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Ignição: Clima frio pode afetar veículos flex

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Especialista explica dificuldade para ligar carros flex no inverno: pode ser falta de manutenção preventiva

 

Mesmo com sistemas projetados para evitar problemas na partida a frio, há casos de veículos flex com dificuldades para ligar nos dias mais rigorosos do inverno quando abastecidos com etanol. Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, explica que a falha geralmente ocorre pela falta de manutenção do reservatório para gasolina. Porém, velas e cabos de ignição desgastados também contribuem para o mau desempenho do motor durante o inverno, principalmente após longo período desligado.

 

“A vela de ignição trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. Com o uso, sofre um desgaste natural, que nem sempre é percebido pelo motorista. Por isso, a NGK recomenda a sua inspeção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, informa Hiromori. O especialista ressalta que outros indícios de problemas na vela são aumento no consumo de combustível, falhas de funcionamento e elevação dos níveis de emissões de poluentes. Os cabos de ignição igualmente necessitam de checagem periódica, que deve ser feita junto com as velas.

 

Além da atenção com estes componentes, os proprietários de veículos que utilizam reservatório para gasolina (tanquinho) devem mantê-los abastecidos com gasolina nova e de boa qualidade. A recomendação é que o combustível seja trocado a cada 90 dias. É preciso que o sistema de partida a frio esteja operando corretamente e sem vazamentos. O estado da bateria também pode prejudicar o funcionamento do carro em dias frios e merece atenção.

 

Outra dica do técnico de Assistência Técnica da NGK para veículos flex: quando houver a mudança de combustível no tanque, o proprietário deve circular de 10 a 15 quilômetros com o veículo antes de deixá-lo com o motor desligado por um longo período. O especialista explica que a ação é necessária para que o gerenciamento eletrônico do motor reconheça o combustível no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento, inclusive durante a partida a frio.

 

Em casos de falha ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação de Hiromori é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.

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