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Especial: 30 Anos de informação e seriedade

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Durante três décadas, a Revista O Mecânico levou para o profissional da manutenção independente o melhor conteúdo técnico do setor automotivo

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Do norte ao sul do Brasil, quem batalha dentro das oficinas independentes convive com diversos problemas que, a esta altura, não deveriam mais ser comuns à profissão. O mais importante deles é a falta de formação, atualização e capacitação técnica. E todos nós sabemos que informação é a base da profissão de reparador automotivo. Por isso, há trinta anos, a Revista O Mecânico faz de tudo para ajudar você, amigo mecânico, a encontrar as melhores soluções no dia a dia da sua oficina.

A Revista surgiu em 1984, quando o mercado começava a esboçar o cenário que ele sustentaria até o final dos anos 90. Desde o início, trouxemos as matérias técnicas para manter o mecânico independente atualizado com o que havia de mais moderno no mercado nacional automotivo.

Você se lembra de como a tecnologia mudou de lá pra cá? Naquela época, itens como airbag e ABS eram artigos de luxo destinados a grandes carros no exterior. Hoje, a presença de ambos em qualquer veículo leve brasileiro virou lei. Assim como atualmente também é “lei” que o mecânico saiba tudo de computador e internet. Não dá mais para tocar uma oficina sem estar conectado à rede ou não saber operar um scanner automotivo.

É inegável que existe um “antes e depois” no setor da reparação independente: a injeção eletrônica, popularizada no final da década de 90. Foi um marco que colocou os mecânicos na parede: quem não aprendesse a mexer com esse sistema, sofreria a seleção natural do mercado. Esse mesmo fenômeno começa a acontecer na mecânica diesel através dos motores eletrônicos. Com as normas Euro 5/Proconve P7 valendo desde 2012, a tecnologia embarcada nos caminhões vem aumentando drasticamente e o profissional que pretende permanecer no mercado de manutenção de pesados não pode perder o bonde da história.

Se as novidades vão se acumulando uma sobre a outra com os caminhões e ônibus, imagine nos veículos leves! Por exemplo, o câmbio automatizado, que ainda era uma novidade fresquinha na época de nossa edição de 25 Anos em 2009, hoje já está presente em dezenas de milhares de unidades nas ruas. E foi aqui, na Revista O Mecânico, em julho de 2014, que você viu pela primeira vez a desmontagem do sistema Free Choice e as possibilidades de reparo.

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Em 2014, mostramos em primeira mão o reparo do sistema Free Choice do câmbio automatizado Dualogic

Por falar em tecnologia, é curioso notar que nascemos juntamente com o Fiat Uno, a estrela de nossa edição nº1 – que resistiu até seus últimos dias, no final de 2013, chamado apenas de Mille. Foi por pouco que o valente carrinho não chegou até aqui conosco. E o modelo sucessor que herdou seu nome agora é o primeiro carro fabricado no Brasil com sistema Start/Stop. Sinal de novos tempos na indústria, que se vê obrigada a atender um consumidor cada vez mais exigente.

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Em 1984, nossa 1ª edição desvendava os mistérios do carburador de motores a álcool

 

O profissional da reparação, claro, tem que se manter a par de cada mudança. Só que hoje existem mais de 400 modelos de veículos à venda, de 50 marcas diferentes, todos com suas necessidades especiais de reparo: dá para guardar tanta informação?! O trabalho é duro, ainda mais se considerarmos que a frota circulante já ultrapassa os 40 milhões de unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – e a manutenção de pelo menos 80% destes veículos está nas mãos do mecânico independente.

Por isso, no que é conferido a nós, estamos prontos para abastecer você, leitor, com informação técnica de qualidade. E o reconhecimento que temos recebido dos profissionais do setor é gratificante. “Eu conheci a Revista O Mecânico em uma das feiras Automec, imagino que tenha sido há uns dez anos. Gosto muito do conteúdo, é informativo, contém dicas que equivalem a anos de experiência, além de ser didática”, conta o mecânico José Tenório da Silva Junior, proprietário da JR Mecânica Automotiva em São Paulo/SP, que existe há 20 anos.

