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Raio X – Volkswagen move up! TSI

Desempenho a serviço da eficiência

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Motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta surpreende pela força e economia; manutenção básica é simples, mas há pouco espaço para reparos mais complexos no motor e câmbio

 

Texto: Fernando Lalli
Colaboração técnica: Fernando Naccari
Fotos: Alexandre Villela e Isabelly Otaviano

 

Difícil não se empolgar ao volante do Volkswagen up! TSI. Com peso de carro 1.0 (951 kg na versão move up!) e força de motor 1.6 (potência de 101/105 cv e torque de 16,8 kgfm), sua capacidade de aceleração é um convite a desafiar o bom senso. Entretanto, este carro não foi concebido para se tornar um esportivo puro-sangue, mas, sim, para ser (ainda mais) ágil no trânsito e muito econômico.

 

Para se ter uma ideia de como o motor trabalha sem esforço, nas mãos da Revista O Mecânico, o up! TSI atingiu consumo médio de 15 km/l utilizando etanol. Considerando o tanque de combustível de 50 litros, o modelo pode ultrapassar tranquilamente os 700 km de autonomia, considerando uma rodagem que combine cidade e estrada.

 

Quando se olha os números de desempenho divulgados pela fábrica, a surpresa é um pouco menor: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e velocidade máxima de 184 km/h. Mas não é exagero dizer que nenhum outro carro fabricado no Brasil anda tão rápido gastando tão pouco combustível.

 

Esse equilíbrio entre desempenho e economia escancara o quanto o up! está tecnologicamente à frente de todos os seus concorrentes diretos no mercado. Para quem torce para o mercado brasileiro evoluir o mais rápido possível, é uma pena que este modelo ainda não tenha decolado nas vendas: aparentemente, o consumidor médio do nosso país ainda prefere comprar carro por metro quadrado… A versão que testamos, Volkswagen move up! TSI, com o pacote de opcionais, custa R$ 45.813,00.

 

A versão turbinada do subcompacto da Volkswagen é oferecida como um pacote opcional para as versões move up!, high up!, black/red/white up! e cross up!. Há ainda a versão speed up!, topo de linha com acabamento esportivo, mas a mecânica é exatamente a mesma das demais.

 

Na hora do reparo

Para acomodar o novo motor, foi necessário alongar o up! em 4 cm: o comprimento cresceu de 3,60 m para 3,64 m. Essa mudança não beneficia o trabalho do mecânico debaixo do capô: há pouquíssimo espaço para trabalhar no cofre do motor. A visualização é tão restrita que mal dá para ver o turbo sem procurá-lo atentamente. Porém, itens de manutenção básica como os filtros (óleo, ar e combustível) têm fácil acesso, tal qual a versão aspirada.

 

MOTOR

Três cilindros •• Cilindrada: 999 cm³ •• Quatro válvulas por cilindro, acionadas por balancins roletados •• Duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape •• Tampa do cabeçote integra os eixos de comando •• Virabrequim forjado com 4 contrapesos •• Bloco em alumínio •• Potência máxima: 101 cv (gasolina) ou 105 cv (etanol) a 5 mil rpm •• Torque máximo: 16,8 kgfm (gasolina ou etanol) a 1.500 rpm •• Taxa de compressão de 10,5:1 •• Pistões de alumínio e bielas forjadas •• Diâmetro x Curso: 74,5 mm x 76,4 mm •• Coxim do motor fixado no quadro de suspensão é ligeiramente diferente da versão aspirada •• No período de amaciamento do motor, a Volkswagen recomenda que nos primeiros 1 mil km não seja ultrapassada os 2/3 da rotação máxima (4.600 rpm) nem 3/4 da velocidade máxima do veículo (138 km/h). O cuidado deve prosseguir pelo menos por 500 km além dessa marca.

