento com mecanica,gostaria de saber onde encontro um curso de bombita pois admiro esse trabalho ,,poi queria ser um tecno em bomba ingetor . obrigado gilmar

  63. Estou c/ problema em uma bomba injetora do motor perkins 4 cl as vezes corta o combustível não esta puxando ar esta c/ filtros novos tanque limpo mangueira de estrada nova

  64. sou mecanico e quero mi espeçializar na area de bomba ijetora como que eu faço na minha regiao osenai nao ofereçi curso si tiver alguem que ja fez o curso e quera vender uma copia de dvd ou apostilha eu compro ok.

  65. Minha kombi diesel chegava a 5000 rpm . Mexi na tampa da bomba pra ver se tinha borra e agora ta com rotação maxima de 2500rpm . Como faço pra resolver isso?

  66. Boa informação, tenho uma preocupação, tenho carro Nissan X trailer 2010 diesel manual, o carro está soluçar e agora perdeu força não está desenvolver. Acendeu o piloto de check enginer. Deve ter problema na alimentação de combustível tem sugestão para esse caso?

  67. Boa noite! Para tirar a bomba injetora da mb 180 precisa tirar a bomba de vácuo primeiro? A engrenagem da corrente de comando é segura pela bomba ou a bomba é independente, quero tirar a bomba mas tenho medo de na hora que eu tirar a engrenagem ficar solta e a corrente de comando sair do ponto. Alguém pode me dar uma luz?

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