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Frota circulante de carros, caminhões e ônibus já ultrapassa os 40 milhões de unidades no Brasil

 

José Tenório conta que, na época da fundação da oficina, a necessidade de atualização constante era mínima e o acesso à informação estava praticamente restrito às redes concessionárias. “Hoje, com a evolução dos carros e da tecnologia embarcada, a atualização constante é mais que necessário, é obrigação. No entanto, nós, reparadores, não temos condições para fazer cursos todos os meses. Mas, com a ajuda da Revista O Mecânico, essa atualização se torna possível”, ressalta Tenório. “Isso faz grande diferença nesse mercado que cresce a olhos vistos e que está cada vez mais concorrido. Portanto, como eu não desejo ficar de fora, deixo a Revista na minha oficina em lugar comum, uma pequena copa onde fazemos as nossas refeições diárias e todos têm acesso”, complementa.

Disseminando a informação

Através das diversas ações além da Revista, criamos nossa plataforma de comunicação para disseminar a informação que vem diretamente do fabricante da peça para o reparador.

EXPOMECÂNICO

Em suas três edições, o evento levou milhares de mecânicos, balconistas e familiares dos profissionais ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo/SP. A EXPOMECÂNICO reuniu todos os elos da cadeia automotiva dentro de um novo conceito, um formato diferenciado, mas com o mesmo foco da Revista: a atualização e a capacitação profissional. Tudo isso num clima bem descontraído, no qual os participantes puderam levar as suas famílias para se divertir a aproveitar as diversas atrações oferecidas no evento.

 

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A EXPOMECÂNICO contou com a parceria de várias empresas envolvidas em todos os segmentos da indústria automotiva, incluindo montadoras, fabricantes de autopeças e de equipamentos, e petroleiras. As associações do setor também marcaram presença, sempre com o intuito de estar mais perto do seu público e disseminar suas informações e dicas. O que não faltou no evento foram atrações para todos os gostos: teve exposição de autopeças e produtos, palestras técnicas, demonstrações de sistemas e equipamentos, distribuição de brindes. Ao final de cada dia, o Concurso Cultural presenteou o mais criativo mecânico com uma moto ou um carro 0 km.

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Mas a parte que elevou a adrenalina de mecânicos e balconistas para as alturas foi o “Rolê na Pista”. Quem participou das palestras teve a chance de conhecer o circuito curva por curva. “É uma emoção que todos querem ter, de andar na pista e sentir aquilo que nós vemos na TV. É uma coisa que vai ficar na minha história e vou contar pros meus filhos que vão crescer, pros meus netos, bisnetos e tataranetos”, declarou o reparador automotivo Marcelo Tita da Silva, que saiu da cidade de Ourolândia/BA exclusivamente para participar do evento em 2012.

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ATUALIZAR O MECÂNICO

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Projeto que acontece dentro do estande da Revista nas principais feiras do setor da reparação nacional, o Atualizar O Mecânico tem a missão de disseminar informações técnicas e outras dicas para o dia a dia dos profissionais da reparação, com o objetivo de elevar a satisfação do cliente nos serviços prestados na oficina. As palestras são gratuitas e todos os mecânicos que participam recebem um certificado e ganham uma assinatura anual da Revista. Dezessete empresas e entidades já participaram do Atualizar desde 2008. Os conteúdos abordados variaram desde injeção eletrônica até gestão de oficinas.

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Desde 2008, a ação já fidelizou e criou um público próprio, que procura diretamente o estande da Revista atrás das palestras. Entre os mais assíduos participantes do Projeto está o mecânico Sineo Schütz, de Campo Grande/MS. Durante a Autopar 2014, ele disse que já acumula “uns sete ou oito” certificados de quatro diferentes edições do Atualizar. A próxima edição acontece dentro da próxima Automec Leves, em abril de 2015. Fique ligado!

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O MECÂNICONLINE NO YOUTUBE

Desde 2013, todo o conteúdo dos programas técnicos da série O Mecâniconline pode ser acessado através do YouTube. O consagrado programa técnico da Revista O Mecânico virou referência de mercado, abordando todos os temas relacionados à reparação automotiva. A série apresenta procedimentos do tipo passo a passo que trazem dicas para diagnóstico e manutenção, tanto preventiva como corretiva, dos mais diversos sistemas, abrangendo mecânica, eletrônica embarcada, novas tecnologias, lançamentos, além de dicas sobre gestão e qualificação, sempre com foco na atualização e capacitação dos profissionais da reparação automotiva em veículos leves e pesados.