 

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ALIMENTAÇÃO e IGNIÇÃO

Injeção direta •• Bomba elétrica de combustível •• Pressão máxima de 250 bar •• Injetores de 5 orifícios •• Sensor de etanol posicionado antes da bomba de alta pressão •• Conjunto de corpo de borboleta e acelerador eletrônico (E-GAS) •• Turbocompressor de voluta única (single-scroll) tem rotor com menos de 40 mm de diâmetro •• Válvula wastegate tem comando elétrico •• Intercooler do tipo ar-água integrado ao coletor de admissão •• Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.

 

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ARREFECIMENTO

Triplo circuito de arrefecimento •• Duas válvulas termostáticas separadas para manter temperaturas diferentes no bloco e no cabeçote •• Bloco arrefecido por um circuito de alta temperatura por meio de uma bomba d’água acionada mecanicamente •• Refrigeração do intercooler via radiador auxiliar, que também faz o resfriamento da turbina por meio de uma bomba elétrica, comandada pela ECU, independente do motor.

 

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LUBRIFICAÇÃO

Tipo: SAE 5W-40 Sintético •• Capacidade: 4,0 litros •• Troca de óleo: a cada 6 meses (5 mil km para uso severo, o que ocorrer primeiro) •• Tampa do óleo no cabeçote e da vareta de nível ficam uma ao lado da outra •• Posição do filtro de óleo é idêntica à versão aspirada.

 

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TRANSMISSÃO

Transmissão MQ200 manual de 5 marchas •• Relação do diferencial alongada em 26% (3,625:1) em relação à versão aspirada •• Conexão da homocinética no lado do câmbio parece ser do tipo que não vaza na remoção do semieixo. Isso significa que não seria necessário trocar o óleo do câmbio no caso de uma substituição de embreagem, por exemplo.

 

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SUSPENSÃO

Suspensão dianteira do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito “crossmember”, barra estabilizadora, braços de controle transversais e mangas de eixo em ferro fundido, com as guias do freio dianteiro integradas •• Suspensão traseira interdependente, com perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil •• Aumento de força do motor exigiu mudanças na suspensão, que ganhou amortecedores e molas com mais carga de ação.

 

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FREIOS

Discos ventilados na dianteira •• Freios dianteiros receberam discos maiores: 256 mm de diâmetro contra 236 mm da versão aspirada •• Curiosamente, o sistema a tambor na traseira, teoricamente menos eficiente, se manteve inalterado, com tambores de 200 mm de diâmetro •• Assentamento das pastilhas leva cerca de 300 km •• Servofreio de 9 polegadas •• Gerenciamento por sistema ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem), ESS (Sinal de Frenagem de Emergência), MSR (Controle do Efeito Freio Motor) e GMA (Controle do Momento de Giro) •• Troca do fluido a cada 2 anos.

 

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DIREÇÃO

Sistema de direção com assistência elétrica •• Relação de direção: 15,5:1 •• Coluna de direção ajustável.

 

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CARROCERIA, CLIMATIZAÇÃO e ELÉTRICA

No assoalho, destacam-se os diversos isoladores de temperatura e os extratores aerodinâmicos, que auxiliam o veículo a diminuir a resistência ao ar •• Bateria possui apenas 44 Ah •• Por outro lado, o sistema de climatização carrega mais fluido refrigerante (R134A) do que o normal: 500 g.

 

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PERÍODOS DE INSPEÇÃO E TROCA

Velas de ignição: troca a cada 60 mil km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro •• Elementos de sincronismo (correia dentada, tensionador e correia de acessórios): 120 mil km ou 4 anos e meio, o que ocorrer primeiro. Verificação a cada 10 mil km •• Inspeção das lonas de freio: a cada 20 mil km •• Filtro de cabine: troca a cada 15 mil km.

22 comentários em “Raio X – Volkswagen move up! TSI

  1. Boa noite!
    Meu Up tsi 16/17 faz 17km/ l na gasolina, estou satisfeito, tive um problema de aquecimento levei na autorizada Volkswagen foi substituído o cabeçote, bomba d’água etc.. agora é rodar e avaliar a manutenção realizada na garantia de fábrica.