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MANUAL TÉCNICO

O Manual Técnico O Mecânico foi idealizado e produzido para proporcionar ao profissional da reparação uma maneira fácil, simples e barata de se atualizar, com o intuito de oferecer a excelência em prestação de serviços para os seus clientes, gerando a satisfação e fidelização de sua clientela. Nossa equipe desvendou todos os mistérios que envolvem a mecânica dos modelos Peugeot 307 (1.6 manual e 2.0 manual e automático) e 207 (XR/XRS 1.4 manual), três das versões mais populares dos veículos da marca francesa no Brasil.

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O Manual foi elaborado a partir das experiências adquiridas pela Revista, incluindo vídeos em DVDs e um livro de apoio que trazem em detalhes todos os procedimentos necessários para efetuar a manutenção preventiva e corretiva dos veículos, passando por todos os sistemas e componentes, incluindo tabelas de especificações e torques, esquemas elétricos e dicas técnicas.

FANPAGE NO FACEBOOK

Em menos de três anos, a página da Revista O Mecânico no Facebook ultrapassou as 310 mil curtidas. A rede social se mostrou mais um importante canal de comunicação de divulgação de informação técnica para o reparador automotivo.

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TABLET E SMARTPHONES

Todo o conteúdo publicado na Revista está disponível para tablets e smartphones na íntegra. O acesso pode ser feito via App Store ou Google Play, no caso do sistema Android, buscando na lista de apps o link “Revista O Mecânico”.

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NOVO VISUAL DO PORTAL

Assim como os principais automóveis do mercado sempre atualizam seu design depois de lançados, fizemos o mesmo com o nosso Portal: um “facelift” que manteve a essência e facilitou o acesso às informações que disponibilizamos no site.

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NOVO VISUAL DA REVISTA

Nos últimos cinco anos, a cara da Revista mudou para melhor. Nosso projeto gráfico ficou mais leve, facilitando a leitura, e mais bonito. Em janeiro de 2014, veio a mudança mais radical: nosso logotipo na capa passou a ser posicionado na horizontal, marcando o início da comemoração pelos 30 anos de fundação.

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PARABÉNS!

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E daqui a cinco anos?

Muita coisa mudou desde a nossa última edição especial, que comemorou os 25 Anos da revista. Para Antônio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional e do Sindirepa-SP, a frota circulante cresceu e está mais diversificada, além de recursos tecnológicos estarem cada vez mais presentes nos veículos. “Isso exige capacitação técnica constante dos profissionais da reparação. Também é preciso investir em equipamentos. A gestão da oficina está mais complexa. Tudo isso modificou a forma de administrar e atender o cliente que está cada vez mais exigente”, conta. O reparador precisa estar atento a todas as mudanças para poder adaptar o seu negócio a este novo mercado em transformação.”

O diretor do SENAI-Ipiranga, Fábio Rocha, relata que estudos apontam que os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) dominarão o mercado automotivo nos próximos 5 anos. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking global de vendas e deve manter essa posição até 2020. “O mercado nacional tem ainda grande potencial de crescimento. Do ponto da tecnologia, além da evolução e integração entre os sistemas eletrônicos e sistemas de comunicação que já entram em escala comercial, temos acompanhado um número cada vez maior de veículos em lançamento que utilizam meios alternativos de energia, incluindo veículos elétricos e híbridos, que aos poucos começam a ganhar as ruas e diversificar o perfil da frota. O reparador precisa ficar atento a esses cenários para ‘correr na frente’ e não perder as oportunidades que virão”.

Para o varejo de autopeças, Francisco de la Tôrre, presidente do Sincopeças, projeta que as mudanças trazidas pela introdução de novas marcas e pelo aumento da frota continuem a movimentar o mercado independente, o que é muito bom. “Por outro lado, o profissional precisa estar apto para acompanhar todas as evoluções e enfrentar a concorrência acirrada. Quem estiver preparado vai conseguir aproveitar as oportunidades que o mercado oferece”, complementa Francisco.

O representante das oficinas de retíficas de motor, José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem, reforça a importância do treinamento da equipe e do investimento em equipamentos. “Falando especificamente de retíficas de motores, o mercado será cada vez mais concorrido e também técnico. O retificador precisará investir constantemente para poder ser competitivo”, aponta Laguna.

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