  2. Eu tenho um up tsi, ele no etanol dentro da cidade estar fazendo a media de 15,00 litro,mas tem que andar aliviado, como ele é tsi, não precisar andar com o pé em baixo, ele anda aliviado, ele é um ótimo carro, a vw pegou no preço,

  3. O eu faz 15 fácil no etanol, tudo é questão de pé e tipo de terreno, Brasilia é tudo mais plano então isso ajuda bastante.

  4. Tenho Cross UP TSI 2015/16 com 53milkm carro excelente não tenho o que reclamar quanto ao consumo no etanol e AC ligado consigo media de 15km/lt com gasolina AC ligado pois nunca desligo nem período noturno, andando em trechos sem engarrafamentos é facilmente possível conseguir fazer a média absurda de até de 21km/lt acreditem!!!! o ponto negativo é o barulho horrível que faz com motor em marcha lenta parecendo engrenagens soltas no cambio.

  5. Tenho um Cross UP 2017. Quando eu comprei eu tinha líquido de bateria de um carro anterior com uma cor diferente da que veio neste carro, agora o líquido terminou, eu posso continuar como o mesmo que usei, ou seria melhor utilizar o que veio de fábrica que não lembro qual cor era?

  6. Só para alimentar a polêmica do consumo, tenho um up tsi que ainda está com 700km, e em trajetos diários entre Jundiaí e São Paulo (ora Bandeirantes, ora Anhanguera) tenho conseguido, no etanol, médias de absurdos 14 a 16km/l, variando conforme temperatura ambiente e trânsito, sempre numa tocada leve entre 100 e 110km/h, sozinho e sem ac. Então sim, o carro é absurdamente eficiente.

  7. Tenho um Up tsi 2016/17 e ando aproveitando a potência, sembgrandes preocupações com economia e, acreditem, 15,2/15,4 pol litro de gasolina ????????????

  8. ola companheiro td bem?
    eu tenho um ja consequi fazer 14,7 no etanol dentro da cidade. isso vai conforme a pessoa anda, se sabem bem aproveitar a retas e em fim se a pessoa faz um boa conducao economica.nao e defendendo ninguem,

  9. Concordo com amigo Marcelo. Tenho um e não faz 15km/l com etanol na cidade mesmo. De fato deve ter algo de errado.

  10. Carro muito bom de economia, o meu é TSI (com 20 reais, 5 litros de gasolina rodei cerca de 80 km, cidade e estrada), só deixa a deseja na aparência.

  11. Tenho um UP TSI 16/16, com 20k km, sempre gasolina, média geral do carro 18.7km/l. Maior parte do tempo carro é guiado a 100km/h, estrada sem engarrafamento.

  12. meu up tsi 2016 esta com 52.000 km rodado . Sempre abasteco na gasolina com media estrada/cidade 16km por litro ar sempre ligado.Muito bom carro

  13. Amigão faz até mais se vc quer saber, o meu faz 17 no etanol / estrada, tudo depende do modo de dirigir, média de 100/120 km por hora!

  14. Shirlei, o sistema ABS (Anti-lock Breaking System) faz o gerenciamento da pressão dos elementos de atrito, sejam discos e pastilhas ou tambores e lonas, evitando que as rodas travem. Para mais detalhes sobre o que é esse sistema, uma das nossas matérias que você pode consultar é esta: https://omecanico.com.br/manutencao-do-abs-do-palio
    Um abraço.

  15. Marcelo, em nosso teste, o veículo estava abastecido com etanol e rodou 380 km, entre cidade e estrada (percurso misto), com 25 litros de combustível, perfazendo média de 15 km/l. Um abraço.

  16. Com etanol 15 km/l?
    Já tive esse carro, ele não faz isso nem a pau! Mesmo só na estrada! É 12 e alguma coisa e olhe lá.
    Tem coisa errada aí.

  17. Porque a VW constroem um carro usando o sistema de freio a disco nos dias de hoje, sabe-se que o sistema ABS é mais seguro?

  18. Muito bem colocado, comentário correto técnico sem que cause dificuldade de entendimento. Parabéns pela reportagem clara, direta e didática.

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